sábado, 2 de outubro de 2010

Renault DeZir: Paixão plugada

A Renault apresenta no Salão de Paris, cuja cidade é o símbolo do romantismo, o concept DeZir. No rastro do Audi E-Tron, é um superdesportivo elétrico. Se não ganha na velocidade final que é de 180 km/h devido às limitações dos motores elétricos em altas rotações, o seu torque monstro é transmitido às rodas e catapulta o elétrico aos 100 km/h em 5 segundos.
Dispositivos como o sistema que aproveita a energia das frenagens para armazená-las nas baterias de íons de lítio (com autonomia de 160 km) está presente. A tração é total e os motores são acoplados às rodas por redutores de giros, transmitindo mais força às rodas. O chassi tubular é de aço e o carro pesa no total 830 kg. Curioso é o sistema de aberturas das portas (foto acima) em que a abertura do tipo "tesoura" (lambo door) é invertido entre os lados direito e esquerdo.
Primeiro trabalho do novo designer da casa Laurens van den Acker, o carro procura mostrar o novo rumo que a linguagem visual da empresa, que nunca foi uma maravilha, e associá-la ao vermelho paixão e mostrar que a Renault está mais próxima, calorosa e confiável.
O fato de usar motores elétricos é o compromisso de zero emissões sem comprometer o conforto e o desempenho e que a época de que carros elétricos são caixinhas sem graça e com desing exdrúxulo que só servem para te levar do ponto "A" ao ponto "B" sem nenhum conforto e sem um desempenho razoável acabou.
Os bancos e o console flutuantes formam um casulo e com tecidos diferenciados sendo o do lado do motorista liso e do passageiro com detalhes em baixo relevo.
O perfil baixo e esguio permite um Cx de 0,25 e os faróis e lanternas são em LED's, que iluminam mais e consomem menos energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário