No Salão do Automóvel de New York, que tem início na próxima quarta-feira (20), a Nissan revela ao mundo seu novo veículo de corrida elétrico, o Nissan LEAF NISMO RC. Desenvolvido exclusivamente para trazer um novo significado ao termo "Corrida Verde", o modelo é alimentado por baterias de íon-lítio – as mesmas utilizadas no Nissan LEAF, o primeiro carro 100% elétrico a ser comercializado em grande escala no mundo.
"Ao combinar o talento da NISMO, renomado grupo de motorsports da Nissan, e engenheiros de algumas equipes Nissan de corrida do Super GT e do FIA GT1, o Nissan LEAF NISMO RC servirá como um laboratório para o desenvolvimento acelerado de veículos elétricos e sistemas aerodinâmicos bem como uma plataforma para o desenvolvimento da nova série verde da Motorsports", explica Carlos Tavares, presidente da Nissan Américas.
Líder mundial na produção de veículos de emissão zero com o lançamento do Nissan LEAF nos Estados Unidos, Europa e Japão, a Nissan está agora focada no mundo da corrida como uma maneira de chamar a atenção para o potencial aparentemente inexplorado dos veículos elétricos.
Uma verdadeira máquina de corrida
A Nissan LEAF NISMO RC é projetado e construído como uma verdadeira máquina de corrida, desde sua carroceria de fibra de carbono que, além de uma frente removível, inclui seções traseiras, janelas, farois de LED, lanternas e uma asa traseira ajustável. Construída com estilo único do Nissan LEAF, a versão duas portas de corrida foi criada pelo Centro Global de Design da Nissan no Japão.
Como o Nissan LEAF, o NISMO RC é alimentado por uma bateria de íon-lítion composta por 48 módulos compactos e um motor de 80kW AC que gera 107 cavalos de potência e 207 lb-pés de torque. Ele pode ser carregado até 80% de sua capacidade total em 30 minutos. E ao contrário de outros veículos de competição, o RC NISMO não possui nenhum cano de escape e por isso não gera emissão de CO2 e outros gases com efeito estufa e nenhum ruído.
Em testes preliminares, RC NISMO produziu a aceleração de 0 a 62 mph em 6,85 segundos e uma velocidade máxima de 93 quilômetros por hora. Ele é projetado para ter duração de cerca de 20 minutos sob condições de corrida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário