A Mitsubishi anunciou nesta quarta-feira (27/4) que fará investimentos de cerca de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos na ampliação da capacidade de produção da fábrica em Catalão (GO), nacionalização de produtos importados e lançamento de novos veículos. O anúncio foi feito em Goiânia, em solenidade no Palácio do Governo presidida pelo governador Marconi Perillo.
Atualmente focada nos modelos com tração nas quatro rodas, SUVs e Crossover, a Mitsubishi também pretende entrar no segmento de sedans. Além disso, planeja a construção de uma fábrica de motores até 2014. Os novos projetos devem criar mais de 1.000 novos empregos - atualmente, a fábrica tem 3.300 empregados - e poderão atrair de oito a 15 fornecedores para a região, segundo estimativas do presidente da empresa, Robert Rittscher.
Com os investimentos na fábrica de Catalão, a Mitsubishi prevê aumentar a capacidade de produção de 180 para 300 carros/dia, atingindo 100 mil/ano, mais que o dobro da capacidade atual.
Dentro do chamado Programa Anhanguera II, a Mitsubishi Motors começou a fabricar este mês em Catalão o Pajero Dakar e, no primeiro semestre de 2012, produzirá o ASX, lançado no Brasil no fim do ano passado.
Em 2010, as vendas da Mitsubishi Motors do Brasil cresceram 25%, com cerca de 46 mil veículos e participação de 1,3% no mercado. Com os investimentos anunciados, a marca pretende aumentar sua participação no mercado nacional para cerca de 2%, em quatro anos. Para 2011, a previsão de crescimento é de 10% a 15%.
A Mitsubishi produz no Brasil os modelos L200 Outdoor, L200 Triton, Pajero TR4 e Pajeto Dakar. Os modelos importados do Japão são Pajero Full, Outlander, ASX e Lancer Evolution X.
Sobre o Projeto Anhanguera - A MMC Automotores do Brasil, grupo liderado pelo empresário Eduardo Souza Ramos, iniciou as operações da Mitsubishi no Brasil em 1991, como distribuidor exclusivo da marca. Depois de ser licenciado pelo fabricante japonês, o grupo inaugurou a fábrica em Catalão em 1998, com investimentos de R$ 48 milhões. Em uma área construída de 14 mil m2, a Mitsubishi começou a fabricar o primeiro carro brasileiro da marca, a cabine dupla L200.
Em 2000, a Mitsubishi lançou o projeto Anhanguera, com investimentos de R$ 132 milhões na primeira fase, o que permitiu a verticalização de quatro processos de produção - soldagem, pré-tratamento e pintura de carroceria e peças plásticas - e o lançamento de novos produtos, o TR4 e a L 200 Sport. A área construída aumentou para 44 mil m2 e a capacidade instalada passou para 30 mil unidades/ano, em duas linhas de produção. Também foram ampliados a área de solda de carrocerias e o armazém de materiais.
Na segunda fase do projeto, de 2004 a 2006, a Mitsubishi investiu 109 milhões na expansão da fábrica, que passou a ter 65 mil m2, e no lançamento da Pajero Sport. O número de empregados passou de 727 para 1.500.
A fase 3 do projeto, de 2007 a 2009, contemplou investimentos de R$ 401 milhões em nova ampliação da fábrica e no lançamento de novidades no País, como o primeiro SUV Flex (Pajero TR4 Flex), o primeiro motor V6 Flex (Pajero Sport Flex) e a primeira cabine dupla Flex (L200 Flex). A área da fábrica passou para quase 100 mil m2 e o número de empregados.A Mitsubishi já produziu mais de 160 mil veículos no Brasil.
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