A Effa Motors está ampliando sua atuação no mercado brasileiro de veículos comerciais com o lançamento dos seus primeiros caminhões. A partir deste mês, estão disponíveis nas 97 concessionárias da marca os caminhões leves N601 (foto) (capacidade para transportar três toneladas) e N900 (quatro toneladas) ambos produzidos pela marca Jiangling Motors Corporation (JMC), um dos maiores e mais conceituados fabricantes chineses de veículos comerciais e uma das 100 maiores empresas da China.
A Jiangling estabeleceu uma importante joint-venture com a Isuzu em 1993. A montadora japonesa é um dos maiores produtores mundiais de motores a diesel, com produção anual em torno de 16 milhões de unidades. Outro passo fundamental na evolução da montadora chinesa aconteceu em 1995, quando a Jiangling Motors Corporation passou a ter como um dos seus acionistas a Ford.
Graças a esta soma de experiências e tecnologias, a Jiangling tornou-se a primeira montadora da China a comercializar veículos na Europa, a partir de 2005, com o utilitário esportivo Landwind. Líder do mercado chinês de veículos comerciais e com suas exportações em crescimento, a Jiangling produz atualmente uma linha diversificada de veículos. A Jiangling conta hoje com uma capacidade de produzir perto de 290.000 veículos por ano e cerca de 20.000 funcionários.
“A Jiangling é uma das montadoras de maior prestígio e qualidade na China hoje em dia. Estamos iniciando as importações dos seus caminhões, mas pretendemos ampliar a linha JMC no Brasil, importando outros modelos no futuro”, afirma Eduardo Effa, presidente do Grupo Effa. Os modelos N601 e N900 chegam ao mercado nacional para disputar um dos segmentos cujas vendas mais têm crescido nos últimos anos - por conta, em boa parte, das restrições à circulação de caminhões maiores nas regiões centrais de diversas metrópoles brasileiras, além de ser um setor no qual as grandes montadoras não investem muito.
A expectativa da Effa Motors é vender cerca de 3.000 unidades dos dois veículos no primeiro ano. “Temos condições de atingir um volume superior neste período, mas queremos antes preparar adequadamente nossa rede de concessionárias para trabalhar com este novo segmento e, com isso, oferecer o melhor atendimento possível”, explica o executivo. Até agora, a Effa Motors comercializava no País o automóvel compacto M100 e uma linha de utilitários.
Os novos caminhões N601 e N900 são resultado de um intenso trabalho realizado pela JMC. Com design moderno, que segue as mais recentes tendências do segmento, ótimo desempenho proporcionado pelo motor Isuzu e um pacote excepcional de equipamentos de série, os dois modelos oferecem a melhor relação custo-benefício em seus segmentos. O N601 tem preço sugerido a partir de R$ 59.000,00, enquanto o N900 chega ao mercado custando a partir de R$ 65.000,00.
“São dois modelos perfeitos para o transporte urbano de empreendedores individuais e micro e pequenos empresários, reunindo conforto, versatilidade, durabilidade e um preço muito competitivo”, afirma Eduardo Effa.
Nos dois caminhões, são de série recursos como cabine escamoteável que facilita o acesso ao motor, travamento elétrico das portas, ar-condicionado, direção hidráulica, espelho retrovisor interno anti-ofuscante, acionamento elétrico dos vidros, rádio com CD player e barras de proteção contra impactos laterais, entre outros itens. A transmissão é manual, de cinco marchas.
Ambos os modelos são equipados com motor Isuzu a diesel, com turbo e intercooler, quatro cilindros em linha, 2.8 litros e injeção direta do tipo common rail, capaz de desenvolver 116 cv de potência (a 3.600 rpm) e 285 Nm de torque (a 2.000 rpm). A eficiência e o baixo consumo de combustível deste propulsor garantem ótimo desempenho e economia aos veículos. A cabine basculante, que pode ser facilmente levantada num ângulo de inclinação de 47 graus, facilita bastante a manutenção e checagens periódicas, garantindo acesso fácil ao motor.
Os novos caminhões da Effa Motors têm o mesmo comprimento (5.955 mm) e a mesma distância entre-eixos (3.360 mm), mas o N900 é mais largo (2.040mm contra 1.880 mm) e mais alto (2.280 mm contra 2.140 mm). Além disso, sua capacidade de carga é bem superior: quatro toneladas, enquanto o modelo N601 é capaz de transportar até três toneladas. A capacidade de carga superior do N900 é obtida, principalmente, graças a duas importantes alterações: a relação mais curta da sua transmissão (que permite ao motor atingir mais rapidamente seu torque e potência mais elevados) e o conjunto de suspensões que recebeu molas mais resistentes para suportar o peso adicional.
Os caminhões N601 e N900 utilizam chassi do tipo “escada”, com longarina construída em peça única. Esta tecnologia garante aos veículos muita resistência às forças de flexão e torção, sobretudo quando carregados, garantindo um desempenho seguro até nas condições mais difíceis. Internamente, ambos são muito espaçosos e acomodam, confortavelmente, até três passageiros. O interior dos caminhões foi dimensionado para proporcionar não apenas conforto, mas também funcionalidade, satisfação, segurança e praticidade aos seus ocupantes.
Itens como controles do ar-condicionado ergonômicos rotativos, encosto rebatível do banco central com porta-objetos, apoio de braço nas portas, porta-copos rebatível no painel central (somente no modelo N601) e porta-luvas com porta-objetos duplo são equipamentos de série e contribuem com este objetivo. O painel de instrumentos, por exemplo, apresenta estilo atual e fácil visualização.
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