Fundada na Alemanha em 1972 por Jochen Neerpasch, a BMW Motorsport, mais conhecida como BMW M, surgiu com o propósito de otimizar a relação homem x máquina, por meio dos veículos e de um centro de treinamento de motoristas, o qual em 1977 veio a se chamar BMW Driver Training, que atua no Brasil a mais de uma década.
Em menos de um ano de existência, a marca já conquistava sua primeira vitória em competições no Campeonato Europeu, com o modelo 3.0 CSL. Este carro de turismo se tornou ícone na época por ser o primeiro BMW com motor 6 cilindros com 4 válvulas por cilindros e equipado com o sistema ABS. A partir de 1974, a tecnologia experimentada nas pistas chegou às ruas e se tornou padrão no BMW Série 7.
Posteriormente, em 1978 nascia o carro de rua mais rápido construído na Alemanha: o BMW M1, o primeiro BMW desenvolvido 100% pela BMW M e com motor central . Com 277 hp e apenas 1,14 metros de comprimento, este veículo alcançou uma velocidade máxima de 264,7 km/h.
“Eu tive a grande felicidade em 1978, quando corria no Campeonato Europeu de Fórmula 2 pela equipe oficial da BMW, de poder participar dos testes do primeiro carro da linha M, o BMW M1. O guiei por mais de 7.000 Km pelas estradas da Alemanha. Como se tratava do primeiro carro esportivo que a BMW estava lançando, a ideia seria que o mesmo fosse pilotado em estradas na sua capacidade plena, ou seja, andar o mais rápido possível. Sem dúvida foi uma experiência única poder ter participado dos testes deste ícone da BMW”, comenta o piloto brasileiro Ingo Hoffmann.
O sucesso do modelo motivou a marca a desenvolver um sedã de alto desempenho que se tornaria uma lenda no automobilismo em 1984: o BMW M5. Com motor de 286 hp ele chegava a uma velocidade máxima de 245 km/h.
27 anos depois, o M5 chegou à sua quinta geração como o mais bem sucedido veiculo no segmento premium da classe executiva. Com novo motor de alto desempenho de 4,4L V8 com o motor BMW M TwinPower Turbo, gerando 560 hp a 6.000 - 7.000 rpm, torque máximo de 680 Nm de 1.500 rpm.
Dois anos depois do lançamento do primeiro M5, a BMW M apresentaria o carro de turismo de maior sucesso de sua história, em 1986. O BMW M3 é um compacto esportivo de duas portas com motor de quatro cilindros de 16 válvulas e 195 hp, alem de possuir catalisador como padrão. Tornou-se referência no segmento de automóveis esportivos.
Nos cinco anos seguintes, o M3 foi o líder incontestável no cenário internacional de carros de turismo, com dois títulos conquistados nos Campeonatos Europeus e vencedor por duas vezes no DTM.
Assim como o modelo utilizado nas pistas, o BMW M3, a versão de rua, atingiu um volume de vendas que ninguém esperava: mais de 17.970 unidades, incluindo 600 unidades de 2,5 litros modelos Sportevolution M3 e 765 M3 conversíveis artesanalmente.
Após 20 anos sem participar do DTM, a BMW Motorsport está de volta à categoria para enfrentar um novo desafio com três equipes e seis carros modelo BMW M3 DTM, desenvolvidos para seguir os passos da lendária primeira geração do M3 com motor V8 4.0, que desenvolve 480 hp de potência e 51,2 Nm de torque, acoplado a um câmbio sequencial de seis velocidades e com peso em torno de 1.200 quilos, aceleração até 100km/h em cerca de 3 segundos.
“A M3 foi uma das maiores surpresas que tive no automobilismo! De todos os carros que já pilotei, nenhum conseguiu unir tão bem esportividade e conforto”, diz o piloto do BMW Team Brasil Patrick Gonçalves, que atualmente pilota um M3 na categoria GT4.
Nestes 40 anos de história a BMW M segue a cada dia, desenvolvendo modelos de alta performance, com a máxima tecnologia e segurança.
Em 2010 um novo modelo passou a integrar a família M. O BMW Série 1 M Coupé, reconhecido como o menor e mais divertido BMW M de todos os tempos, ele uniu a tecnologia de um automóvel de alto desempenho a agilidade e leveza de um modelo compacto. O resultado, um carro de seis cilindros em linha com potência de 340 hp e torque máximo de 450 Nm a apenas 1.500 rpm, aceleração de 0 -100 km/h em 4,9 segundos.
O desempenho dos automóveis produzidos pela marca também chegou à linha SAV da BMW. O X5 M e o X6 M ganharam um motor V8 BMW M TwinPower Turbo de alta performance adaptados às características dos modelos. O resultado, carros com respostas instantâneas típicas da linha M e desenvolvimento de torque uniforme, potência de 555 hp, a aceleração de 0-100 km é possível em 4,4 segundos. O BMW X5 M e o BMW X6 M são considerados os SAV e SAC mais rápidos do mundo.
Atualmente seis modelos da marca possuem versões “M”. E os brasileiros podem se preparar, pois este ano o novo BMW M5 chega ao mercado nacional.
“As duas maiores atualizações do novo BMW M5 foram o câmbio e o motor, que passou a ser V8 biturbo. Com o novo câmbio, o novo modelo acabou se tornando um veículo com dupla finalidade, pois com a opção comfort, o câmbio é suave e macio como qualquer carro de luxo. As trocas de marcha são leves e o consumo de combustível é reduzido. Porém, apesar de mais pesado que a versão anterior, é muito mais ágil e responde perfeitamente bem à pilotagem mais agressiva e esportiva devido ao novo conjunto de amortecedor”, comenta Augusto Farfus, piloto brasileiro do BMW Team no Campeonato Alemão de Turismo (DTM) sobre o BMW M5 da atualidade.
Para comemorar os 40 anos de BMW M, a BMW do Brasil desenvolveu um conteúdo especial para os apaixonados pela marca, que pode ser acessado no site www.bmw.com.br/m , além disso a BMW do Brasil marca presença este ano, pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de Gran Turismo 2012 com o BMW M3 GT4 e BMW Z4 GT3, reforçando a presença da BMW em Motorsport.
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