
Com a competitividade acirrada no mercado automotivo, as montadoras buscam lançar veículos cada vez mais acessíveis ao consumidor. Com isso, grande parte dos automóveis chegam às concessionárias sem muitos acessórios complementares.
Há algumas décadas o consumidor que adquiria um carro básico era obrigado a equipar seu veículo com acessórios de procedência diversa e até mesmo duvidosa. Com o decorrer do tempo o mercado foi se profissionalizando, as concessionárias começaram a participar desse mercado e posteriormente as próprias montadoras viram no mercado de acessórios uma oportunidade de negócio. Passaram a homologar, ou seja, testar os acessórios na própria fábrica e oferecer, através de suas concessionárias, acessórios homologados para que o consumidor pudesse equipar seu veículo com produtos de qualidade. Com isso, surgiu nas montadoras uma nova visão para o aftermarket.
Com o crescimento desse mercado, há dois anos, a Kostal, fornecedora de sistemas elétricos e componentes elétricos, eletrônicos e mecatrônicos para montadoras começou a investir em pesquisa e desenvolvimento de produtos para o aftermarket. Para isso foram feitos grandes investimentos em engenharia, marketing do canal, sistemas, PCP, logística e crédito. O objetivo inicial da multinacional alemã era desenvolver acessórios automotivos, de forma que o consumidor pudesse equipar seu automóvel, desenvolvendo produtos para o consumidor com a mesma qualidade dos fabricados para as montadoras.
O primeiro lançamento da marca foi a linha S-Lock, uma linha composta de três alarmes de última geração que chegou às lojas de acessórios há cerca de um mês, até o final do ano mais dois novos produtos serão lançados.
Mas a empresa fez investimentos também na área de P&A , uma forma de oferecer às montadoras produtos para suas redes, ou seja, acessórios dedicados e homologados de fábrica. “Hoje nós temos condições de desenvolver os mais diversos produtos para o P&A das montadoras e com a mesma tecnologia que os originais de fábrica. Nossos produtos são ideais para os automóveis das mais diversas marcas porque são dedicados e homologados”, afirma Mario Pavese, gerente de vendas do aftermark.
A Kostal Já atua no mercado produtos homologados, o P&A, tendo lançado há três meses o Element K, um sistema de alarme dedicado e homologado para veículos da Volkswagen. Esse produto é comercializado em toda rede de concessionárias da marca e para o consumidor tem a vantagem de ser integrado aos módulos originais do veículo sendo muito simples sua instalação.
O bom relacionamento da Kostal com a maioria das montadoras e o fornecimento para as mesmas, faz dela uma excelente parceira para o desenvolvimento de novos produtos dedicados e homologados.
Kostal é uma das maiores fornecedoras de sistemas elétricos e componentes elétricos, eletrônicos e mecatrônicos para as montadoras. Detentora de cerca de 30% do mercado nacional. E viu no mercado de acessórios uma excelente oportunidade de negócio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário