Todo mundo já viu aqueles documentários na TV paga sobra a vida selvagem no Serengeti (Parque de preservação de vida selvagem localizado na Tanzania) e os inevitáveis closes em câmera lenta no momento em que uma cheetah (ou guepardo) inicia a corrida para capturar a sua presa. Nesse instante, em décimos de segundos, sua silhueta esguia e elegante se transforma em uma máquina brutal de pura velocidade, chegando aos 100 km/h partindo da imobilidade em tempos que deixariam muitos esportivos para trás.
E é essa tensão que o chefe de designer da Mazda, Ikuo Maeda, quer passar com a nova linguagem visual chamada KODO que tenta denomina a essência do movimento e a tensão e energias acumuladas quando um feixe de bambu e torcido ou uma lâmina de aço é dobrada.
Maiores informações sobre o concept Shinari que antecipa a nova geração do Mazda 6 estão no Blog do Play (veja aqui).
As formas musculosas do sedan lembram os esportivos RX-7 e 8 e a marca não caiu na tentação de chamá-lo de coupé, recurso freqüentemente usado nos departamentos de marketing das fabricantes.
O interior tem a mesma "tensão orgânica" do desenho externo, com destaque para o console central que lembra vagamente uma espinha dorsal flexionando, mas a prioridade é à ergonomia.
Muito legal Play. Valeu a matéria. Blz demais.
ResponderExcluir