O Voyage acaba de atingir a marca de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Projetado e desenvolvido no País, o modelo, que teve sua primeira geração lançada há 30 anos, conta com mais de 305 mil unidades exportadas para 58 países em sua história. Figurando no ranking dos oito carros mais vendidos do mercado brasileiro, o Voyage registrou 87.225 unidades comercializadas em 2011 (5,46% a mais com relação a 2010).
Atualmente, o Voyage está disponível em cinco versões: Voyage 1.0, Voyage 1.6, Voyage 1.6 I-Motion, Voyage Comfortline e Voyage Comfortline 1.6 I-Motion. A produção do modelo começou na unidade Anchieta, que fabricou 340.891 unidades do Voyage em dois períodos: entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996. Nos anos de 1988 e 1989 o carro foi produzido na fábrica de Taubaté, que desde 2008 produz o Voyage na mesma linha em que faz o Novo Gol.
Para receber os dois produtos, a fábrica foi ampliada e modernizada com a implantação de 308 novos robôs. Dentre as inovações tecnológicas, um dos maiores destaques é o Sistema Framer de armação da carroceria, com sensores a laser, que posiciona e solda laterais e teto ao assoalho do veículo. Patenteado pelo Grupo Volkswagen, o sistema garante aos modelos ajustes com precisão de décimos de milímetro.
Fazendo referência ao seu nome, que significa viagem em francês e traz conotação de charme e beleza, o Voyage apresenta design versátil com formas, linhas e proporções harmônicas. Nas clínicas realizadas pela Volkswagen durante a concepção do modelo, os consumidores destacaram como principais atributos do Voyage a excelente posição de dirigir, praticidade e funcionalidade do espaço interno, conforto e design.
Satisfação dos clientes
Um estudo inédito da J.D. Power no Brasil (empresa global de serviços de informação de marketing), realizado em 2011, apontou o Voyage como um dos automóveis com maior índice de satisfação do consumidor entre os modelos classificados como "compactos", ficando na lista dos três primeiros colocados nesta categoria.
Entre os aspectos considerados na pesquisa, que foi realizada com cerca de 5 mil consumidores que possuem carros há dois anos, em média, estão: custo da propriedade (manutenção, reparabilidade, consumo de combustível e seguro), apelo do veículo (desempenho, design, conforto e equipamentos), experiência com os serviços prestados pelas concessionárias, qualidade e confiabilidade.
Outros importantes prêmios conquistados pelo Voyage recentemente foram o de "Melhor Compra", na categoria sedãs de R$ 25 mil a R$ 35 mil, da revista Quatro Rodas – em que foram eleitos os carros com melhor custo/benefício – e o prêmio "Os Melhores do Brasil", na categoria sedã 1.1 a 1.6 litro, incluindo o preço, a oferta de itens de série e opcionais, a mecânica, entre outros, como critérios para a escolha.
Voyage atravessa fronteiras e marca presença no exterior
Atualmente o Voyage é exportado para 15 países, mas seus principais mercados externos são a Argentina e o México, que no histórico de exportações respondem juntos por cerca de 27% dos embarques.
Uma curiosidade sobre as exportações do Voyage é que o modelo somente é comercializado com este nome na Argentina. Para os demais países da América do Sul, América Central e México, o Voyage é conhecido como Gol Sedan. Já no mercado norte-americano, o modelo conhecido como Fox, durante o período de sete anos (de 1987 a 1993) somou mais 202 mil unidades exportadas.
Dentre os 58 países onde o Voyage foi comercializado estão Egito, Haiti, Libéria, Bahamas, Angola e Jordânia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário