segunda-feira, 19 de julho de 2010

General Motors comemora dez anos de sua fábrica em Gravataí-RS

A General Motors do Brasil comemora oficialmente, nesta terça-feira (20/07/2010), os primeiros dez anos de sua fábrica em Gravataí (RS), com resultados bastante expressivos. Desde sua implantação, a unidade já foi responsável pela produção total de 1.463.646 veículos. Diante disso, a significativa marca de 1,5 milhão deverá ser atingida já no próximo mês de setembro de 2010 pela unidade gaúcha, que hoje produz os modelos hatchback Celta e o sedã Prisma, em um ritmo médio de 880 veículos/dia, em dois turnos de trabalho. Inaugurada em 20 de julho de 2000, com investimento de US$ 600 milhões, a fábrica gaúcha da GM foi a primeira da empresa a se instalar fora do estado de São Paulo, no chamado projeto Blue Macaw (Arara Azul), que deu início a uma descentralização industrial da empresa no Brasil. Oito anos mais tarde, em 20 de maio de 2008, a unidade atingiu a produção do milionésimo veículo, um Chevrolet Prisma, versão Maxx, na cor vermelha, ano-modelo 2008/2009. A fábrica integra o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG), que abriga a unidade fabril, seu complexo administrativo e mais 17 sistemistas, em uma área total de 360 hectares. “O aniversário de uma década da fábrica gaúcha da General Motors se dá em um momento muito importante para a economia brasileira e para a nossa companhia. O Brasil cresce de forma sustentável, dando suporte ao nosso plano de investimentos e renovação da linha Chevrolet. O mercado brasileiro é o terceiro maior para a GM no mundo, apenas atrás dos Estados Unidos e China. Nesse contexto, o Rio Grande do Sul é, definitivamente, um referencial estratégico de nossas operações”, destaca Jaime Ardila, presidente da GM América do Sul. Segundo ele, “vivemos uma década vitoriosa e partimos para desafios ainda maiores. Nossa estratégia é concentrarmos investimentos em tecnologia, novos produtos e modernização. Temos convicção no grande potencial de crescimento do mercado brasileiro de veículos, que registra sucessivos recordes de vendas nestes últimos anos”. Ampliação e modernização As comemorações dos dez anos da unidade tiveram início em junho último, quando a empresa deu a largada para o segundo ciclo de expansão da fábrica. Entre 2005 e 2006, processo semelhante foi desenvolvido para a produção do sedã Prisma, lançado em outubro de 2006, e aumento de produção de 120 mil para 230 mil veículos/ano. Com previsão de término para o primeiro semestre de 2011, a ampliação permitirá o aumento de 65% da atual capacidade instalada da unidade, elevando-a de 230 mil para 380 mil veículos por ano, três vezes maior que a inicial. Primeira unidade da GM fora de São Paulo, a fábrica gaúcha será a responsável por 50% da produção de veículos da companhia no Brasil até 2012. O projeto contempla investimentos da ordem de R$ 2 bilhões, sendo R$ 1,4 bilhão na adequação e na modernização da linha de montagem da unidade gaúcha para a produção de dois novos modelos integrantes da família de veículos Onix, destinados ao mercado brasileiro e eventualmente à exportação. Também está vinculado ao projeto o valor de R$ 600 milhões em investimentos em outras operações da GM no Brasil, em São Caetano do Sul, nos centros de design e engenharia – incluindo laboratórios e o campo de provas – no trabalho de desenvolvimento dos novos modelos a serem produzidos em Gravataí, programados para chegar ao mercado a partir de 2012. Em relação à infraestrutura, a expansão ampliará em 74 mil metros quadrados os atuais 216 mil metros quadrados de área útil. O aumento de cerca de 35% totalizará uma área útil de 290 mil metros quadrados - o equivalente a 70 campos de futebol. GM de Gravataí, uma referência tecnológica mundial “Chegamos a Gravataí há uma década convictos do potencial da cidade e do estado do Rio Grande do Sul. Passado este período importante, os resultados só comprovam que optamos pela escolha certa. Basta lembrarmos que com o segundo ciclo de expansão da fábrica gaúcha, a unidade de Gravataí será responsável por nada menos que 50% de toda a produção nacional da General Motors”, acrescenta José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil. Ele acentua, ainda, que “o sucesso da fábrica de Gravataí nesse período se dá muito em virtude das condições favoráveis de investimentos que o próprio Rio Grande do Sul nos oferta. Temos aqui no estado um processo de desburocratização que tem estimulado a atuação empresarial como um todo e propiciado novos investimentos de uma forma geral”. Walter Othero, diretor geral do Complexo da GM em Gravataí, lembra ainda o fato de que a “a unidade da GM em Gravataí é uma referência mundial. Trata-se de uma das fábricas mais modernas e produtivas da companhia no mundo, com elevado nível de tecnologia empregada. O projeto de ampliação leva consigo o conceito de se construir ‘uma fábrica dentro de uma fábrica’, o que nos permite fazer alterações estruturais na unidade sem cessar a produção de veículos”. Othero acrescenta que o aniversário de dez anos ocorre simultaneamente “ao início de nossa segunda ampliação, que nos permitirá o aumento em 65% da capacidade instalada da unidade, elevando-a de 230 mil para 380 mil veículos por ano. Trata-se de um número três vezes maior que a capacidade inicial instalada, em 2000, que era de 120 mil veículos/ano. Em alguns pontos, nossa automação será de 90%, o que vai trazer ainda mais segurança ergométrica para os trabalhadores”. Foco no social O desenvolvimento da unidade de Gravataí, ao longo da última década, é caracterizado também pelo fortalecimento da relação da empresa com a comunidade gaúcha. Atuação responsável com ênfase em projetos sociais, respeito às pessoas, iniciativas de cunho ambiental e de valorização dos seus colaboradores, são algumas ações bem sucedidas que a fábrica, uma das mais modernas e produtivas da companhia no mundo, celebra neste período. A relação da GM com o Rio Grande do Sul tem na campanha “Gaúcho, Conte Comigo” um de seus pilares mais sólidos e bem sucedidos. Lançada em 2006, a ação prevê o apoio a projetos sociais, culturais e a iniciativas socioresponsáveis. Um dos exemplos é a adesão da empresa à Campanha do Agasalho do Governo do Estado. Neste ano, até o momento, já foram arrecadados 480 quilos de doações, entre roupas e calçados. As ações são operacionalizadas por meio do Instituto General Motors (IGM), braço da companhia na área social, criado em 1993. Em outubro de 2009, por exemplo, a GM doou ao município de Gravataí uma creche – Escola de Educação Infantil Barro Vermelho –, sendo responsável pela construção do prédio, além de garantir o fornecimento de equipamentos, móveis, utensílios, livros , brinquedos e outros itens para o funcionamento da instituição. Hoje ela atende a mais de 70 crianças. Em outra iniciativa – realizada desde 2006 -, a creche Lâmpada Mágica recebe sistematicamente doações oriundas da campanha "Seja 10 Contra o Desperdício", ação promovida no restaurante do CIAGcom objetivo de conscientizar os empregados sobre o não-desperdício de alimentos. A creche é responsável pelo atendimento de mais de 60 crianças. A solidariedade também se faz presente na campanha Árvores da Solidariedade, a qual mobiliza os colaboradores da fábrica para sugerirem as instituições que necessitem de doações. Somente em 2009, mais de 600 crianças de onze instituições de Gravataí e região foram beneficiadas com brinquedos e materiais de higiene. No quesito qualificação profissional, destaque para o Projeto Foco – Formação com Competência - que, desde 2006, capacitou mais de 2,3 mil alunos por meio de cursos profissionalizantes oferecidos em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS); e para o projeto Empresários do Futuro – ‘Fábrica de Cabides’, que orienta jovens com idades entre 14 e 17 anos da rede pública de ensino a administrarem um negócio, a produzir e a vender um produto, no caso, cabides de alumínio. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Junior Achievement, já qualificou mais 80 alunos. No esporte, a GM patrocina o Cerâmica Atlético Clube, de Gravataí, desde o início de 2010, um caminho encontrado para prestigiar a comunidade local. O empenho da empresa em Gravataí é reconhecido. Ao longo destes dez anos, receberam o título de cidadão gravataiense, concedido pelo Poder Público Municipal, o vice-presidente da GM do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto; o jornalista Marco Antônio Kraemer e, recentemente, o diretor geral de Pessoal e Relações do Trabalho, Edson Vaz.

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