A Allison Transmission, mais uma vez, anuncia recordes de vendas em âmbito global no segmento de ônibus urbanos para o exercício de 2010. Com mais de 15 mil unidades comercializadas em todo o mundo, a Allison reforça ainda mais a sua posição de líder no mercado de transmissões automáticas e sistemas híbridos. Este sucesso é resultado da maior procura pela eficiência no consumo de combustível e pela confiabilidade da tecnologia das transmissões Allison.
“Os frotistas de ônibus estão escolhendo Allison e os fabricantes, cada vez mais, confirmam suas opiniões quanto à viabilidade das transmissões automáticas”, diz Lawrence Love, Diretor Executivo de marketing para a área internacional. “A Allison está fornecendo transmissões para fabricantes de ônibus na Europa, Rússia, Ásia, Américas, Índia e Austrália. Nossa marca tem sido vista como uma garantia de incomparável qualidade, confiabilidade, durabilidade, grande valor vocacional e de excelentes serviços prestados para os clientes. Essa tem sido nossa receita de sucesso.
Os bons resultados de 2010 incluem a participação em novos lançamentos de ônibus com inúmeros fabricantes mundiais. Os principais parceiros estão no Japão, Índia, Turquia, China, Rússia, Polônia, República Tcheca e Estados Unidos, país onde as transmissões Allison aumentaram seus atrativos tanto para o mercado interno quanto para as exportações.
Panorama do mercado mundial de ônibus
Na América do Sul, as vendas da Allison para os ônibus urbanos mais do que duplicaram em 2010 se comparadas com os números do ano anterior. Em função das leis vigentes em Buenos Aires ― todos os ônibus que circulam pela capital portenha obrigatoriamente devem ter piso baixo e transmissão automática ―, a Argentina se firma como um dos grandes compradores da marca. A Mercedes-Benz, assim como o fabricante brasileiro Agrale, a TATsa e a Materfer da Argentina, tem fornecido quantidades significativas de ônibus equipados com transmissões totalmente automáticas Allison.
Na Argentina as transmissões Allison equipam dezessete modelos diferentes de várias marcas e configurações: mais de 10 mil unidades atendem a população portenha e cerca de 98% dessa frota possui transmissão automática Allison.
A Venezuela, onde rodam cerca de quinze mil ônibus automáticos, também tem sido um grande cliente Allison. Chile com 2,5 mil ônibus; Montevidéu, no Uruguai, com mais 800 e recentemente Lima, no Peru, com mais de 400 unidades equipadas com modelos T375R (articulados) e T280R, são outras cidades com volumes significativos. Na Colômbia o processo está em pleno desenvolvimento, com aproximadamente 70 unidades à disposição do usuário.
Na China, a Allison e seus clientes tiveram um apoio importante no que diz respeito ao programa de transporte público para o Shanghai 2010 Expo e Guangzhou 2010 Asian Games. Em função desses eventos aproximadamente 700 ônibus equipados com transmissões automáticas entraram em operação. Mais de mil ônibus fabricados por indústrias chinesas e equipados com transmissões automáticas Allison foram exportados para 15 países.
Na Índia, onde os principais fabricantes são a Tata Motors e a Ashok Leyland, todos os ônibus que foram usados para o 2010 Commonwealth Games, em Nova Deli, estavam equipados com transmissões automáticas. Mais de duas mil transmissões Allison foram vendidas para ônibus indianos que circulam em 15 diferentes cidades.
No Japão, a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) especificou o modelo Allison T310, totalmente automático, exclusivamente para o novo Aero Star ― um ônibus de grandes dimensões para o mercado japonês. Essa decisão marcou o fato de que pela primeira vez um ônibus urbano japonês adotou com exclusividade uma transmissão totalmente automática. O novo Aero Star com transmissão automática Allison está em conformidade com a legislação de emissões Japan’s Post New Long Term Emission Regulations, que são as mais rigorosas do mundo.
Na Coréia, a participação das transmissões Allison cresceu ao serem adotadas para os ônibus urbanos de piso baixo produzidos pela Hyundai and Daewoo Bus. Além de atender às necessidades do mercado interno eles são exportados para Taiwan, Austrália e outros países.
Na Europa, vários novos fabricantes encomendaram o sistema híbrido Allison H50Ep para testes experimentais. O Allison H50Ep tem demonstrado excelente confiabilidade, proporcionando uma economia de combustível de até 22% nas aplicações européias. O fabricante russo LiAZ equipou com transmissões automáticas Allison os dez primeiros modelos 6213 GNC ― articulado, de piso baixo ― que circularão por Moscou.
Na América do Norte, a Orion, marca da Daimler Buses North America, elegeu os sistemas híbridos Allison para instalar nos seus novos ônibus urbanos Orion VII. Já o fabricante americano New Flyer fez grandes encomendas do sistema híbrido para equipar os ônibus que circulam pelas cidades de Seattle, Washington e Filadélfia, com entregas de 148 e 119 ônibus respectivamente em 2010. A Allison fornece, no momento, sistemas híbridos para os cinco maiores fabricantes dos Estados Unidos. Também continua ser o maior fornecedor de transmissões automáticas e sistemas híbridos para a América do Norte, dominando o mercado de ônibus e veículos comerciais.
“A Allison continua a expandir sua posição no mercado global de ônibus, o que demonstra a confiança tanto dos fabricantes quanto clientes finais durante 2010. Além disso, existem hoje mais de quatro mil ônibus com os sistemas híbridos H40Ep e H50Ep ― Two Mode Parallel Hybrid Systems ― em operação por 178 cidades de nove países”, diz Love. “Estimamos que o nosso sistema híbrido contribuiu para a economia de mais de 65 milhões de litros de combustível, além de reduzir em cerca de 170 mil toneladas as emissões de CO2. Os benefícios proporcionados pelas transmissões automáticas e pelos sistemas híbridos Allison ultrapassam largamente os custos iniciais de aquisição”.
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