No ano em que completa 35 anos de presença em Minas Gerais, a Fiat investe na democratização da cultura e da arte, trazendo para Belo Horizonte a 29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas. Serão cerca de 190 obras de 35 artistas, escolhidas entre os 850 trabalhos que compuseram a 29ª Bienal de São Paulo, realizada no ano passado. Começando pelo Estado que abriga a sede da Fiat no Brasil, a mostra itinerante patrocinada pela empresa percorrerá outras 11 cidades brasileiras, difundindo pelo país a essência da coleção apresentada na 29ª Bienal.
O projeto se soma às demais iniciativas da Fiat em prol da difusão cultural em Minas Gerais, entre as quais se destacam a realização do concurso e mostra Jovens Designers, o ciclo de palestras com escritores Sempre um Papo, apoio à programação da Rede Minas e promoção de visitas de alunos da rede pública de ensino ao centro de arte contemporânea do Instituto Inhotim, em Brumadinho, ações que continuam a ser realizadas em 2011. Outras novidades também estão previstas para este ano, como o projeto Teatro em Movimento e o 1º Festival de Choro de Minas Gerais.
Em Belo Horizonte, a 29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas acontece de 18 de janeiro a 20 de março, no Palácio das Artes e no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. As obras foram selecionadas pelos curadores Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias.
O projeto patrocinado pela Fiat é uma realização da Fundação Clóvis Salgado e Fundação Bienal de São Paulo e tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura, valorizando e contextualizando a arte contemporânea. “Com a iniciativa, Minas Gerais e outros Estados terão a oportunidade de receber uma mostra de nível internacional, com entrada franca, ampliando o alcance da arte para além do eixo Rio-São Paulo”, observa C. Belini, presidente da Fiat.
Em todas as cidades por onde irá passar, a 29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas refletirá os conceitos artísticos expostos no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera. A relação entre arte e política, mote central da 29ª Bienal, também será o fio condutor das mostras itinerantes. “Um determinado grupo de artistas e obras, pela importância que cumprem para o conceito geral da exposição, será mantido em cada cidade, mas haverá modificações específicas devido à peculiaridade dos espaços expositivos”, explica Agnaldo Farias.
Em Minas, o recorte da 29ª Bienal revela-se como um dos mais significativos e valoriza o expressivo número de artistas mineiros presentes na mostra original. É o caso de Cinthia Marcelle, Sara Ramo e Matheus Rocha Pitta. Ao lado deles estarão também obras de Jean-Luc Godard, Cildo Meireles, Carlos Garaicoa, Gil Vicente, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Flávio de Carvalho e outros.
Uma mostra de cinema também integra a programação da 29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas. O Cine Humberto Mauro vai exibir, de 18 de janeiro a 10 de fevereiro, produções variadas como documentários, ficção e filmes nacionais e internacionais. Ao todo, serão exibidas cerca de 30 obras divididas em 10 programas diferentes e que agrupam os filmes de acordo com a sua temática comum. Assinam as produções nomes como Eduardo Feller, Agnès Varda, Paul Chan e o brasileiro Glauber Rocha. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema 30 minutos antes de cada sessão.
A 29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas também será levada a Salvador, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Araraquara, Campinas, São Carlos, Piracicaba, Santos e Ribeirão Preto. Em todos os espaços expositivos, o projeto contará com uma atração inédita: uma visita virtual à exposição original, em formato de vídeo 360 graus. A iniciativa também contempla o treinamento de educadores para trabalhar nas visitas orientadas às exposições.
29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas (Belo Horizonte)
18 de Janeiro a 20 de Março, 2011
Locais: Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Centro de Arte Contemporânea e Fotografia (av. Afonso Pena, 737, Centro, Belo Horizonte)
Horário: terça a sábado: 9h30 às 21h / domingo: 16h às 21h
Informações: www.fcs.mg.gov.br
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário