O Fiat Concept Car III (FCC III), batizado de Fiat Mio, é o terceiro carro conceito desenvolvido totalmente no Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli (Betim/MG), e único em todo o mundo desenvolvido a partir de sugestões de internautas de diversos cantos do planeta. Este é o verdadeiro carro mundial, que atende aos anseios do consumidor em geral. Desenvolvido em uma plataforma aberta, que utiliza licenças Creative Commons, o projeto é mais flexível quanto aos direitos autorais. Este carro conceito é um estudo livre das necessidades e ideias de todos os participantes do projeto, que vão desde o cidadão comum até os amantes incondicionais dos automóveis. O Fiat Mio mantém a tradição da Fiat em apresentar soluções inovadoras em carros conceitos criadas pelas suas equipes de engenharia e design na América Latina, como os antecessores FCC I e FCC II, apresentados nas edições 2006 e 2008 do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o maior da América Latina. A concepção de um carro junto aos internautas foi uma quebra de paradigmas. Principalmente para uma indústria como a automotiva, onde o segredo pode significar muitos pontos percentuais de market share. Foi a primeira vez que um fabricante global deixou seu processo de desenvolvimento tão transparente. O desenvolvimento do projeto também exigiu total modificação dos parâmetros internos da empresa. O processo colaborativo instaurado virtualmente pediu a interatividade entre vários setores da companhia. E provocou uma revolução nos sistemas internos da fabricante, já que muitos setores, rotineiramente, não trabalham com tanta proximidade ao consumidor final. Pesquisa e inteligência, Centro de Estilo, engenharia, marketing, comunicação, treinamento, recursos humanos e produto foram alguns deles. Foi uma experiência totalmente nova, foi “reaprender a fazer um automóvel”. Após a compilação dos dados obtidos virtualmente, começou a ser definido o que os consumidores imaginaram como o carro ideal. Ele deveria ser um veículo urbano, compacto e econômico. Em termos de sustentabilidade, ele deveria usar energia limpa e materiais ecológicos. Em se tratando de informação, ele deveria ter, no mínimo, integração com celular, media player, GPS e outros gadgets via um sistema operacional próprio. Para complementar, tela de controle touch screen, head-up display (HUD) e autodiagnóstico. A diversidade de idéias e sugestões obrigou a Fiat a trabalhar em duas frentes diferentes no desenvolvimento do design do FCC III. Elas foram denominadas Precision e Sense, exatamente para poderem dar um direcionamento e retratar a dualidade das sugestões. A Precision foi orientada para linhas mais exatas, realçando o caráter futurista do automóvel. Essa corrente tinha configuração e design mais próximos do entendimento do consumidor. Em contrapartida, a linha de pensamento Sense observou linhas mais orgânicas, baseadas na natureza, com design mais livre e ousado. Analisadas ambas as proposições, a direção sinalizada pelos internautas levou à escolha da linha Precision, que predomina no carro conceito presente no Salão. Mas como as duas linhas foram muito bem aceitas, o conceito Sense não foi inteiramente descartado. Tanto que algumas das suas soluções foram transferidas para a versão Precision. A vertente Precision caracteriza externamente o modelo por um design clean, funcional, quase minimalista, onde o destaque fica por conta da grande área envidraçada, com excelente visibilidade e vidros inteligentes que controlem a incidência de luz. O dinamismo da linha de cintura colabora para alongar seu perfil, e a parte traseira acentua sua impressão de robustez. Na parte frontal, as laterais e os faróis formam um conjunto que cria uma imagem de força. A customização engloba também modularidade, o que possibilita alterar as configurações do carro. O FCC III, o Fiat Mio, tem as rodas cobertas por grandes calotas, numa clara evidência da busca pela melhoria aerodinâmica. Lanterna e faróis foram posicionados de forma a simplificar suas formas sem, no entanto, comprometer a beleza das suas linhas. Seu interior também observa uma nova experiência de design. Inspirado em um lounge, ele tem ambiente arquitetônico e inovador. Interfaces e gadgets estão ergonomicamente dispostos e acessíveis. Os bancos foram inspirados em sofás e o volante ganhou novo formato e novas funções, passando a ser uma central de comandos. A arquitetura do seu interior obedeceu a conceitos que proporcionam maior espaço e comodidade para até dois usuários. Tudo foi projetado para um mundo onde o motorista pode ser simplesmente um passageiro e ter o veículo controlado por vias inteligentes. As dimensões do Fiat Mio são: 1.560 mm de largura, 1.530 mm de altura e comprimento de 2.500 mm. Mas a porta voltada para colaboração dos internautas pernace aberta. O portal www.fiatmio.cc continuará a receber idéias e a mostrar soluções para o futuro do meio automotivo. Consumidores, formadores de opinião, especialistas, acadêmicos, qualquer pessoa em qualquer parte do mundo podem contribuir. Novo Uno Sporting A Fiat está lançando nesta edição do Salão do Automóvel uma nova versão do bem-sucedido Uno, modelo que chegou ao mercado em maio deste ano e revolucionou a indústria automobilística. O Uno Sporting chega para contribuir ainda mais com a imagem do produto: forte e decisiva como veículo customizável, econômico, confiável, durável e de ótimo desempenho. O novo Uno Sporting não se trata de um modelo personalizado, mas sim de uma nova versão, que foi concebida em detalhes para atender aos anseios do consumidor. O Uno Sporting, que tem sob o seu capô o novo motor Fire 1.4 Evo, associa esportividade e jovialidade, trazendo novos conteúdos ao modelo e exclusividade ao seu usuário. Seu aspecto exterior foi fortemente espelhado nos modelos esportivos de alto desempenho, tanto em cores quanto em itens de personalização e de eficiência de utilização. Faz parte da sua personalidade faróis com máscara negra, anéis estéticos da grade anterior em vermelho e spoiler para o para-choque dianteiro. As faixas laterais remetem à esportividade, jovialidade, desempenho, assim como as minissaias laterais. A ponteira do escapamento é dupla como convém a um esportivo, e as lanternas traseiras têm acabamento fumê. A exemplo do para-choque dianteiro, o traseiro também traz um apêndice aerodinâmico. Sobre a tampa do porta-malas foi incorporado um aerofólio com acabamento na cor preta.
Ainda na parte decorativa e de funcionalidades, as bordas das caixas de rodas e o revestimento das colunas das portas, também receberam tratamento em preto. O modelo recebeu também sigla de modelo e da versão exclusivas. Para completar, as rodas de liga leve com aro de 15 polegadas conferem um ar de esportividade ao carro. Internamente ele se distingue pelo painel com revestimento exclusivo, assim como a adoção de detalhes com cores que identificam a versão. O quadro de instrumentos também tem características próprias para a versão Sporting, trazendo instrumentos com nova serigrafia na cor laranja e display com iluminação na cor vermelha. Também possui de série computador de bordo e volante em couro. Já os bancos receberam tecido exclusivo com costuras estilizadas mais bolsa porta revistas e bordado “Sporting”. O Novo Uno Sporting chega com um sistema de lavagem inteligente do vidro traseiro, ou seja, funciona automaticamente com o acionamento dos jatos dos esguichos. Quando o mecanismo de limpeza do vidro dianteiro está funcionando o traseiro, automaticamente, também é acionado se a marcha à ré for engatada. A sua suspensão também foi ajustada para atender às solicitações da nova versão. Comparada com a que equipa as demais versões do Novo Uno, ela foi projetada e calibrada para permitir melhor dirigibilidade, além de transmitir maior sensação de esportividade e segurança. A nova suspensão é cerca de 20 mm mais baixa em relação às versões Vivace e Attractive, e suas molas ficaram mais rígidas. São helicoidais e foram projetadas com a técnica “side-load” para otimizar o funcionamento da suspensão. Reduzem as forças radiais na haste do amortecedor e os atritos internos, o que acarreta melhor absorção da aspereza do solo. Os amortecedores também receberam características especificas para as novas exigências de desempenho. A barra estabilizadora dianteira tem maior diâmetro, e o eixo traseiro tem maior rigidez torcional. As rodas de liga leve, com aro de 15 polegadas de diâmetro, estão calçadas com pneus na medida 185/60 R15. Estas soluções foram idealizadas para que as suspensões do Uno Sporting tivessem menor tempo de resposta e menor inclinação da carroceria nas curvas. Também proporcionam maior progressividade e linearidade de respostas em manobras realizadas no limite de aderência. Seu comportamento dinâmico é exemplar, com comportamento neutro em qualquer situação, além de proporcionar um bom nível de conforto ― principalmente se tratando de uma versão com apelo esportivo. O conforto também está garantido pela adoção de coxins hidráulicos passivos para a sustentação do motor. A idéia básica do componente é usar borracha altamente elástica para um bom comportamento acústico, e se servir do componente hidráulico para gerar o efeito de amortecimento nas freqüências de trabalho do motor. Isso resulta na obtenção de alta rigidez nas baixas freqüências e baixa rigidez em médias e altas freqüências. Estes são requisitos que não podem ser encontrados simultaneamente em coxins convencionais. Além dos elementos diferenciados e exclusivos, a versão Sporting chega bem equipada de série oferecendo, além dos itens citados acima, direção hidráulica, faróis de neblina, trava e vidros dianteiros elétricos, entre outros. Em termos de segurança o Novo Uno Sporting pode vir, opcionalmente, com o HSD (High Safety Drive ― airbag duplo + freios com sistema ABS), mais itens de conforto e entretenimento como ar condicionado e rádio CD MP3 Connect com viva-voz Bluetooth + USB. O Novo Uno Sporting também oferece ao consumidor a opção de uma personalização exclusiva. De fábrica existem dois Kits para esta versão. O Sport que traz adesivos para os para-lamas e tampa traseira mais badge para coluna C. Enquanto o Kit Exclusive é composto de volante em couro exclusivo com detalhes laranja, tecidos para os bancos também com detalhes laranja e pinturas internas na cor cinza, além do tapete em carpete exclusivo. Se o cliente preferir ele tem a opção de personalizar o seu Uno Sporting na concessionária. Lá ele encontra capas de espelhos retrovisores, capa das maçanetas externas das portas, pomo do câmbio, acabamento do freio de mão, moldura do painel de instrumentos, faixas decorativas e pedaleiras esportivas. Também na lista de acessórios, itens como alarme, parafuso antifurto das rodas e protetor de cárter. Disponível em oito diferentes cores, a versão Sporting do novo Uno conta com três alternativas exclusivas de pintura: Amarelo Indianápolis, Vermelho Modena e a nova Laranja Nemo, todas cores sólidas. As demais já são tradicionais da marca, a sólida Branco Banchisa mais as quatro metálicas: Prata Bari, Cinza Cromo, Cinza Scandium e Preto Vesúvio. Uno Cabrio: liberdade a seu alcance O modelo conversível, ainda que somente para estudos, é o primeiro que experimenta a carroceria duas portas do novo Uno, que em breve estará à disposição do mercado. Esta flexibilidade em termos de concepção aponta para as inúmeras possibilidades que um projeto avançado, como o do Novo Uno, pode permitir. Com a retirada do teto, e consequentemente de parte da rigidez da carroceria, o protótipo teve que receber reforços em varias partes da sua estrutura. Foi um minucioso trabalho desenvolvido pela engenharia da Fiat Automóveis, no sentido de evitar movimentos torcionais da carroceria causando desconforto e insegurança.
Seguindo a proposta estética definida pelo projeto, o Uno Cabrio recebeu para-choques com novo design, que proporcionaram uma aparência mais esportiva. O dianteiro ficou caracterizado por grandes tomadas de ar e a presença de um pronunciado spoiler. Todo esse cuidado com a mudança estética sugere que o carro tenha motor potente, que ofereça alto desempenho. Mas, ao mesmo tempo, que continue com a irreverência do jogo dos quadrados que caracterizam o Novo Uno. As lanternas traseiras e os brake lights ― posicionado na parte posterior dos apoios de cabeça ― são iluminados por LEDs, complementando o visual do carro. Inspirado no conceito vintage, o interior do Uno Cabrio recebeu uma série de componentes específicos, como tela do alto-falante, comandos do clima, saídas de ar, pedaleiras e um extintor de incêndio cromado. Também alusivos aos modelos clássicos de corrida, o volante é de três raios, o pomo do câmbio traz haste metálica e os bancos têm formato concha com cinto de segurança de quatro pontos, que sustentam melhor o corpo dos ocupantes nas situações de condução esportiva. Ainda internamente, a moldura do painel e o console central foram adaptados para incorporar novos instrumentos de medição: um leitor de pressão do turbo, posicionado junto ao quadro de instrumentos, e dois relógios para marcação da pressão do óleo e do combustível, localizados no console central. Todos receberam novas grafias. Transitando entre o desejo contemporâneo e o conceito vintage, a solução do interno com sofisticados e pontuais elementos em alumínio e acabamentos elegantes como os novos revestimentos em couro especial bicolor com pespontos e aplicação em matelassê deram ao modelo a união de esportividade, velocidade e sofisticação. O motor escolhido para impulsionar o conversível é o mesmo do Punto T-Jet, o Turbo 1.4, 16V, de 152 cv de potência, que é capaz de levá-lo a uma velocidade máxima próxima dos 200 km/h. Para compatibilizar a nova a aparência com o grande desempenho, o modelo recebeu rodas com aro de 17 polegadas e pneus de perfil 40. As suspensões idealizadas para o Uno Cabrio são condizentes com a esportividade sugerida pelo potente motor e pelo o conjunto de rodas e pneus de carro de altas prestações. Um convite à diversão. Uno Ecology: sustentabilidade é a palavra de ordem Simultaneamente ao lançamento do Novo Uno, a Fiat Automóveis apresentou o Uno Ecology. Um modelo de estudo que mostra a preocupação da marca com tecnologias sustentáveis e que poderão estar nos modelos de série. O Uno Ecology também tem a incumbência de nunca parar de ser evoluído, será um laboratório permanentemente a serviço das soluções sustentáveis. Sua primeira versão, que inova em uma série de itens. Vamos começar pelo motor 1.0, um protótipo desenvolvido pela FPT – Powertrain Technologies, calibrado para consumir somente Etanol (E100), ou seja, álcool puro, sem misturas. Isso foi feito buscando o máximo de desempenho do ponto de vista da eficiência energética do etanol. Ele traz a vantagem de proporcionar menores emissões de CO2, se comparado com um motor que utiliza gasolina. O próximo passo foi o desenvolvimento das peças plásticas utilizando o bagaço de cana de açúcar. O produto é resultante do beneficiamento da cana na produção do etanol e do açúcar, e proporcionou protótipos de peças com peso 8% inferior que as convencionais. Além da recuperação energética plena, quando no final do seu ciclo de vida, os materiais utilizados são renováveis e recicláveis. Os bancos foram moldados em fibra de coco e látex, que são de origem renovável. São permeáveis ao ar, antifungo, recicláveis, biodegradável e de forte cunho social por utilizar o trabalho de cooperativas. Isso evita o uso de aproximadamente sete quilos de poliuretano (material proveniente do petróleo) no veículo. O Uno Ecology também tem revestimento dos bancos e tapetes com tecidos feitos a partir de PET reciclado — cerca de 30 garrafas por veículo. Outra novidade introduzida no Uno Ecology foi o Teto Solar Fotovoltaico, esteticamente semelhante ao Sky Dome do Fiat Punto. Possui células fotovoltaicas no painel posterior, que auxilia na carga da bateria. Isso reduz a necessidade de geração de energia por parte do motor e, conseqüentemente, economiza combustível. O teto foi projetado para gerar uma potência elétrica de 35W, considerando uma exposição de oito horas diárias ao sol durante 30 dias. Para que o ar-condicionado seja acionado com menor intensidade ele ganhou película anti infra-vermelho (raios que transmitem calor). Isso pode significar uma economia estimada de até 1% em consumo de combustível. A exemplo dos modelos mais avançados do mundo, ele vem equipado com o sistema start-stop, tecnologia que desliga o motor sempre que o carro estiver imobilizado por qualquer motivo. Basta pisar no pedal da embreagem para que o motor seja novamente acionado. Estudos mostram que a economia de combustível gerada por este procedimento pode chegar até 5% no trânsito urbano. Outro item que resulta em desperdício de combustível são os pneus mal calibrados. O TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) indica ao motorista, por meio de um sinal luminoso, se algum dos pneus está com pressão abaixo da especificada. Pneus mal calibrados significam até 5% a mais no consumo de combustível.
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