Maior destaque da Iveco em seu criativo estande, o Ecostralis vem chamando a atenção do público do 63º IAA - Salão Internacional do Transporte, em Hannover, Alemanha. O novo caminhão europeu pesado da Iveco está em destaque na área exclusiva da marca italiana, que tem inspiração nos desenhos de Leonardo da Vinci. Embalada pelo recente êxito mundial do Ecodaily, a Iveco inova mais uma vez ao apresentar ao mundo o Ecostralis, que, assim como os últimos produtos projetados pela empresa, é um veículo econômico e altamente ecológico.
Com o novo pesado, a Iveco irá satisfazer o mercado de transporte de cargas europeu e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto que tal atividade tem sobre o meio ambiente. Nos últimos anos, o transporte sustentável se tornou uma das grandes prioridades da Iveco e, ao investir pesado em inovações tecnológicas, a empresa conseguiu dar origem a um veículo que reúne alta tecnologia, grande produtividade, eficiência nos motores, consumido reduzido e respeito à natureza.
O Ecostralis ganhou diversas melhorias no motor, na aerodinâmica e no sistema elétrico e, hoje, torna-se um grande candidato a ser o produto mais eficiente e ambientalmente sustentável de sua categoria.
Tecnologia de vanguarda e conforto para o motorista
Com o Ecostralis, a Iveco mais uma vez oferece ao motorista um conjunto de produtos e serviços projetados para melhorar o conforto, a segurança, o consumo e o rendimento do transporte. Como?
§ proporcionando um ambiente de trabalho cômodo e produtivo;
§ colocando à disposição do cliente sistemas de segurança mais sofisticados, que reduzem consideravelmente o risco de danos às pessoas e ao veículo;
§ organizando atividades de formação para ajudar os motoristas a ter uma condução mais econômica e segura;
§ simplificando o trabalho das transportadoras com ferramentas telemáticas inovadoras, que permitem medir a distância percorrida por cada veículo, para detectar o consumo excessivo e otimizar os deslocamentos reduzindo ao máximo os imprevistos e os tempos de espera.
Ecostralis: a fórmula perfeita que une economia a ecologia
Para a Iveco, alcançar a sustentabilidade é mais do que um objetivo: é uma prática empresarial, um modo de pensar que influi todas as escolhas diárias da empresa.
A Iveco faz deste preceito parte de sua cultura e assume com os seus clientes o compromisso de fazer produtos sustentáveis capazes de:
§ garantir a máxima produtividade e o menor custo de operação;
§ reduzir ao máximo o impacto sobre o ambiente em que vivemos e trabalhamos.
O Ecostralis leva estes valores ao segmento dos veículos comercias pesados e os aplica às operações de transporte de média e longa distâncias.
Ao lado do cliente durante toda a vida do veículo
O Ecostralis nasce baseado nos valores que a Iveco defende quando se relaciona com seus clientes: a eficiência e o espírito de equipe. Trata-se de um veículo projetado para garantir a máxima eficiência e o mínimo de gastos para o transportador. E, enquanto o veículo estiver operando, a missão da Iveco é “formar uma equipe” com o cliente. Veja como:
§ no momento da venda, ajudando-o a identificar a melhor combinação entre a configuração do veículo e o trabalho ao qual ele será destinado, e oferecendo soluções no financiamento para cada necessidade empresarial. A Iveco propõe garantias e contratos de manutenção que permitem conservar o caminhão e seu valor monetário por longo tempo, além de grande produtividade e consumo reduzido;
§ no momento de prestar assistência ao cliente, com a competência de suas oficinas e a certeza de serviços disponíveis 24 horas por dia, nos 12 meses do ano, que assegura intervenções imediatas e paradas técnicas extremamente rápidas, além de consumo reduzido e máxima produtividade do transporte.
Características técnicas do produto
Todos os motores do Ecostralis foram aperfeiçoados com o objetivo de minimizar o consumo e as emissões de CO2. O Ecostralis é uma variante específica do Stralis, nas versões AS, AD e AT, dotado de um motor Cursor 10 que vai de 420cv até 460cv. Além disso, às opções de motor atuais se juntará em breve um modelo com motor Cursor 13, equipado com 500cv.
Os motores Ecostralis estão adequados ao padrão europeu EEV, o mais rígido atualmente em vigor no planeta, e apresentam uma configuração que permite otimizar o consumo de acordo com o tipo de transporte a ser feito, sempre emitindo um baixo nível de CO2.
O veículo também tem sistema de freios EBS (Electronic Braking System), que permite modular a eficácia da frenagem com base na massa máxima autorizada e que, graças ao interruptor ECO, é capaz de limitar o fornecimento da potência do motor de acordo com o tamanho da carga que o caminhão transporta. Deste modo, o Ecostralis pode reduzir sua potência e, consequentemente, o consumo na fase de aceleração, sem prejudicar a sua velocidade total.
Na versão com câmbio Eurotronic, um Eco-interruptor regula, de maneira constante e automática, as trocas de marcha. Dessa forma, o sistema economiza energia, dando mais força à eficiência total do veículo.
Os pneus feitos em série, em todas as versões, ostentam as mais inovadoras tecnologias para reduzir a fricção da rodagem. Além disso, os novos pneus 305/70 R22.5 se combinam em uma relação de 1:2.64, otimizando assim a condução e os custos da operação. Com um índice de pressão correto, as rodas ajudam a diminuir os gastos com combustível. Em virtude dessa característica, o Ecostralis vem equipado com o sistema TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), que permite manter sob controle a pressão dos pneus: em caso de perda de pressão, um sinal sonoro e visual avisa o condutor do veículo.
A aerodinâmica do caminhão, particularmente naqueles que pertencem ao segmento dos pesados, tem um notável impacto sobre os níveis de consumo do veículo. E o Ecostralis, como garantia de que terá uma grande eficiência aerodinâmica, está dotado de spoilers, tanto na parte lateral como na frontal.
A eficiência de um veículo, no entanto, não depende apenas de suas características técnicas, mas também – e acima de tudo – de como ele é administrado. Por essa razão, a Iveco oferece a seus clientes a solução telemática “Blue&Me Fleet”, desenvolvida sobre uma plataforma da parceria Fiat-Microsoft e nascida a partir de um trabalho conjunto com a Qualcomm, líder global em soluções para gestão de frotas.
Os serviços telemáticos da Qualcomm, totalmente compatíveis com os instrumentos de bordo baseados na plataforma Blue&Me Fleet, permitem ao transportador obter informações em tempo real de todos os veículos dotados deste dispositivo. O computador de bordo pode dialogar com o sistema CAN bus do veículo para solicitar informações de operação (como consumo de combustível, distância a ser percorrida, velocidade e quilometragem já percorrida) e as vincular à identidade do condutor, o que permite gerar dados precisos sobre o estilo de condução de cada motorista.
A tecnologia do veículo também possibilita que o download dos dados do tacógrafo digital seja feito de longa distância. Assim, o gestor da frota pode identificar-se desde um lugar longínquo e baixar os dados do tacógrafo sem precisar estar em contato físico com o caminhão. Utilizando uma rede móvel, o dispositivo Blue&Me Fleet transmite tais dados à Qualcomm, e o operador, usando qualquer navegador de internet, pode ter acesso às informações por meio do portal FleetVisor.
Para simplificar a oferta da Blue&Me Fleet, a Iveco oferece a seus clientes europeus os seguintes pacotes de serviço:
§ Básico: inclui o sistema de downloads das informações do motorista e do tacógrafo que podem ser feitos à longa distância e a conexão com o sistema ANS (Assistance Non Stop). Assim, o serviço de assistência ao cliente da Iveco pode intervir rapidamente em uma eventual parada técnica e, por meio do sistema, ter acesso à posição geográfica e ao tipo de problema pelo qual o caminhão está passando;
§ Intermediário: abrange todas as características do pacote básico e, também, o chamado “telematic track and trace” (um mapa com o trajeto percorrido pelo caminhão). Além disso, tal opção oferece o monitoramento da quantidade de horas em que o veículo está operando na estrada.
§ Avançado: além de todas as vantagens apresentadas pelos pacotes Básico e Intermediário, vem com um monitor sensível ao toque que permite a comunicação direta entre o motorista e os escritórios da transportadora. E também apresenta a tecnologia “ring fencing” – sistema que detecta qualquer mudança de rota não-planejada feita pelo condutor.
Assistência técnica
No que se refere à assistência técnica do veículo, o Ecostralis se encontra sempre em contato com os profissionais da Iveco responsáveis pelos serviços de manutenção e conserto. Graças ao sistema Blue&Me Fleet do Ecostralis, o serviço telefônico Assistance Non-Stop – presente em todos os países europeus e capaz de ativar o centro de assistência técnica da Iveco mais próximo – é ainda mais simples e rápido. E não é necessário realizar nenhuma ligação, pois os dados chegam diretamente à central de operações da Iveco junto com a posição GPS do veículo, permitindo que a oficina mecânica que esteja localizada mais próxima do lugar do incidente possa intervir com extrema eficácia.
Ainda no âmbito do Pós-Venda, a Iveco desenvolveu uma ferramenta específica para os clientes que trabalham com transporte internacional de cargas. Trata-se de uma rede especializada que irá abranger 400 oficinas na Europa, situadas em posições estratégicas em relação às grandes vias de comunicação.
A “Iveco Truck Service Station” é o ápice de um serviço que o Pós-Venda da Iveco empregou todas as suas forças para desenvolver: da formação ao desenvolvimento da rede e dos instrumentos de diagnóstico até o telesserviço. A rede Iveco, além disso, pode obter todas as informações do Ecostralis (começando pelo consumo) com base nas centrais de gestão dos sistemas do veículo. Todas as informações são transmitidas via GPRS e é possível ter acesso a ela por meio de qualquer navegador de internet. Isso permite receber e elaborar informações particulares de cada veículo ou de toda a frota.
O Blue&Me Fleet também pode ser integrado a um navegador com satélite de última geração. O instrumento, situado no painel de comandos do veículo, com tela tátil de 5,8”, dispõe dos mapas de todos os países da Europa.
Segurança
O Ecostralis oferece a máxima segurança ao motorista, adotando alguns dos sistemas eletrônicos mais avançados do mercado:
EBS (Electronic Braking System)
O EBS é um dispositivo eletrônico aplicado no sistema de freios do cavalo-mecânico e do semirreboque que integra também as funções ABS (Antilock Braking System), ASR (Acceleration Slip Regulation) e EBL (Electronic Brake Limiter).
O sistema combina a ação do freio-motor à do Intarder e os ativa automaticamente com o objetivo de aumentar a eficácia e minimizar o desgaste dos freios de serviço. Os veículos com este sistema estão equipados com freios a disco em todos os eixos.
ESP (Electronic Stability Program)
O sistema ESP atua quando o veículo, afetado pelas condições da estrada, chacoalha de maneira inesperada, regulando a potência do motor e freando cada roda com diferentes intensidades, o que acaba contribuindo para a estabilização do caminhão. Ele estabiliza o veículo tanto em desvios inesperados no trajeto como em curvas perigosas.
Hill Holder
O Hill Holder é um sistema que ajuda o caminhão a superar subidas muito íngremes. Sua função é impedir que o veículo retroceda quando o motorista libera o pedal de frenagem. Graças a esta solução, o veículo consegue arrancar na subida sem oferecer nenhum perigo e os pneus sofrem um menor desgaste.
ACC (Adaptive Cruise Control)
O Adaptive Cruise Control é um sistema inteligente que mantém a velocidade de cruzeiro constante definida pelo motorista, e também é capaz de avaliar uma eventual aproximação excessiva de outros veículos na direção do caminhão. No caso de não existir uma distância segura entre os dois veículos, o sistema aciona automaticamente o freio motor, o Intarder e o freio de serviço.
LDWS (Lane Departure Warning System)
O Lane Departure Warning System emite sinais sonoros quando o caminhão sai da pista que está utilizando na estrada e, assim, evita acidentes que geralmente acontecem por causa de distrações do motorista ou de sono repentino.
Aperfeiçoamento do estilo de condução
A Iveco decidiu estar ao lado de seus clientes de uma maneira global: oferece aos proprietários e aos motoristas do Ecostralis a oportunidade de participar de cursos de condução econômica com o objetivo de melhorar sua produtividade na estrada. Os cursos de condução econômica da Iveco desenvolvem as competências do motorista, aumentam o conhecimento sobre o veículo e trazem informações sobre tecnologia, segurança e economia de combustível.
Desde sempre, a Iveco tem se dedicado a reduzir os custos operacionais do caminhão e diminuir o impacto de tal trabalho sobre o meio ambiente. Agora, com os cursos de condução econômica este ideal estará à disposição dos clientes da marca.
Durante os cursos são transmitidas informações sobre a tecnologia que o veículo leva a bordo e sobre como usá-la da melhor maneira possível. Além disso, a iniciativa aperfeiçoa a habilidade de cada motorista, o que acaba aumentado a segurança do serviço de transporte e diminuindo os gastos do caminhão.
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