sábado, 6 de novembro de 2010

Gillet Vertigo 5: Esportivo Belga ganha coração novo

A Europa tem tradição em carros artesanais, e cada país tem um que se destaca, como os Wiesmann na Alemanha (veja aqui) e os Morgan (veja aqui) na Inglaterra. E na Bélgica temos a Gillet para honrar o país com um esportivo artesanal mas com desempenho profissional.
O Vertigo 5 que nem parece ter 18 anos ganha nova motorização e está um pouquinho mais de sobrepeso em relação ao modelo que usava motor Alfa Romeo. Agora são 420 cv do V8 Maserati (fornecido pela Ferrari...) contra 350 cv do motor Alfa. A carroceria é feita de materiais leves e resistentes como fibra de carbono e nomex e pesa somente 990 quilos, contra 1.200 a 1.600 quilos comumentemente encontrado em superdesportivos. E mesmo assim porque o chassi foi reforçado pra aguentar a potência do V8, já que com o antigo motor Alfa pesava só 700 kg.
O desenho da carroceria foi aprimorado aerodinamicamente com a experiência de Gillet na Fórmula 1 e em diversas competições. Para quem quiser ter um desses em sua garagem separe pouco mais de 140 mil euros sem impostos. Aqui no Brasil multiplique o preço por 4 e terá uma idéia de quanto irá ficar.
As portas são um misto de asa-de-gaivota com tesoura (lambo door) e o interior é confeccionado artesanalmente recebe acabamento em couro e alcântara costurados à mão. O câmbio é seqüencial de seis marchas com embreagem hidráulica.
A suspensão é duplo wishbone sobreposto e os freios são a disco ventilados nas quatro rodas sendo os dianteiros de 330 mm com pinças de 4 pistões e os traseiros de 300 mm com pinças simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário