terça-feira, 5 de abril de 2011

TDM Friction comemora cinquentenário da marca Cobrec nesta Automec 2011

Líder no fornecimento de pastilhas e lonas de freio para os fabricantes de veículos leves no Brasil, além de significativa participação nos demais mercados, inclusive o de motocicletas, a TMD Friction também aproveitará esta Automec (12 a 16 de abril de 2011 – Anhembi/SP) para comemorar os cinqüenta anos da marca Cobreq no país.
A Cia. Brasileira de Equipamentos S.A./Cobreq foi fundada por Joaquim Manoel D’Almeida em 28 de outubro de 1961, na cidade de São Paulo, para seus produtos tornarem-se referência em material de atrito. E no ano seguinte iniciou o fornecimento de lonas de freios à indústria automobilística nacional.
Primeira pastilha sem amianto
Já em 1969, a Cobreq tornou-se pioneira na fabricação de pastilhas de freio a disco no Brasil. Seis anos depois mudou para Indaiatuba, interior de São Paulo, onde, em 1984, passou a produzir - para o Ford Escort - a primeira pastilha de freio sem amianto, fato pioneiro na indústria brasileira de autopeças.
Há 10 anos, em 2001, a Cobreq foi adquirida pela TMD Friction, grupo alemão com plantas em 11 países, entre eles a Alemanha, Estados Unidos e China. O grupo manteve a consagrada marca Cobreq em seus produtos.
Com novas e modernas instalações, a TMD Friction permaneceu em Indaiatuba, onde atualmente produz uma completa linha de pastilhas e lonas de freio das linhas leve e pesada, além de pastilhas, lonas de freio e patins moldados para motocicletas. A TMD detém a liderança de fornecimento OEM na linha leve de veículos, com importante participação nos demais mercados (original e reposição).
Ford T
A TMD Friction nasceu em 1879, na Escócia, quando Willian Fenton iniciou a produção de lona em rolo com tela. Em 1908 a Mintex (o M da sigla TMD) passou a exportar para os EUA, o material de fricção a ser usado na linha de produção dos Ford T.
Após algumas décadas e muitas fusões, em 2000 surgiu a TMD Friction, uma opção natural para as montadoras instaladas no Brasil e que preferem ter um parceiro de abrangência mundial, liderança tecnológica e presença forte no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário