quarta-feira, 28 de julho de 2010

Districar passa a importar 3ª marca de automóveis ao mercado brasileiro

A Districar Importadora e Distribuidora de Veículos, empresa do Grupo Tricos SGPS S.A., holding criada em 1996, em Portugal, e com as representações oficiais da montadora sulcoreana SsangYong (2001) e da chinesa Chana (2007), anunciou esta semana que conquistou o direito de importar os veículos de passeio da Faw Haima Automobile Company Limited para os mercados brasileiro, português, angolano e moçambicano, países em que o grupo tem atuação. Jovem montadora chinesa, Haima foi fundada em 1988 com a denominação Hainan Motor Stamping Factory. Cinco anos depois, como Hainan Mazda Motor Company Limited, a montadora iniciou acordo de cooperação técnico-comercial com a japonesa Mazda, cuja parceria se estendeu até 2006. À Haima foi fundamental absorver a tecnologia Mazda. À montadora japonesa a possibilidade de entrar no mercado chinês. Em 2004, a montadora chinesa passou a atuar com a denominação Faw Haima Automobile Company Limited. À época, sua capacidade produtiva era de 150 mil unidades por ano. Nos últimos 22 anos, a Haima construiu dois complexos industriais, o primeiro em Haikou, na Província de Hainan, com três fábricas e capacidade produtiva de 300 mil unidades/ano, e o segundo na cidade de Zhengzhou, na região central da China, onde são montados os microônibus e os minicarros e com capacidade para 200 mil unidades/ano. No Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, de 27 de outubro a 7 de novembro, no Pavilhão de Exposições Anhembi, a Districar vai mostrar quatro modelos Haima, a começar pelo Haima 2 (M2), um hatchback compacto, que possui versões com motores de 1.3 litro e 1.5 litro, mas ambas com transmissão automática de 5 marchas. Outro modelo a ser exibido na mostra será o Haima 3, nas versões sedã e hatchback, com motores de 1.6 e 1.8 litro à gasolina, e transmissão automática de 5 marchas. Suas dimensões são de 4.466 x 1.730 x 1.474 mm (comprimento x largura x altura). Na sequência, outro sedã, o Family, com dimensões de 4.466 x 1.695 mm, com motorização de 1.6 litro a gasolina e transmissões mecânica ou automática. E, finalmente, o Sport Utility Vehicle de médio porte S7, o primeiro veículo da Haima da categoria com motorização de 2.0 litros a gasolina. “Todos os modelos virão para o Brasil bem completos, com ar condicionado, direção, ABS, airbag duplo, travamento central, rádio AM/FM, CD Player, entrada para MP3, entre outros itens de conforto e de segurança”, argumenta Mohsin Ibraimo, diretor executivo da Districar, para quem o ponto forte da marca Haima é a parceria histórica com a montadora japonesa Mazda. Na avaliação de Ibraimo, “o fato de a Haima já ter produzido e vendido mais de 500 mil unidades do modelo Family na China, tornando-se um dos três carros mais comercializados naquele país, credencia a montadora a almejar novos mercados”. A Districar ainda não concluiu estudos em relação a preços a serem praticados no mercado brasileiro, mas – de acordo com Ibraimo – o compacto de entrada, o Haima 2, com motor 1.3 litro, com todos os itens de conforto e de segurança, pode ter preço inicial ao consumidor de R$ 29 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário