sábado, 24 de março de 2012

Volkswagen completa 59 anos de Brasil


A Volkswagen do Brasil em números:
- Mais de 19 milhões de veículos produzidos 
- Mais de 2,8 milhões de veículos exportados 
- Mais de 16 milhões de veículos vendidos no mercado interno 
- Mais de 24 mil colaboradores trabalhando atualmente nas 4 fábricas 
- Mais de 30 modelos desenvolvidos no País 
- Mais de 1,6 milhão m2 em fábricas (área construída) 
- Mais de 600 concessionárias 
- Quase 7 milhões de unidades produzidas do modelo Gol


Nesta semana, mais precisamente no dia 23, a Volkswagen do Brasil completa 59 anos de atividades no País, consolidando, a cada ano, sua posição de maior fabricante do setor automotivo brasileiro. Ao longo dessa trajetória de sucesso foram mais de 19 milhões de veículos produzidos, entre carros de passeio e comerciais leves. O volume de veículos exportados ultrapassa 2,8 milhões de unidades para mais de 60 países. A empresa também está entre as líderes de vendas, totalizando mais de 16 milhões de veículos comercializados no mercado nacional.
A trajetória da Volkswagen no Brasil é pautada por inovação e novas tecnologias: foi a primeira do setor no Brasil a lançar, em 2003, a tecnologia Total Flex. Além disso, também foi uma das pioneiras no desenvolvimento de veículos com índices reduzidos de consumo de combustível e emissões: Gol Ecomotion (lançado em 2010) e Polo BlueMotion, (lançado em 2009). Respectivamente, os modelos receberam o prêmio "Carro Verde do Ano 2011" e "Carro Verde do Ano 2012", da revista Autoesporte.
"A história da Volkswagen no Brasil reflete o nosso compromisso com o desenvolvimento do País. Em seus 59 anos, a empresa, para orgulho de seus mais de 23 mil funcionários, se tornou a maior produtora e maior exportadora de veículos do Brasil, com uma linha de produtos que faz parte da vida e do coração dos brasileiros, como é o caso do Gol, que há 25 anos consecutivos é o carro mais vendido no País. O sucesso da Volkswagen só foi possível graças aos trabalhadores de nossas fábricas, rede de concessionárias e, acima de tudo, à preferência dos nossos clientes, que ao longo desses anos adquiriram quase 20 milhões de veículos, sempre confiando na marca Volkswagen", declara o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Recorde em Vendas
Com 22 modelos, a Volkswagen do Brasil, oferece ao mercado brasileiro a maior linha de produtos da atualidade, comercializados na maior rede de concessionárias no País, com mais de 600 pontos em todas as regiões. Em 59 anos de história, acumula a marca de 16 milhões de unidades vendidas no território nacional.
Em 2011, atingiu seu recorde de vendas com 698.400 unidades de automóveis de passeio e comerciais leves, superando o ano anterior (2010), quando havia registrado seu maior volume de vendas (697.400 unidades). Com isso, sua participação nas vendas totais da indústria alcançou 20,4%. Em relação a 2010, a marca apresentou crescimento de 0,2% e foi a única a registrar crescimento entre as quatro principais fabricantes de veículos do País.
Para continuar crescendo no País, o presidente do Grupo Volkswagen no mundo, Martin Winterkorn, anunciou em 2011 um novo ciclo de investimentos na operação brasileira da marca, totalizando R$ 8,7 milhões até 2016, destinados ao desenvolvimento de novos produtos e a ampliação da capacidade de produção no País.

Maior exportadora do setor automotivo
As exportações da Volkswagen do Brasil começaram em 1970, quando enviou o primeiro lote ao exterior: 13 unidades da Variant e 8 unidades da Kombi para países da América do Sul e México. No ano seguinte, foram 1.039 veículos exportados, volume que, em 1972, saltou para 7.204 unidades vendidas para 44 países da América Latina, África e Ásia.
Hoje, a Volkswagen é a líder nas do setor. A marca histórica ultrapassa as 2,8 milhões de unidades para mais de 60 países. 
O Gol é o veículo da marca, fabricado no Brasil, mais vendido no mercado externo. Em 2011, alcançou o volume acumulado de um milhão de unidades exportadas. O modelo já foi fornecido para 66 países das Américas, África, Ásia e Europa. Atualmente, os principais mercados são Argentina e México. Desenvolvido e fabricado exclusivamente no Brasil, o Fox é o segundo modelo mais exportado, principalmente para a Argentina.
Entre os modelos exportados, uma curiosidade é o Passat, que até hoje é visto nas ruas do Iraque. Um total de 170 mil veículos foram exportados para o país, entre 1983 e 1988. Conhecidos por lá como "Brazili", os veículos traziam no vidro traseiro os dizeres "Made in Brazil".

História de sucesso
Um pequeno armazém alugado na rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, em 23 de março de 1953, marcou o nascimento da Volkswagen do Brasil. Sua história porém, começa em em 1949, quando pesquisas realizadas no mercado latinoamericano apontaram o Brasil como local mais adequado para receber a primeira fábrica da marca fora da Alemanha.
Do armazém saíram os primeiros Fuscas com peças importadas da Alemanha, produzidos por 12 empregados. De 1953 a 1957 foram fabricados 2.820 unidades, sendo 2.268 unidades do Fusca com motor 1.2 l e 552 unidades da Kombi.
Os planos da Volkswagen do Brasil iniciaram em 1956, quando o governo brasileiro decidiu estabelecer condições para instalar no Brasil a indústria automobilística e fixou base para o rápido desenvolvimento do setor. Naquele ano, a Volkswagen decidiu então, construir sua primeira fábrica em São Bernardo do Campo. Em 2 de setembro de 1957, saiu da linha de produção da fábrica o primeiro veículo produzido pela marca no Brasil: a Kombi, com 50% dos seus componentes já fabricados aqui no País.
Logo no ano de início das operações, em 30 de outubro de 1953, o então Presidente da República, Getúlio Vargas, visitou as instalações da empresa. Os planos da empresa ganharam impulso em 1956, com o início da construção da primeira fábrica, na rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
Na cerimônia de inauguração da fábrica, no dia 18 de novembro de 1959, Juscelino Kubitschek, Presidente da República na ocasião, desfilou pelas ruas internas da fábrica Anchieta, dentro de um Fusca conversível. Ele protagonizou a cena que seria identificada como uma espécie de "certidão de nascimento" da indústria automotiva brasileira.
Em julho de 1970, a Volkswagen atingia os primerios recordes de produção e vendas, alcançando o primeiro milhão de veículos. Em março de 1972, o Fusca completava um milhão de unidades vendidas.
Nos anos 80, com o parque automobilístico brasileiro consolidado, a Volkswagen iniciou a produção da família BX, que se tornaria o maior sucesso de vendas da indústria, dando origem aos modelos Gol, a station wagon Parati, a picape Saveiro, o Voyage e o Voyage versão Fox (exclusivo para exportação para os Estados Unidos).
No final da década, em 1987, na tentativa de reduzir custos e obter um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, a Volkswagen do Brasil e a Ford juntaram-se e fundaram a Autolatina. Em sete anos, a Autolatina colocou no mercado vários modelos, como Apolo, Logus e Pointer, da marca Volkswagen, além do Verona, Royale e Versailles, da Ford.
Com a abertura da economia em 1994 e o aquecimento do mercado interno, as duas marcas decidiram separar as operações, pois assim atenderiam melhor seus clientes e seriam mais competitivas.

Fusca e Kombi
O Fusca é um dos modelos Volkswagen de maior sucesso e mais carismáticos da indústria automobilística no Brasil. Somando mais de 3 milhões de unidades produzidas no País, o modelo conquistou a preferência do consumidor brasileiro e ganhou até uma data comemorativa: 20 de janeiro, instituído o Dia Nacional do Fusca, veículo que até hoje possui milhares de admiradores e colecionadores.
Um fato marcante na história do Fusca no Brasil foi a retomada de produção do modelo em 1993, por sugestão do então Presidente da República, Itamar Franco, uma vez o modelo tinha sido descontinuado sete anos antes, em 1986. Em 23 de agosto de 1993, Itamar reinaugurou a linha do Fusca na fábrica Anchieta, a bordo de um conversível azul-claro, repetindo a clássica cena de Juscelino Kubitschek, em 1959, durante a inauguração da mesma fábrica.
Em produção há 55 anos no Brasil, a Kombi é um dos maiores casos de sucesso e longevidade da indústria automotiva mundial. Nenhum outro utilitário alia tanta versatilidade no transporte de cargas e passageiros com baixo custo de manutenção. Atualmente, disponível no mercado brasileiro nas versões standard, furgão, lotação e escolar, a Kombi atingiu, em 2011, o marco de 1,5 milhão de unidades fabricadas no Brasil.

Desenvolvimento de novos produtos
A Volkswagen foi a primeira montadora brasileira a inaugurar, em 1965, um centro de desenvolvimento, pesquisa e design. O primeiro veículo totalmente projetado e desenvolvido pela empresa no País foi a Brasília, lançada em 1973.
A empresa também foi pioneira nas primeiras instalações de crash test da América Latina, em 1966. Atualmente, a Volkswagen do Brasil mantém, junto à fábrica de Taubaté, um dos mais modernos campos de provas da marca no mundo, especializado em testes de durabilidade de veículos.
O Centro de Realidade Virtual (CVR), inaugurado na fábrica de São Bernardo do Campo em 2008, trouxe mais rapidez ao processo de desenvolvimento de produtos, com a geração de modelos 3D em tamanho real projetados em um telão de alta definição. A tecnologia acelera o processo de design de novos veículos em todos os seus detalhes.

Inovação e tecnologias
Inovação e novas tecnologias são fatores fundamentais para a trajetória de sucesso da empresa no Brasil. A Volkswagen foi a primeira do setor no País a lançar, em 2003, a tecnologia Total Flex, que permite o uso de etanol, um combustível renovável, e/ou gasolina em qualquer proporção. A tecnologia marcou uma mudança de paradigma na indústria automobilística brasileira.
Entre outras inovações, os modelos Volkswagen foram os primeiros no Brasil equipados de série com injeção eletrônica, introduzida no Gol GTi 2.0 (1988) e freios ABS, no Novo Santana (1992).
A empresa também é uma das pioneiras no desenvolvimento de veículos com índices reduzidos de consumo de combustível e emissões. O Polo BlueMotion, foi desenvolvido com o objetivo de reduzir em até 15% o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases poluentes e Gol EcoMotion, com redução da ordem de 10%.
Entre as tecnologias de útlima geração que equipam os modelos Volkswagen no mundo e que atualmente já estão disponíveis no Brasil destacam-se o Park Assist, que auxilia no estacionamento em vagas paralelas e transversais, o ACC (Adaptive Cruise Control) auxilia no controle de velocidade e distância do veículo à frente, e o detector de fadiga, equipamento detecta a perda de concentração do motorista e o avisa através de um sinal auditivo com cinco segundos de duração, presentes nos modelos Tiguan e Passat.
Ao longo da trajetória no Brasil, a Volkswagen sempre investiu em superar as expectativas dos clientes com produtos inovadores e tecnologias de ponta. Em 1962, a marca já trazia ao mercado brasileiro um veículo ousado para época: o Karmann-Ghia, lançado em parceria com a empresa alemã de mesmo nome. O esportivo, mundialmente conhecido e admirado, tinha padrão de acabamento superior para transportar duas pessoas.
Com o lançamento Passat, em 1974, a Volkswagen deu um salto tecnológico ao apresentar um veículo com motor frontal refrigerado a água e suspensão com molas helicoidais.
Em 1980, o Gol Geração I, com motor 1.3, inaugurou uma nova fase na indústria automotiva brasileira. Nascia uma nova família de veículos, com a chegada ao mercado nos anos seguintes dos modelos Voyage (1981), Saveiro (1982) e Parati (1983).
Com o Gol GTi 2.0, a Volkswagen lançou, em 1988, o primeiro carro nacional com injeção eletrônica de série, uma nova tecnologia que trouxe melhor desempenho, com menor consumo de combustível e emissão de gases poluentes.
Na década de 1980, já posicionada no segmento de entrada e de carros médios, a Volkswagen passa a atuar também no segmento de luxo, com o lançamento do Santana, em 1984, seguido pela Quantum, em 1985.
Projetado e desenvolvido por engenheiros e desenhistas brasileiros, o Novo Santana, lançado em 1991, tornou-se o primeiro veículo nacional a oferecer freios ABS, em 1992, e também foi pioneiro entre os veículos nacionais na utilização de catalisador. 
Modelos desenvolvidos na Volkswagen do Brasil que se multiplicaram em quase 20 milhões de unidades:

VW 1600 – 1968 
Variant – 1969 
SP1 e SP2 – 1972 
Brasília – 1973 
Variant II – 1977 
Gol – 1980 
Voyage – 1982 
Saveiro – 1983 
Parati – 1983 
Santana – 1984 
Quantum – 1985 
Voyage (segunda geração) – 1987 
Apollo – 1990 
Voyage (terceira geração) – 1991 
Logus – 1993 
Pointer – 1994 
Gol (segunda geração) – 1994 
Parati (segunda geração) – 1996 
Saveiro (segunda geração) – 1997 
Gol (terceira geração) – 1999 
Saveiro (terceira geração) – 2000 
Parati (terceira geração) – 2000 
Fox – 2003 (e suas atualizações) 
Polo Sedan – 2003 (e suas atualizações) 
Parati (quarta geração) – 2004 
Saveiro (quarta geração) – 2004 
CrossFox – 2005 (e suas atualizações) 
Gol (quarta geração) – 2005 
SpaceFox – 2008 (e suas atualizações) 
Gol (geração cinco) – 2008 
Voyage (quarta geração) – 2008 
Saveiro (quinta geração) – 2009 
Saveiro Cross – 2010 
SpaceCross – 2011

O Gol da Volkswagen
Já em sua quinta geração, o Gol, lançado em 1980, é o modelo de maior sucesso da marca no Brasil, com quase 7 milhões de unidades produzidas e mais de 5,8 milhões de unidades comercializadas no mercado interno. 
Entre os modelos que registram maior volume de produção na trajetória da marca, destaca-se o lendário Fusca, que até 1986, quando deixou de ser comercializado, atingiu 3,3 milhões de unidades fabricadas e vendidas no Brasil. Na década de 1970, a Brasília também foi um modelo de grande sucesso da marca no País, alcançando a marca de 947.169 unidades produzidas, nos nove anos em que esteve no mercado.
Modelos comercializados atualmente e que se destacam pelos expressivos volumes de produção são a Kombi, que em 2011 atingiu o marco de 1,5 milhão de unidades produzidas no Brasil, e o Voyage, que no início de 2012 chegou ao volume de 1 milhão de unidades fabricadas.
Foi em 1970 que a Volkswagen chegou ao primeiro milhão de veículos produzidos no Brasil. Na época, a empresa tinha começado a atuar no segmento de médios, com a introdução da Variant em duas versões: perua (duas portas) e sedan (quatro portas).
Com a produção da Brasilía e posteriormente do Passat, além da inauguração de uma nova fábrica, em Taubaté, a Volkswagen encerrou a década de 1970 alcançando a produção de 5 milhões de unidades, em 1979.
Ao longo de sua história no Brasil, a marca Volkswagen projetou e desenvolveu aqui no País uma série de modelos, que se tornaram sucessos, como o Gol, o Fox, a Brasília, a Variant, o Karmann Ghia e o esportivo SP2.

Fundação Volkswagen, semeando educação
A Volkswagen não é só especialista em produzir veículos de avançada tecnologia e oferecer serviços de qualidade. Seu compromisso com o País vai muito além.
Com mais de 30 anos de existência, a Fundação Volkswagen é responsável pelo investimento social da empresa no País, por meio de projetos com foco em educação e desenvolvimento social. Tem como objetivo promover ações que contribuam para a melhoria da qualidade da educação pública e que fomentem o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda. Em 2011, atingiu o marco de 1 milhão de alunos beneficiados em nove anos de atuação de seus projetos educacionais.

Compromisso com a qualificação profissional
A Volkswagen do Brasil é uma das maiores empregadoras da indústria automotiva brasileira, com um total de 24.000 empregados em suas quatro fábricas no País.
Desde o início de sua história, a empresa sempre investiu na educação e qualificação de seus empregados. É pioneira na parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que já formou cerca de 6 mil jovens desde 1973.
Em 2011, o investimento da empresa em educação corporativa foi de R$ 20,6 milhões, equivalente a 30,4 horas de treinamento por empregado.

Sustentabilidade como princípio de gestão
Um dos objetivos da Volkswagen do Brasil é desenvolver a sustentabilidade como princípio de gestão. A empresa promove uma série de iniciativas de proteção ambiental e responsabilidade social.
Numa iniciativa pioneira entre as montadoras instaladas no País, a Volkswagen anunciou a construção de duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), com capacidade para gerar 48,2 MW por ano. A primeira hidrelétrica, a PCH Anhanguera, em operação desde março de 2010, garantiu à Volkswagen a conquista, no início deste ano, do Certificado de Emissões Reduzidas (CER), também conhecido como Créditos de Carbono, aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O certificado atesta que a hidrelétrica é uma iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.
É a primeira empresa do País a implantar um software de gerenciamento de sustentabilidade, denominado SoFi, que permite administrar dados sobre as emissões de gases de efeito estufa e preparar relatórios ambientais. Além disso, utiliza uma ferramenta - o programa GaBi - que permite analisar o ciclo de vida de uma nova instalação ou processo industrial.

Fábricas

Fábrica Anchieta – São Bernardo do Campo (SP)
Inaugurada em 18 de novembro de 1959, a fábrica do ABC paulista foi a primeira da marca fora da Alemanha. É considerada um complexo industrial por abrigar ali atividades como Estamparia, Armação da carroceria, Pintura, Montagem Final, fabricação de motores, caixas de câmbio e centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos.
Atualmente, a fábrica Anchieta reúne o maior números de trabalhadores da indústria automobilística do Brasil (cerca de 14 mil), produzindo os modelos mais vendidos do mercado: Gol, Parati, Saveiro, e Kombi, que também são exportados para diversos países no mundo.
Fábrica de Taubaté (SP)
A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) completou 36 anos de operação, no último dia 14. A unidade emprega 1.300 dia atualmente mais de 5 mil pessoas, que são responsáveis pela produção dos modelos Gol (líder de vendas no Brasil há 25 anos consecutivos) e Voyage. Até hoje, a unidade já produziu mais 5,6 milhões de automóveis.
Inaugurada em 1976, a fábrica está com as obras da nova unidade de pintura em fase avançada e, com a plena utilização das instalações, elevará a sua capacidade produtiva, que atualmente é de cerca de 250 mil veículos por ano. Para isso, estão sendo investidos aproximadamente R$ 360 milhões nessa nova unidade, que será referência em tecnologia, automação e proteção ambiental.

Fábrica de São José dos Pinhais (PR)
Uma das mais modernas fábricas do grupo Volkswagen, a unidade de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba (PR), é uma das maiores indústrias empregadoras do Estado e uma referência em qualidade para o setor automotivo.
Desde a inauguração, em 18 de janeiro de 1999, o complexo industrial produziu mais de 1,8 milhão de veículos para os mercados interno e externo e, atualmente, emprega 3.500 colaboradores. Inaugurada como fabricante Volkswagen e Audi, a unidade paranaense produz atualmente os modelos Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf.

Fábrica de São Carlos (SP)
A fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, em São Carlos, iniciou suas atividades em outubro de 1996 e produz 42 modelos diferentes de motores 1.0, 1.4 e 1.6 litro, os quais equipam os modelos Gol, Fox, Voyage, Crossfox, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Kombi,

Gol G4 e Golf.
A unidade é a terceira maior fábrica de motores do Grupo Volkswagen, atrás somente de Salzgitter (Volkswagen), na Alemanha, e Györ (Audi), na Hungria. Conta com 818 empregados diretos e já produziu mais de 6 milhões de motores desde a sua inauguração.

O Grupo Volkswagen
O Grupo Volkswagen, com sede em Wolfsburg, é um dos maiores fabricantes automotivos do mundo e maior fabricante da Europa. Em 2011, atingiu pela primeira vez um volume de vendas de 8,12 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo.
É composto por dez marcas de sete países europeus: Volkswagen, Audi, SEAT, Skoda, Volkswagen Veículos Comerciais, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Scania e MAN. Cada marca tem suas prórpias características e opera de forma independente no mercado. A gama de produtos vai de veículos compactos de baixo consumo de combustível a veículos de alto luxo. No segmento de veículos comerciais, a oferta de produtos inclui picapes, ônibus e caminhões.
O Grupo possui 64 fábricas no mundo em 22 países, sendo 15 na Europa e outras 7 em países das Américas, Ásia e África. No mundo, cerca de 500.000 empregados produzem cerca de 30.000 veículos por dia, que são comercializados em 153 países.
O objetivo do Grupo é oferecer produtos atrativos, seguros e amigáveis ao meio ambiente que sejam competitivos nos mercados e que estabeleçam padrões mundiais em seus respectivos segmentos.

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