A Honeywell Turbo Technologies começou a fornecer para as montadoras europeias turbocompressores roletados (tecnologia Ball Bearing) para automóveis premium movidos a diesel. A tecnologia amplia o desempenho dos motores, reduz o consumo de combustível e proporciona maior conforto e segurança. O turbo Ball Bearing já equipa o motor V6 3.0L a diesel, da Mercedes-Benz, disponível para veículos das Classes C, E, R e S.
"Comparado com o mecanismo de deslizamento do convencional mancal, a tecnologia de rolamento Ball Bearing resulta no aperfeiçoamento do sistema de alimentação e, portanto, melhor eficácia do turbo. O significado desse avanço é dobrado", diz Craig Balis, vice-presidente de Engenharia da Honeywell Turbo Technologies.
A tecnologia do turbo Ball Bearing consiste na utilização de rolamentos em vez do sistema de mancais, o que resulta em uma aceleração de 20% a 70% mais rápida, melhor condição de partida a frio e maior eficiência do combustível em relação ao sistema de mancal convencional. Esse ganho colabora para que as montadoras mundiais atinjam os novos níveis de emissões de poluentes.
A experiência dos engenheiros da Honeywel na fabricação de turbos Ball Bearing para aplicações em veículos de corridas e comerciais leves e pesados foi fundamental para vencer os desafios da adoção dessa tecnologia nos mais modernos automóveis movidos a diesel. Entre esses requisitos estão a de operação com temperatura mais elevada, maior velocidade de rotação e tamanho compacto.
Por trabalhar em regimes de rotação superiores a 200.000 rpm, por exemplo, a carga mecânica sustentada é muito alta. Para garantir a sua durabilidade, a Honeywell dedicou especial atenção à seleção de matérias-primas certas e de design otimizado. Outro aspecto importante para os engenheiros da Honeywell na concepção do Ball Bearing foi o seu reduzido tamanho, em razão do cada vez menor espaço disponível no compartimento do motor.
A especialização e a sofisticação aplicadas ao turbo Honeywell não está apenas na concepção do produto, mas também se estende ao chão de fábrica. A montagem e o balanceamento do mecanismo Ball Bearing tem que ser preciso, com exata medida e nível de tolerância. Isto é possível graças à estreita colaboração entre especialistas de engenharia e de fabricação da Honeywell.
"Como a contínua busca pela, cada vez maior, economia de combustível, o Ball Bearing é uma tecnologia essencial para ajudar as montadoras a desenvolver motores menores, que mantenham o mesmo padrão de desempenho e de conforto ao condutor. Esperamos que essa tecnologia seja adotada, em breve, também em motores menores de 4 cilindros", diz David Paja, vice-presidente de Marketing da Honeywell Turbo Technologies.
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