André Citroën sonhava, na França do começo do século passado, substituir as carroças da zona rural pelo seu 2 CV que na época estava ainda em fase de protótipo. Quando foi lançado, os vendedores colocavam uma caixa de ovos no banco traseiro e davam voltas nas estradinhas de terra que hoje deixariam muita estrada federal com inveja com sua falta de buracos e também de asfalto. Os ovos sempre voltavam intactos e o 2 Cv virou o carro queridinho dos franceses. 80 anos depois Ratan Tata, dono da empresa que leva o seu nome, sonha em substituir as motos e triciclos por seus carros de ultra baixo custo que foram lançados anteontem na Índia.
Para que se entenda a situação, qualquer coisa autopropelida com duas ou mais rodas é obrigada a trabalhar em regime de formiga, dessas cortadeiras que levam várias vezes o seu próprio peso até o destino. Em um desses vídeos que circulam na internet, até o Nano (veja aqui) foi vítima dessa "criatividade", flagrado em uma grande cidade hindu com uma vaca em seu interior.
Os preços partem de R$ 6.800,00 e pretendem substituir as sobrecarregadas motos que costuram no transito caótico das principais megálopes indianas.
Não espere grande desempenho de seu motor diesel mono-cilíndrico de 611 cm². São 11 cv de potência e 3,16 kgm/f de torque que levam o carrinho a até 55 km/h de velocidade máxima. Lembre que a proposta aqui é substituir os tuc-tuc´s e motos.
Pau pra toda obra, esse utilitário leva 600 Kg de peso e seu diâmetro de curva de miseráveis 3,5 metros (um compacto fabricado aqui tem quase o triplo disso) o torna confortável em ruas congestionadas e estreitas, seu habitat preferido.
As janelas laterais a partir da coluna "b" e a vigia traseira são em lona com vigias transparentes e a capacidade é para 4 apertados ocupantes. A porta para acesso à parte de trás é posicionada ao lado da calçada, reforçando a vocação para substituir os Tuc-Tuc´s.
A parte traseira mostra desenho moderno e simples, as rodas são de 12 polegadas com pneus radiais e tem repetidoras laterais de direção. A suspensão, independente nas quatro rodas, tanto o eixo dianteiro quanto o traseiro são MacPherson.
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