sábado, 23 de outubro de 2010

BMW Bi-Moto Eletric Car conversion by VST: Humilhando nas arrancadas

Todos sabem que carros elétricos são limpos, isto é, se forem recarregados de uma fonte de energia elétrica que não utilize combustíveis poluentes como térmicas movidas a derivados de combustíveis fósseis. As desvantagens todos conhecem, baterias pesadas, baixas autonomia e baixa velocidade final. Mas são ótimos para a mobilidade urbana devido à sua alta eficiência em relação aos carros de motores a combustão e alguns são até bem espertos no trânsito urbano devido ao bom torque em baixas rotações. Escrevi baixa? Enquanto um carro com motor a explosão precisa de no mínimo 1000 rpm (caso dos diesel, se for a gasolina ou etanol jogue uns 1000 rpm's a mais) para ter uma porcentagem significativa que varia entre 60 a 90% do torque máximo disponível para acelerar, e acelerar a partir da imobilidade é bem mais difícil e haja embreagem ou conversor de torque para desperdiçar ainda mais energia enquanto o motor a explosão toma fôlego. Quem pilota um moto a dois tempos sabe do que estou escrevendo. Um motor elétrico tem TODO o torque a disposição a 0 rpm. Basta pisar no acelerador e destroçar os pneus caso se queira montar um carro elétrico para arrancada como fez uns croatas.
Por esse motivo pessoal da croata VST Conversions pegou um lendário BMW Série 3 E30 e instalou um motor elétrico com potência de 680 cv e aproximadamente 92 kgm/f e o carro ainda ficou com só 1.150 quilos de peso. E não foi para mostrar ao mundo que pode-se ter um bom desempenho e respeitar o verde, mas sim para participar de provas de arrancadas. O resultado é que a maioria absoluta dos carros com motor a combustão não batem esse BMW elétrico que foi pintado com gráficos que remetem ao BMW Série 1 Active E apresentado no Salão de Detroit (veja aqui mais informações sobre esse conceito no Blog do Play) e sobrou até pra um Tesla que para a decepção de sua motorista viu o pioneiro dos esportivos elétricos perder a majestade para o novo rei das pistas (veja aqui o vídeo do carro enfrentando o Tesla, e aqui fazendo horrores na prova de arrancada). Apesar desse mundo estar cada vez mais chato e certinho, nós ainda queremos nos divertir e esse BMW dá uma amostra disso.
Desempenho: O 0-100 km/h é feito em impressionantes 3,5 segundos, o quarto de milha em 12,1 segundos e a velocidade máxima fica em torno de 280 km/h.
A autonomia aqui é o de menos, mas ajudado pelo baixo peso do carro, os 23 kw de baterias garantem 180 km, 20 quilômetros a mais que os pacatos EV's da Renault e da Nissan que já estão sendo produzidos.

2 comentários:

  1. Boa tarde pessoal.É um prazer poder acessar este blog.Sempre que possível,passarei por aqui.No momento estou fazendo pesquisas sobre veículos elétricos.Devo trabalhar neste ramo em breve,além estar idealizando o projeto de um triciclo artesanal elétrico.Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, agora tenho o Site do Moquenco (www.sitedomoquenco.com.br). Dá uma passada por lá, pois é meu atual endereço.

    ResponderExcluir