Todos sabem que carros elétricos são limpos, isto é, se forem recarregados de uma fonte de energia elétrica que não utilize combustíveis poluentes como térmicas movidas a derivados de combustíveis fósseis. As desvantagens todos conhecem, baterias pesadas, baixas autonomia e baixa velocidade final. Mas são ótimos para a mobilidade urbana devido à sua alta eficiência em relação aos carros de motores a combustão e alguns são até bem espertos no trânsito urbano devido ao bom torque em baixas rotações. Escrevi baixa? Enquanto um carro com motor a explosão precisa de no mínimo 1000 rpm (caso dos diesel, se for a gasolina ou etanol jogue uns 1000 rpm's a mais) para ter uma porcentagem significativa que varia entre 60 a 90% do torque máximo disponível para acelerar, e acelerar a partir da imobilidade é bem mais difícil e haja embreagem ou conversor de torque para desperdiçar ainda mais energia enquanto o motor a explosão toma fôlego. Quem pilota um moto a dois tempos sabe do que estou escrevendo. Um motor elétrico tem TODO o torque a disposição a 0 rpm. Basta pisar no acelerador e destroçar os pneus caso se queira montar um carro elétrico para arrancada como fez uns croatas.
Por esse motivo pessoal da croata VST Conversions pegou um lendário BMW Série 3 E30 e instalou um motor elétrico com potência de 680 cv e aproximadamente 92 kgm/f e o carro ainda ficou com só 1.150 quilos de peso. E não foi para mostrar ao mundo que pode-se ter um bom desempenho e respeitar o verde, mas sim para participar de provas de arrancadas. O resultado é que a maioria absoluta dos carros com motor a combustão não batem esse BMW elétrico que foi pintado com gráficos que remetem ao BMW Série 1 Active E apresentado no Salão de Detroit (veja aqui mais informações sobre esse conceito no Blog do Play) e sobrou até pra um Tesla que para a decepção de sua motorista viu o pioneiro dos esportivos elétricos perder a majestade para o novo rei das pistas (veja aqui o vídeo do carro enfrentando o Tesla, e aqui fazendo horrores na prova de arrancada). Apesar desse mundo estar cada vez mais chato e certinho, nós ainda queremos nos divertir e esse BMW dá uma amostra disso.
A autonomia aqui é o de menos, mas ajudado pelo baixo peso do carro, os 23 kw de baterias garantem 180 km, 20 quilômetros a mais que os pacatos EV's da Renault e da Nissan que já estão sendo produzidos.
Boa tarde pessoal.É um prazer poder acessar este blog.Sempre que possível,passarei por aqui.No momento estou fazendo pesquisas sobre veículos elétricos.Devo trabalhar neste ramo em breve,além estar idealizando o projeto de um triciclo artesanal elétrico.Abraço a todos.
ResponderExcluirCaro amigo, agora tenho o Site do Moquenco (www.sitedomoquenco.com.br). Dá uma passada por lá, pois é meu atual endereço.
ResponderExcluir