sábado, 23 de abril de 2011

Chevrolet Malibu: Em seis continentes e nos sete mares

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 23/04/2011
A Chevrolet lança no Salão de Shangai, um dos maiores do mundo, a nova geração do Malibu com a pretensão de ser um carro mundial. Tanto que está anunciando que ele será vendido em seis continentes, mas a única dúvida é se vai ter alguma representação comercial da marca no continente antártico. Outro problema é que na década de 80 foram lançados vários carros mundiais, como o Escort da Ford, e o projeto "J" da própria GM, que acabaram se revelando um fracasso. Com as peculiaridades de mercado de cada um, os modelos foram se distanciando um dos outros em mecânica e design e isso quando vendiam. O "J" era o Opel Ascona, o nosso Monza que chegou a ser campeão de vendas aqui até ser desbancado pelo Gol. Nos EUA virou o Cavalier que ganhou desenho próprio mais adequado ao gosto local que é pra lá de brega.
Agora na década de 2010 os grandes fabricantes estão retomando a idéia, enquanto uns preferem dividir o mercado em emergentes e desenvolvido. Para os primeiros carros sem grande eletrônica embarcada e pouca ênfase em segurança. Para os segundos carrocerias cinco estrelas e conectividade que só veremos daqui a 5 ou 10 anos quando começarem a ficar obsoletas.
O Malibu vendido aqui importado é um exemplo disso. Enquanto que em alguns mercados ele atua como carro intermediário, em alguns mercados como aqui no Brasil ele é vendido como carro de alto padrão.
"O actual Malibu ficou conhecido com um modelo por diversas vezes premiado e alterou a concepção que as pessoas tinham da Chevrolet", explicou a vice-presidente para a área de marketing, vendas e pós-venda da GM International Operations, Susan Docherty. "O novo Malibu continua a proporcionar os atributos intangíveis da geração actual, mas oferece aos clientes ainda mais requinte, eficiência, conteúdo e funções, qualidade de acabamentos e aptidões dinâmicas que rivalizam com os melhores da sua classe". O carro ganhou algumas novidades bem-vindas como maior espaço interno com ênfase nos ombros e maior espaço interno apesar do menor entre-eixos em relação ao modelo anterior. Quando virá? Bem, a Chevrolet não indicou a data exata, mas a partir de 2012 é certa a fabricação em várias instalações da marca pelo mundo. E quando sair, espera-se que não haja grandes estoques do modelo antigo aqui.
O quadro de instrumentos é inspirado no Camaro. O multimídia tem conexão com internet e tela de sete polegadas sensível ao toque.
O interior segue no novo padrão visual com o painel duplo. Sistema tem bluetooh e a direção tem assistência elétrica. Há 4 combinações de cores disponíveis.
Mais eficiência: haverá 10 opções de motores entre 4 cilindros em linha e 6 em "V". A suspensão dianteira é a McPherson e a traseira optou-se por uma multilink (duplo A).
Faróis de HID compostos com LED´s compõem com a grande grade bipartida, mas sem perder a harmonia ou ficar com cara de caminhão.
O Cx é calculado em 0,28, um dos melhores do segmento. As opções de rodas vão de 16 a 19 polegadas.
A tampa traseira tem um aerofólio integrado e as lanternas traseiras são inspiradas no irmão mais esportivo Camaro.

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