Post originalmente publicado no Blog do Play dia 02/05/2011
A Audi mostrou no Salão de Shagai, além do novíssimo lançamento Q3, outro conceito que entre nós já deveria estar sendo produzido, já que concorrentes mais funcionais estão sendo vendidos mundo afora. O A3 e-tron concept é praticamente um show car montado sobre o A3 térmico (veja aqui em Genebra) para mostrar as vantagens dos sistemas híbridos de propulsão, que no caso dele é um "tradicional" híbrido-paralelo. Apesar do uso e abuso de materiais leves e alternativos como alumínio, também usado nos capôs e portas, e plástico injetado com fibra de carbono (CFRP) na construção do monobloco, a versão híbrida pesa 220 quilos a mais que a versão a explosão interna.
A cabine como todo Audi é cheia de mimos destacando o sistema MMI que ganha interface intuitiva com tela ultra-fina sensível ao toque e com serviços desenvolvidos pelo Google. Não foi informado se o sistema operacional é o Android, usado em tablets e smartphones. Com sistema WLAN permite que tablets e notebooks naveguem na internet sem precisarem ficar conectados ao veículo os passageiros podem consultar os e-mails e checar seus perfis em redes sociais. Nos encostos dos bancos dianteiros há encaixes para i-Pods. No quadro de intrumentos o conta-giros dá lugar a um indicador de carga de bateria. A direção ganha assistência elétrica.
A mecânica é composta por um motor 1.4l de injeção direta acoplado a um câmbio S tronic de sete velocidades e dupla embreagem e um motor elétrico que pode rodar o carro em modo puramente elétrico, tanto pela energia recuperada cineticamente quanto recarregada por um terminal elétrico. A alavanca de câmbio tem os controles típicos de carros automáticos, mas sistemas de controle de tração evitam derrapagens e patinagens em pisos escorregadios e molhados. Além disso tem quatro modos, além dos três já tradicionais como "conforto", "dinamico" e "automático" soma-se a "eficiência individual" cujo foco é uma condução com menor gasto de combustível e máxima eficiência no consumo de energia. As rodas ganham exageradas 20 polegadas nessa versão conceito que está praticamente pronta para a produção. Pena que não tenha nenhuma novidade.
Sistema MMI permite navegar na internet agora com tela ultra-fina sensível ao toque que brota do painel central do veículo. Difusores de ar que lembram turbina ventilam com mais eficiência.
Detalhes como a soleira de alumínio, o bocal para abastecimento em tomadas de energia elétrica e a capa que protege o motor 1.4 TFSI de injeção direta que rende 211 cv e o elétrico de 27 cv.
Os motores cujas potências somadas de 238 cv levam o carro de 0-100 km/h em 6,8 segundos e máxima de 231 km/h. As baterias de íons de lítio dão autonomia de 54 km em modo elétrico.
O conjunto motriz apresenta bomba de óleo regulável, sistema start&stop e sistema de regeneração de energia cinética que reaproveita a energia desperdiçada em frenagens.
O porta-malas não é a referência da categoria mas mantém os mesmos 410l da versão "normal". A suspensão dianteira é MacPherson e a traseira é a 4-Link montada em um sub-chassi.
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