O Consórcio Iveco, que completou 12 anos de atividades em novembro, registrou um crescimento de 10% em 2010 em comparação ao montante de cotas de consórcio vendidas em 2009. O aquecimento do mercado nacional de veículos comerciais no ano passado, que tornou-se o melhor da história da indústria, influenciou diretamente o aumento da comercialização de consórcios. No volume do acumulado de 2010, o Consórcio Iveco vendeu 1.300 cotas. Só em novembro, a administradora comercilizou cerca de 200 cotas, uma das melhores performances mensais de sua história. Para 2011, a expectativa também é crescer próximo de 10%.
Em seus 12 anos de atividades, a administradora já comercializou mais de 15 mil cotas de consórcio e entregou cerca de 8 mil veículos da marca Iveco.
“O ano de 2010 concretizou um balanço extremamente positivo para o setor de consórcios. O Consórcio Iveco expandiu suas linhas de atuação, melhorou ainda mais a sua já reconhecida excelência no atendimento ao cliente e obteve expressivos resultados nas promoções realizadas”, afirma Adriano Bruni, gerente de Operações do Consórcio Iveco. Bruni analisa que a administradora está acompanhando o crescimento da própria Iveco no mercado de veículos comerciais. O volume de vendas da Iveco em 2010 (15.404 unidades emplacadas) é quase cinco vezes maior do que o registrado em 2006, antes que a empresa iniciasse, em janeiro de 2007, seu programa de crescimento acelerado no País. Desde então, a Iveco lançou seis famílias de produtos, ampliou sua capacidade produtiva e dobrou sua rede de concessionárias no Brasil. A participação de mercado da empresa dobrou no período.
Bruni destaca outros fatores que embasaram o crescimento da venda de cotas da administradora de 10% em 2010. “As condições que oferecemos aos clientes estão cada vez mais diferenciadas e eles têm a vantagem de pagar um custo baixo em nossas cotas e adquirirem os caminhões mais modernos do mercado. Além disso, o mercado de caminhões esteve aquecido e a modalidade consórcio está cada vez mais atrativa”, diz o gerente. “Para 2011, teremos novidades em planos e condições especiais”, completa.
Exatamente igual à Iveco, o Consórcio Iveco também sempre busca inovar o mercado em que atua. As campanhas promocionais lançadas pela administradora registram sucesso de adesões. Em 2007 e 2008, a ação “Programa Campione”, com o novo Stralis, levou aproximadamente 1.000 pessoas para a Itália. Em 2009, foi a vez do lançamento da promoção “Olé Espanha”, que levou cerca de 1.000 consorciados para visitar as cidades de Madri e Barcelona.
A atual promoção, “Europa do seu jeito”, lançada em 2010, levará até março de 2011 o cliente que adquirir uma cota de consórcio do novo pesado Iveco Stralis NR e mais um acompanhante para a Europa, sem sorteio e com a inédita possibilidade de escolher entre quatro destinos: Paris, Roma, Madri ou Lisboa. A expectativa para 2011 está em levar o mesmo número de participantes de 2010, em torno de 1.200 pessoas. “Somando todas as promoções, em um período de apenas quatro anos, levaremos mais de 4.000 pessoas ao Velho Continente. É um presente para nosso cliente que soube escolher o melhor caminhão do mercado de extrapesados”, diz Adriano Bruni.
De acordo com o gerente, “em relação aos concorrentes, os diferencias do Consórcio Iveco são maior economia, lances facilitados e sem juros, sem adesão, sem taxas de expediente ou seguro”. O cliente tem à disposição um portal rápido e de fácil manuseio pelo endereço www.consorcioiveco.com.br. No site faz-se possível visualizar planos à venda, produtos Iveco, a rede de concessionárias da marca, assistir a assembléias ao vivo e consultar seus respectivos resultados, além de ofertas de lance, impressão de boletos, extrato de Imposto de Renda e outras funcionalidades.
Consórcio, custos menores e expansão constante
Segundo os últimos dados divulgados pela Abac – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, no último mês de janeiro, a modalidade consórcio registrou um crescimento de 59%, de janeiro a novembro de 2010, no volume de negócios em todos os segmentos (veículos automotores, imóveis, eletroeletrônicos e serviços).
Também de janeiro a novembro de 2010, o segmento de veículos pesados, englobado pela entidade em caminhões, ônibus, semi-reboques, tratores e implementos, cresceu 11,2% em comparação ao mesmo período de 2009, o que gerou um volume de 42,8 mil novos clientes. Atualmente, participam 167 mil consorciados nesse segmento.
“Sem dúvida, o setor de Transportes vem se profissionalizando cada vez mais nos últimos anos no Brasil. O cliente que se programa melhor foge dos juros e encontra maior sustentação e custos menores para ampliar ou renovar a sua frota. Isso explica o crescimento constante desta modalidade”, conclui Adriano Bruni.
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