Economizar combustível não é bom apenas para o bolso, mas também para o meio ambiente. A MANN+HUMMEL, líder mundial na fabricação de filtros automotivos e detentora da marca MANN-FILTER, recomenda ao consumidor a verificação dos filtros do ar, óleo e combustível tanto para garantir o consumo ideal do veículo quanto para evitar o desgaste prematuro de peças.
“A manutenção rigorosa do sistema de lubrificação e, principalmente, do sistema de filtragem do ar proporciona maior durabilidade da vida do motor, evitando desgaste excessivo nas partes móveis, aumentando o desempenho e reduzindo o consumo de combustível”, afirma André Gonçalves, engenheiro responsável pela assistência técnica para o mercado de reposição da MANN+HUMMEL.
O filtro do ar tem como função separar e eliminar as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão. Quando não é substituído no período adequado, o filtro se satura e começa a apresentar entupimentos. Com isso, o propulsor tem que fazer mais força para puxar o ar, aumentando o consumo de combustível em até 20% e permitindo a entrada de impurezas que atingem de forma agressiva o motor, o anel de vedação e o pistão.
Filtro do combustível
O filtro do combustível também é fundamental para o consumo adequado do veículo. Quando em más condições, o equipamento permite a entrada de partículas impuras no motor e no sistema de injeção eletrônica, o que pode ocasionar o entupimento dos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. Além disso, filtros de combustível entupidos fazem com que o motor comece a puxar mais ar que combustível, ocasionando perda de potência. Assim, o motorista é obrigado a acelerar mais, aumentando o consumo de combustível.
A qualidade do combustível também é fundamental. “Abastecer o veículo em postos confiáveis, com combustível de procedência, é outro cuidado importante. Combustível de baixa qualidade ou adulterado ataca diretamente o meio filtrante do filtro de combustível e, consequentemente, os sistemas de injeção e alimentação do carro”, alerta Gonçalves.
Também responsável por impedir a entrada de impurezas no propulsor, o filtro do óleo deve ser substituído a cada troca do óleo lubrificante. O óleo sujo utilizado além da quilometragem especificada pelo fabricante causa borra no motor e pode até fundi-lo. Além disso, a não-troca do filtro reduz a durabilidade do óleo novo no propulsor em até 30%.
“A MANN-FILTER recomenda aos proprietários dos veículos a manutenção preventiva para evitar o desgaste precoce dos filtros automotivos e de outras peças. Além disso, orienta para que o consumidor respeite os prazos de trocas dos filtros do ar, óleo e combustível indicados pelas montadoras”, avalia Gonçalves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário