segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O novo up! – um pequeno Volkswagen com grande potencial

A Volkswagen vai redesenhar o mapa de carros compactos no mundo. O objetivo: desenvolver um carro pequeno com carisma, um carro pequeno com o máximo de aproveitamento interno, um carro pequeno com os motores a combustão ou elétricos mais econômicos, um carro pequeno com informação e entretenimento intuitivos, um carro pequeno com segurança de carro grande. O resultado é o novo up!. Ele mede apenas 3,54 metros de comprimento e é um especialista para todos os dias da vida urbana, pensado até o último detalhe. Este carro, assim com os irmãos maiores Polo e Golf, foi destinado a pessoas de todas as idades e com desejos de mobilidade.

Acessível para todos – No lançamento do up!, a Volkswagen não está apenas colocando um novo carro em movimento; está também redefinindo novos parâmetros de personalização. Isto siginifica que, juntamente com a oferta de equipamentos bem delineada, o up! vai oferecer novos recursos, como compartimentos para acomodar compras, para longas viagens ou para crianças a bordo. O up! terá um moderno sistema de informação e entretenimento, no qual os proprietários poderão adaptar seus perfis por meio de aplicativos. O up! terá opções de configurações flexíveis, o que faz com que muitos consumidores possam adquirir um carro seguro e econômico e mais acessível do que nunca. Assim como o Fusca na década de 50, pode-se dizer que o up! é novamente a democratização do carro.

Lançamento em dezembro – O up! será lançado primeiramente no mercado europeu a partir de dezembro deste ano. Serão três versões para diferentes públicos e necessidades: take up! para a versão de entrada, move up! para a versão focada em conforto e high up! para a versão topo de linha. Além disso, no momento do lançamento do modelo no mercado, haverá duas versões especiais baseadas no modelo topo de linha: o up! black e o up! white.

Nova geração de motores

23,8 km com um litro de gasolina – O up! estreia uma nova geração de motores a gasolina com três cilindros, com potências de 60 cv e 75 cv. Na versão BlueMotion Technology (inclui o sistema de partida Start/Stop), o consumo combinado (cidade e estrada) é de 23,8 km/l (motor de 60 cv) e 23,2 km/l (75 cv). Ambos os motores têm 1,0 litro e emitem menos de 100 g de CO2 por quilômetro rodado (ciclo europeu). Um motor movido a gás natural gera 58 cv com a mesma configuração básica dos demais motores da linha. Esta configuração apresenta um consumo combinado de 31,2 km por quilograma de gás natural e um valor equivalente a 86 g/km de CO2. Na versão BlueMotion Technology movida a gás natural, a emissão de CO2 é ainda menor: 79 g/km. Há também planos definitivos para um up! com propulsão elétrica para 2013.

O primeiro carro pequeno com frenagem de emergência urbana

Paradas automáticas – Um importante sistema novo de segurança é o City Emergency Braking, ou frenagem de emergência urbana, opcional no up!. Ele é automaticamente ativado em velocidades até 30 km/h por meio de um sensor que detecta o risco de colisão iminente. Dependendo da velocidade do veículo e da situação de direção, o City Emergency Braking pode reduzir a gravidade do acidente após uma intervenção automática dos freios – e possivelmente até evitar uma batida. Até agora, o up! é o único veículo do segmento a oferecer o sistema de frenagem de emergência urbana.

Dimensões e estilo voltados para as áreas metropolitanas mundiais

Entre-eixos extremamente longo - Com 3,54 metros de comprimento e 1,64 metro de largura, o up! é um dos menores carros de quatro lugares do mundo. O modelo Volkswagen tem 1,48 metro de altura. Ele consegue aliar um comprimento curto a uma longa distância entre-eixos (2,42 metros) – com isso sua carroceria aproveita bem o espaço com um novo design. Klaus Bischoff, chefe de Design da marca Volkswagen, diz: "Se o objetivo é maximizar o espaço, a forma ideal de um modelo compacto poderia ser uma caixa retangular. No up! nós conseguimos esculpir essa caixa com um design limpo e potente, sem perder o foco na utilização do espaço".
A frente do up! releva muito do caráter do modelo. "A face não deixa dúvida de que é um legítimo Volkswagen, mas com uma personalidade muito independente. Naturalmente, o estilo familiar característico da marca pode ser encontrado no up! – a ênfase aos elementos horizontais e a conexão da grade frontal com os faróis formam uma faixa e são destacados pelos ângulos pequenos e pela leveza das linhas. Porém mais do que os outros modelos, o up! definitivamente mostra um sorriso. O up! é simplesmente cativante e apela para um caminho simples", diz Bischoff.

Bom aproveitamento do espaço interno é incontestável

Pequeno gigante. A utilização do espaço interno é extremamente boa, graças à combinação da distância entre-eixos – uma das maiores deste segmento – com o motor instalado sobre o eixo das rodas dianteiras. Motorista, passageiro frontal e os dois passageiros traseiros viajam com conforto no modelo, contrariando o que ocorre em modelos compactos. Outra diferença: o porta-malas de 251 litros é significativamente maior do que costumam acomodar os veículos da categoria do up!. Com os bancos traseiros totalmente rebatidos, o espaço de carga cresce para 951 litros. Esses são dois números que mostram que o interior do up! será gigante perto do de carros pequenos.

Um estilo interno divertido

Grande quantidade de opções de cores na cabine. Essencialmente, o interior do up! é muito limpo e bem organizado. O novo Volkswagen também oferece inúmeras soluções inteligentes, estilo divertido e nível de qualidade acima do do segmento, especialmente no painel e nos instrumentos e botões à frente do motorista e do passageiro. Dependendo da configuração de equipamentos, o interior tem cinco opções de cores disponíveis para ser decorado com a mesma tonalidade da carroceria.

up! boxes – pequenas coisas fazem uma grande diferença

Os projetistas do up! perguntaram a si mesmos se seria possível estruturar um veículo de forma agradável para o dia a dia. A resposta foi sim! Porque é possível fazer com que coisas pequenas façam uma grande diferença. E é disso que o interior do up! trata. Pequenos, os compartimentos tornam o interior preparado para uma enorme variedade de necessidades. O "kid box", por exemplo, foi desenvolvido para pais que tenham crianças pequenas; ele inclui uma bolsa capaz de armazenar uma grande quantidade de objetos que são essenciais para crianças pequenas. Outros compartimentos do up! são o "city box" (para compras) e o "travel box" (para viagens).

Mapas e mais – dispositivos portáteis de informação e entretenimento

Informação móvel – Pela primeira vez na Volkswagen, o sistema Maps and more ("mapas e mais") será oferecido, com o exclusivo sistema PID (Portable Infotainment Device, ou dispositivo portátil de informação e entretenimento). Com um preço reduzido no up!, o sistema foi desenvolvido para organizar as áreas de navegação, telefonia, informação e entretenimento. Em parceria com a Navegon, um dos líderes mundiais em fornecimento de sistemas de navegação, uma solução especial foi adaptada para o up!, no qual será mais acessível para todos os compradores.
O PID ficará instalado no alto do console central. Ao contrário de outros sistemas similares, Maps and more proporciona uma conectividade muito melhor entre os sistemas de navegação, telefonia e infotainment, controlados e visualizados por uma tela touchscreen, que também pode ser usada para fornecer informações importantes do veículo, como o display do ParkPilot (sistema que controla a distância em relação ao outro veículo). Aplicativos especialmente desenvolvidos para o up! também podem ser usados para atender às necessidades específicas de cada usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário