Realidade na Europa e nos EUA, a utilização de turbocompressores para motores pequenos de automóveis e utilitários leves deve chegar ao Brasil em curto prazo. O chamado “downsizing”, ou seja, a diminuição dos motores sem perda de potência, com maior economia e, ainda, atendendo as novas normas de emissões de poluentes, só é viável com a utilização de turbocompressores.
O Grupo BorgWarner, fornecedor de turbos para motores a gasolina ou diesel das mais conceituada montadoras mundiais, está preparado para atender os futuros clientes de sua unidade brasileira, por meio de turbocompressores que, após anos de desenvolvimento, representam uma solução para os fabricantes de motores.
Destaque-se que, no país, a planta da empresa em Campinas já produz turbos de carros de passeio que são exportados para a Europa e América Latina. “E nossa fábrica está capacitada para a futura demanda local” – afirma Arnaldo Iezzi Jr., diretor geral da BorgWarner Brasil.
Localmente, a empresa já está trabalhando com algumas montadoras em novos programas e plataformas de motores flex. Previsões de downsizing: motores 1.600 cc turbo substituirão os aspirados de 1.800 a 2.000 cc. Motores de 1.200 a 1.400 cc turbo substituirão os aspirados de 1.600 a 1.800 cc. E, para a faixa de entrada, a previsão é de motores com turbo abaixo de 1.000 cc.
“A utilização de turbos não será limitada a carros dos segmentos de performance ou premium. Deverá, na realidade, abranger uma ampla faixa”, afirma Arnaldo Iezzi Jr., que ainda diz que o mercado brasileiro deverá contar com vários motores 1.400 cc turbo a partir de 2014 e complementa: “Se o Brasil quiser continuar exportando veículos, esta diferença de tecnologia em relação à Europa e Estados Unidos precisa ser reduzida rapidamente”.
Em seu estande na 10ª edição da Automec, a maior feira de autopeças da América Latina (12 a 16 de abril no Anhembi – SP), a BorgWarner estará expondo turbocompressores que ilustram matérias sobre o downsizing. Exemplos: o K03 Twin-Scroll utilizado nos motores 1.600 cc de toda a linha Mini e no Peugeot 3008 (foto); ou o turbo KP39 produzido na Polônia e fornecido à Ford inglesa para os motores a gasolina 1.600 cc de seus modelos Mondeo, Fiesta, Focus-max e C-max.
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