sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Los Angeles completa oito anos do sistema BRT de transporte público

A cidade de Los Angeles completa oito anos de implementação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) com maior qualidade do transporte coletivo, melhoria do trânsito e redução da emissão de poluentes e do smog (espécie de fumaça resultante da mistura de gases nocivos à saúde expelidos pelo sistema de escapamento dos veículos). O projeto do BRT de Los Angeles teve início em 2003, quando a prefeitura da cidade decidiu modernizar o transporte coletivo urbano, administrado pelo Los Angeles County Metropolitan Transportation Authority. A reformulação do transporte urbano, que recebeu a marca Metro, por unificar as empresas concessionárias dos serviços de ônibus e de metrô, ocorreu em toda a região metropolitana da cidade.
Para anunciar a chegada dos ônibus que funcionam como trem e informar que as mudanças no sistema de transporte trariam melhorias na qualidade de vida dos passageiros, o projeto contou com um forte programa de comunicação. Também envolveu a identificação dos veículos com cores padronizadas de fácil visualização, mesmo à noite, e os pontos de parada ganharam informações sobre as linhas e itinerários. O centro de atendimento, que não funcionava à noite, passou a operar em horário estendido.
O resultado foi tão positivo que já no primeiro ano o sistema registrou seis milhões de viagens e um terço dos passageiros deixou os carros em casa, preferindo adotar o sistema para os deslocamentos. Em 2005 foi instalado, no Vale San Fernando, uma linha exclusiva do BRT, com 23 quilômetros de extensão e 14 paradas e cobrança de tarifa antes do embarque, o que contribuiu para maior fluidez do sistema. E a meta de passageiros estipulada para 2020 foi superada em 2006.
Com isso, a Metro conquistou reconhecimento internacional pela qualidade dos serviços oferecidos e proximidade com os passageiros. E os ônibus do sistema ganharam miniaturas fabricadas pela Matchbox.
Cidades como Bogotá, na Colômbia; Santiago do Chile e Johannesburgo, na África do Sul, também adotaram o sistema BRT para resolver ou, pelo menos, amenizar os problemas que o intenso trânsito acarreta na vida da população. Com custo de implementação significativamente menor em relação a outros sistemas, o BRT oferece o conforto, a rapidez, e a segurança que as pessoas necessitam para deixar seus carros em casa e utilizar os ônibus nos deslocamentos diários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário