segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Petrobras inaugura “Posto do Futuro” com novos conceitos de Tecnologia e Sustentabilidade

Na última semana a Petrobras inaugurou o “Posto do Futuro”, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, uma iniciativa da Petrobras Distribuidora que reúne as mais novas tecnologias em eficiência energética, tratamento de recursos hídricos, sustentabilidade ambiental e interatividade com o consumidor, aplicados ao abastecimento, conveniência e outros serviços oferecidos pelo posto de gasolina. Todas estas características se manifestam sob uma nova identidade visual inicialmente reservada para futuros postos com este conceito.
Para realização do projeto a Petrobras contou com algumas empresas parceiras, como Intel, Cisco, GE, Grupo Zeppini, entre outras que colaboraram com o desenvolvimento e aplicação destas tecnologias nas atividades do posto de combustíveis da Barra da Tijuca.
Ao entrar no posto é possível identificar uma estrutura em sua cobertura onde estão instalados painéis fotovoltaicos fornecidos pela Energia Z, divisão de negócios do Grupo Zeppini, utilizados para captar a luz do sol e transformá-la em energia que pode ser usada nas atividades do posto e principalmente no Ponto de Abastecimento de veículos híbridos e elétricos. Na inauguração havia scooters, bicicletas e automóveis elétricos demonstrando o abastecimento, com tarifas previstas de R$ 5,00 a R$ 30,00.
Ainda considerando a eficiência energética para redução dos gastos com energia, o posto utiliza iluminação LED, tanto em sua cobertura como na indicação da pista.
“Os painéis fotovoltaicos instalados no Posto do Futuro permitem que praticamente toda energia utilizada nas atividades do posto seja gerada pela luz solar, além disso a utilização de iluminação LED permite máxima eficiência para o sistema de iluminação do posto, produzindo a mesma iluminação das lâmpadas convencionais, com um custo consideravelmente mais baixo” afirmou Paulo Rogério Fernandez, diretor executivo do Grupo Zeppini.
Já para área de abastecimento a Intel desenvolveu um sistema onde são utilizadas câmeras e sensores que identificam o cliente por meio da placa do carro, e em uma tela de LCD, ao lado da bomba de abastecimento, onde serão transmitidas informações sobre o abastecimento, promoções do programa BR Mania, além de notícias em geral de acordo com o perfil do cliente, que não precisa descer do carro para ter acesso a essas informações.
Além dessas novidades, o posto também utiliza uma linha completa de equipamentos de proteção ambiental de última geração, fornecidos pela Zeppini Ecoflex, entre eles o Sistema Separador de Água e Óleo na área de lavagem e nas ilhas de abastecimento, e também a recém-lançada Câmara de Calçada de 42'' – SMC, equipamento que permite acesso aos equipamentos subterrâneos, priorizando a ergonomia e garantindo acabamento diferenciado para a pista do posto de combustível.
“Energia e água são dois importantes fatores que afetam os postos de combustíveis tanto no aspecto econômico como de sustentabilidade, o projeto é um exemplo de como aplicar tecnologias disponíveis para redução dos custos de operação, melhorando o desempenho das atividades pelo aspecto ambiental. Um ambiente agradável e interativo, como foi caracterizado pela BR no projeto ‘Posto do Futuro’ devem, sem dúvida alguma, proporcionar uma experiência totalmente nova aos usuários dos postos de serviços”, finaliza Paulo Rogério Fernandez, que esteve presente na inauguração do posto do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário