quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Novo sistema híbrido para veículos comerciais passa a ser objetivo da Allison Transmission

A Allison Transmission, maior fornecedor mundial de transmissões automáticas e de sistemas híbridos de propulsão, está prestes a apresentar ao mercado seu novo sistema híbrido. “Até o presente momento a Allison tem sido responsável pelo fornecimento de uma das soluções híbridas mais econômicas e rentáveis para o mercado de ônibus urbanos”, diz Lawrence E. Dewey, presidente da empresa. “Agora, o foco principal dos nossos esforços serão direcionados para o uso dos sistemas híbridos em caminhões para aplicações como veículos de entregas e coleta de resíduos”. Em agosto de 2009, durante uma visita a Indiana, o presidente Barack Obama anunciou que a Allison Transmission estava sendo agraciada com um aporte de US$ 62,8 milhões do Departamento de Energia do Estados Unidos em investimentos do American Recovery and Reinvestment Act of 2009, para ampliar a sua capacidade de produção de sistemas de propulsão híbridos economicamente viáveis. Na sequência, em dezembro de 2009, foi anunciada a assinatura de um acordo de longo prazo com a Delphi Automotive Sistems. O acordo previa que a Delphi forneceria para a Allison alguns dos principais componentes dos sistemas híbridos e, também, sistemas de armazenamento de energia. O desenrolar de todos esses acontecimentos resultou na construção de uma nova planta dentro da fábrica da Allison no estado de Indiana, Estados Unidos, que foi inaugurada em junho de 2010. Uma vez plenamente operacional, ela terá a capacidade de produzir mais de 20 mil sistemas híbridos anualmente. Este novo sistema híbrido de propulsão desenvolvido pela Allison capta energia cinética da desaceleração ― gerada pela ação dos freios ― do veículo para, posteriormente, reutilizá-la em uma nova aceleração. A energia recuperada também pode ser utilizada para fazer funcionar alguns acessórios do veículo. A economia de combustível resultante desta operação é da ordem de 20% a 30%. Também é importante destacar que um veículo equipado com o sistema híbrido de propulsão Allison se beneficia por não ter interrupção de torque/potência em suas rodas. A Allison tem produzido seus sistemas híbridos para os ônibus urbanos desde 2003. Portanto, os novos veículos comerciais (caminhões) se beneficiarão da experiência da empresa tanto no projeto, quanto na fabricação e na assistência ao usuário final. Atualmente mais de 3.000 ônibus usam os sistemas híbridos da marca em todo o mundo. Esses veículos já acumularam mais de 400 milhões de quilômetros rodados, economizaram 44,5 milhões de litros de diesel e deixaram de emitir mais de 116.000 toneladas métricas de CO2 na atmosfera.

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