Após mais de um ano de ausência, a Ram 2500 volta em nova geração ao mercado brasileiro. E, além de ser agora a única picape grande no País, marca a estreia nacional da marca Ram, criada para abrigar as picapes e veículos comerciais do Grupo Chrysler. O conjunto mecânico mudou por inteiro: motor turbodiesel Cummins® mais moderno e eficiente, de 310 cv e 84,6 mkgf de torque, e câmbio automático de seis marchas.
Outro destaque é o nível de equipamentos e refinamento da nova Ram 2500, que passou a oferecer itens como ar-condicionado automático de dois quadrantes, bancos revestidos de couro, sistema de áudio MyGIG com tela sensível ao toque de 6,5”, entre muitos outros. O estilo ficou ainda mais imponente, exibindo linhas de forte personalidade.
Com quase seis metros de comprimento e mais de três toneladas de peso, a Ram 2500 2012 já se sobressai pelo próprio porte. As medidas externas se refletem na cabine – para seis pessoas – bem mais espaçosa, especialmente no banco traseiro. Mas não se trata pura e simplesmente de uma questão de tamanho. A capacidade e o conteúdo são as principais características que realmente fazem da nova Ram 2500 a escolha definitiva quando se fala de picape grande. Aqui no Brasil e em qualquer lugar do mundo.
O motor turbodiesel Cummins oferecido anteriormente, de 5,9 litros, foi trocado por uma nova geração, 6.7. Sua potência máxima, de 310 cv, é obtida a 3.000 rpm, enquanto todo o enorme torque de 84 mkgf surge a 1.500 giros. Com tanta força disponível, a Ram 2500 2012 é capaz de rebocar mais de 5.500 kg, quando equipada com o kit de engate e reboque da Mopar específico para este tipo de carga.
Como de costume, as habilidades off-road da nova Ram 2500 também estão presentes. Cortesia da caixa de transferência NV273, a tração 4x4, com opção de reduzida, é engatada eletronicamente, por meio de um seletor giratório no painel. Colaboram ainda no desempennho fora de estrada os pneus de uso misto, na medida 265/70 R17.
Oferecida em versão única de acabamento, Laramie, a Ram 2500 2012 curiosamente é vendida pelo mesmo preço sugerido de quando foi introduzida oficialmente no Brasil, em janeiro de 2005: R$ 149.900, valor aplicado nos Estados da região Sul e São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nas regiões Norte, Nordeste e em Espírito Santo, a picape tem tabela de R$ 146.899. As chances vão se esgotando.
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