terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Chevrolet apresenta o novo Sonic nos Estados Unidos

DETROIT – A Chevrolet apresentou o novo Sonic 2012 no North American International Auto Show. O design jovial e agressivo é acompanhado de um desempenho turbinado e rodagem e manuseio ágeis, tudo isso combinado para oferecer um carro pequeno e prazeroso de dirigir. O Sonic está disponível em dois tipos de carroceria: um sedã de quatro portas cheio de estilo e um hatch cinco portas esportivo. Os dois são líderes na sua categoria em relação a espaço para passageiros nos assentos traseiros e espaço de porta-malas. Uma variedade de funções de conectividade melhora a experiência de condução. “O novo Chevrolet Sonic mistura a praticidade de um carro pequeno com a paixão por dirigir, o que torna os carros da Chevrolet, como o Corvette, famosos", disse Chriss Perry, vice-presidente de marketing da Chevrolet. “É uma combinação de ótimo design, experiência de condução divertida e as mais novas tecnologias de conectividade que cria um sério competidor com um espírito divertido.” A produção do Sonic começa no final de 2011 no Centro de Montagem da General Motors em Orion, no estado de Michigan, que recebeu investimentos de US$ 545 milhões de dólares em atualizações e aquisição de novas ferramentas e irá ajudar a restituir aproximadamente 1.000 empregos na área metropolitana de Detroit. “A Chevrolet é a única companhia fabricando um carro de pequeno porte nos Estados Unidos,” disse Perry. “Acreditamos que o Sonic irá trazer substância para o segmento com desempenho, valor e estilo progressivos que irão mudar as percepções do que um carro de pequeno porte pode ser nos EUA.” Destaques do Sonic incluem: Eficiente motor Ecotec 1.4 l turbo com potência estimada em 138 cv. É o mesmo motor usado no Chevrolet Cruze em um pacote menor e mais leve para uma melhor percepção de desempenho Motor padrão Ecotec 1.8 l em conjunto com uma transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis O motor Ecotec 1.4 l turbo está disponível com transmissão manual de seis marchas Condução e amortecimento ajustados pelos engenheiros do Corvette; direção eletrônica de série e controle de estabilidade eletrônica com sensor de capotagem StabiliTrak Versão sedã oferece a melhor capacidade de porta-malas do segmento, que é maior do que na maioria dos carros compactos; os modelos hatchback e sedã oferecem mais espaço para os passageiros nos assentos traseiros do que o Ford Fiesta. Com assentos traseiros que dobram e ficam praticamente planos, o Sonic hatchback tem mais capacidade de carga do que o rival. Conectividade inclui o sistema OnStar com seis meses de navegação turn-by-turn. Funções disponíveis incluem rádio por satélite XM, funcionalidade USB e Bluetooth e o aplicativo móvel MyChevrolet com o sistema de conectividade de veículo OnStar MyLink. Partida remota, aquecimento dos bancos dianteiros e teto solar, itens muito raros para o segmento. Características de segurança abrangentes incluem 10 airbags de série, distribuição eletrônica da força de frenagem, assistência de frenagem e sistema OnStar com resposta automática a acidentes. Design exterior progressivo A partir de todos os ângulos os modelos Sonic sedã e cinco portas demonstram força, estabilidade e requinte. Uma imagem larga e de estabilidade, com proporções de rodas nos cantos, remetem a desempenho. Linhas inclinadas e progressivas sugerem movimento mesmo com o carro parado. Detalhes agressivos, incluindo abas de para-lamas e faróis redondos inspirados em motocicletas, estão mesclados com detalhes globais de design – uma grade de dois elementos e lanternas traseiras redondas – para um design instantaneamente reconhecido como um Chevrolet. As bordas do capô formam uma linha de personalidade acima dos faróis, que flui em um perfil lateral liso caracterizado por linhas laterais ininterruptas, uma alta linha de cintura e uma linha do teto baixa. Os espelhos laterais carregam o mesmo formato do carro e parecem desaparecer no perfil. O modelo sedã e o modelo cinco portas são diferentes. O modelo cinco portas carrega um formato apertado de duas caixas com linhas agressivas, enquanto o perfil "notchback" do sedã possui uma presença mais madura e luxuosa. À primeira vista, o carro se parece na verdade com um hatch de três portas devido às maçanetas das portas traseiras estarem discretamente posicionadas na área da coluna "C". A traseira do cinco portas continua com detalhes não convencionais, incluindo lanternas expostas inspiradas em motocicletas. Detalhes que reforçam a qualidade e atenção aos detalhes do Sonic incluem as bordas da grade cromadas e toques de cinza fosco na grade tipo colmeia em todos os modelos, enquanto uma grande variedade de tamanhos de rodas, incluindo rodas de liga de 17 polegadas, reforça a sua personalidade de esportivo. Interior inspirado A cabine do Sonic complementa o exterior inspirado em motocicleta com um painel de instrumentos detalhado com um grande tacômetro analógico redondo posicionado assimetricamente a um grande velocímetro digital de LCD. Outros destaques do interior incluem: A superfície do painel central de instrumentos, disponível em duas cores (titânio escuro e tijolo), flui até a parte superior das portas com acabamentos luxuosos de vidro baixo A alavanca de mudança automática possui um design de "cabeça de naja", enquanto a alavanca manual possui uma alavanca de acabamento cromado Saídas tubulares de climatização dos cantos saem da superfície do painel de instrumentos. O interior inclui compartimentos de armazenamento no console central e nas portas. Os assentos traseiros rebatem até a horizontal para carregar itens maiores. Assentos dianteiros individuais de série com opção de aquecimento de assentos dianteiros. Powertrain baseado no Cruze Os modelos do Chevrolet Sonic possuem motores potentes, compactos e eficientes, incluindo o Ecotec 1.4L turbo e o Ecotec 1.8L – os mesmos motores usados no novo Chevrolet Cruze. Três transmissões estão disponíveis: uma manual de cinco marchas e uma automática de seis marchas com o motor de 1.8L e uma manual de seis marchas com o motor de 1.4L turbo. A potência do motor Ecotec 1.4L turbo é estimada em 138 cv (103 kW) e 148 lb.-pé de torque (200 Nm) entre 1.850 rpm e 4.900 rpm. Um largo alcance de rpm para o máximo de torque – uma característica específica de motores turbinados – ajuda o motor a fornecer uma experiência de manejo e desempenho melhores. Elementos luxuosos de design proporcionam ao motor uma grande suavidade e durabilidade. Características incluem: Chassi oco de ferro fundido de baixa massa Duplo comando de válvulas no cabeçote com comando de válvulas variáveis Comando por correia Comando por alavancas roletadas Jatos de óleo para resfriamento de pistões e refrigerador de óleo integrado Bomba de óleo de fluxo variável Termostato controlado eletronicamente O turbocompressor do motor de 1.4L está integrado ao coletor do escapamento para um peso reduzido e uma maior flexibilidade em veículos menores. Um virabrequim reforçado e bielas mais fortes fornecem mais resistência para suportar a potência e torque pressurizados do motor em uma larga faixa de rpm. O motor naturalmente aspirado Ecotec 1.8L possui muitas das mesmas características do Ecotec 1.4L turbo. É um motor de quatro cilindros compacto e durável projetado para precisar de pouca manutenção, alcançar baixos níveis emissões e alta eficiência de combustível. O seu coletor de admissão variável de dois estágios permite que aproximadamente 90% do pico de torque esteja disponível de 2.400 rpm até 6.500 rpm. Sua potência estimada é de 135 cv (101 kW), com 123 lb.-pé de torque (167 Nm) a 3.800 rpm. Projetado para um comportamento estável e atlético O Sonic traz agilidade e uma sensação de diversão ao conduzir que é rara neste segmento. Engenheiros que também trabalham no Corvette ajustaram a rodagem e amortecimento do Sonic, dando uma sensação mais direta e atlética, equilibrando o veículo para as mais variadas condições de condução na América do Norte. Todos os modelos possuem amortecedores McPherson na suspensão dianteira com molas helicoidais e uma barra estabilizadora e uma suspensão traseira com controle do eixo da viga de torção semi-independente tipo "link" – com uma viga robusta e tubular em forma de "V" – com amortecedores a gás. Os trilhos dianteiros e traseiros são idênticos em 59,4 polegadas (1.509 mm), para uma estabilidade sólida e ótimo balanço. A direção eletrônica é de série e possui um compensador de desgaste que ajusta o sistema de interação continuamente com a engrenagem de direção para assegurar uma ação de direção precisa durante toda a vida do sistema. A estrutura da carroceria do Sonic foi projetada para ser uma das mais resistentes da categoria. Sua rigidez permitiu que os engenheiros pudessem ajustar a rodagem e o amortecimento com mais precisão O berço exclusivo “flat top frame”, por exemplo, assegura a rigidez ideal na parte dianteira do chassi. O eixo traseiro é essencialmente um eixo reto sem contornos por conta de restrições de componentes e redução de ruídos, vibração e aspereza. Uma variedade de tamanhos de rodas está disponível, incluindo rodas de 17 polegadas e pneus esportivos. Freios dianteiros assistidos a disco e freios traseiros a tambor de série, ale´m de um sistema ABS de quatro canai,s também estão disponíveis. O sistema de quatro sensores, um em cada roda, também incorpora a distribuição eletrônica da força de frenagem, que equilibra o desempenho nas frenagens com base em fatores que incluem as condições de rodagem e o peso dos passageiros e/ou da carga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário