O projeto “Zero Emissão”largará de Los Angeles, na Califórnia, no próximo sábado, dia 9 de abril. A equipe é composta por quatro profissionais brasileiros das áreas de fotografia, jornalismo e cinematografia. O principal objetivo do grupo é estabelecer o recorde para o percurso de 25 mil quilômetros, através das três Américas, com o Fiat Palio Weekend Elétrico, produzido pela Fiat em parceria com a Itaipu: um carro brasileiro de passeio 100% elétrico. Além do recorde, o time brasileiro também produzirá um documentário do projeto, que incluirá um apanhado cultural e geográfico dos povos encontrados pelo percurso, aferindo também as condições da rota Panamericana – a rodovia que interliga as Américas do Norte, Central e a do Sul.
Utilizar um veículo 100% elétrico foi ideia do jornalista Paulo Rollo, diretor do projeto, que convidou a Fiat e Itaipu para serem suas parceiras. No percurso pelos 15 países o Fiat Palio Weekend Elétrico enfrentará uma enorme diversidade geográfica e climática. A mais desafiadora será, certamente, a variedade de pisos sobre os quais terá que rodar: de asfalto perfeito a pavimentos extremamente precários, passando por terra, cascalho e até sobre gelo e neve. Simultaneamente, terá que encarar altitudes desde o nível do mar até os 5.000 metros, na Cordilheira dos Andes. A variação de temperatura será de impressionantes 60º C: desde os 15ºC negativos da Patagônia até os 45ºC da zona equatorial.
Em nome da maior autonomia, o Palio Weekend Elétrico foi desprovido de tudo o que consome energia não vital para o seu funcionamento. “Não teremos ar-condicionado, direção hidráulica, som ou vidros elétricos. Estamos em um projeto que tem um objetivo importante, que é provar a capacidade desta tecnologia, que pode ser tão importante para todos nós em um futuro muito próximo. Então, temos que fazer pequenos sacrifícios em nome de atingir este objetivo”, diz o jornalista que chefia o projeto.
Recarregando as baterias
Itaipu e Fiat buscaram uma solução alinhada com a sustentabilidade. Para o Palio elétrico, empregaram a suíça Zebra – sigla de zero emission battery research activity, ou algo como pesquisa da bateria de emissão zero. Utilizando íons de sal, ela é 100% reciclável e mais “verde” do que as de lítio. Atualmente, todos os veículos elétricos ainda enfrentam um problema comum, que é o tempo de recarga das baterias. No caso da bateria do Palio Weekend Elétrico, totalmente reciclável, o equipamento demanda 8 horas para uma recarga completa e a autonomia é de pouco mais de 100 km.
Os países incluídos no percurso serão os EUA, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Paraguai e Brasil.
Para que a expedição pudesse, de fato, ostentar o nome “Zero Emissão”, a WayCarbon se uniu ao projeto. Consultora do segmento ambiental, sua meta é montar um minucioso inventário de todo o impacto climático que a viagem gerará, neutralizando todas as emissões de GEE (gases de efeito estufa) através do plantio de árvores.
A Plascar, outra parceira da expedição, forneceu para o Palio Weekend Elétrico parachoques dianteiro e traseiro desenvolvidos e produzidos com materiais 100% recicláveis, com incorporação de até 20% de fibras naturais obtidas junto a cooperativas de trabalhadores rurais, que substituem a aplicação de materiais de origem petroquímica (fontes não-renováveis).
Nenhum comentário:
Postar um comentário