sábado, 9 de junho de 2012

Extra

Parte IV - 50 Anos do Cobra
Chris Amon, Henry Ford II (convidado especial da prova) e Bruce McLaren comemoram a vitória nas 24 horas de Le Mans de 1966.
Ford GT 40, uma Forja de Campeões: Bruce McLaren Parte I
Estou começando uma sub-série que vai abordar sobre quem pilotou o lendário Ford GT40. O primeiro piloto, cuja trágica morte completou 40 anos na semana passada, que iremos abordar em dois capítulos quinzenais é Bruce McLaren. Nessa primeira parte uma resumida biografia, sua participação na história do GT40 até a vitória em Le Mans e a segunda irá abordar os últimos anos do GT e a sua participação na Fórmula 1 e a criação da equipe que leva o seu nome.

Fim de infância difícil e um inusitado presente
Leslie Bruce McLaren nasceu na Nova Zelândia, em 30 de agosto de 1937 na cidade de Auckland. Filho de um mecânico, herdou a paixão pelo automobilismo, mas aos nove anos de idade contraiu a Síndrome de Legg-Calvé-Perthes, que causa uma interrupção de circulação sanguínea na cabeça do fêmur e o deixou acamado por meses. Mesmo depois de ter melhorado, ainda era submetido à tração, um tratamento doloroso para combater uma das sequelas da doença que foi o encurtamento de cinco centímetros de uma das pernas. 
Aos 10 anos ganha do pai, que junto com os tios era um piloto ocasional de motos, um velho Austin preparado para corridas e aos 14 anos participa de uma prova de subida de montanha. Na década de 50 disputa o título de um campeonato de fórmula regional e ganha uma bolsa para correr na Europa. Aqui daremos uma pausa, já que em duas semanas vamos abordar a sua carreira na Fórmula 1.
1000 km de Nurburgring, Alemanha, 1964. Ford GT40 de Bruce McLaren e Phil Hillat correndo na estréia do carro.
Ford GT - De um começo difícil à consagração em Le Mans
1000 km de Nurburgring, Alemanha, 1964. O estreante Ford GT40 MKI de Bruce McLaren e Phil Hill sendo alvo da curiosidade do público.
O Ford GT 40, como abordamos à duas semanas (veja aqui) não foi bem em sua estréia em 1964. O MKI teve problemas com câmbio que não suportava a força do motor Ford de 4,7l pertencente ao Farlaine. Bruce Mcaren conseguiu um segundo lugar nos 1000km de Nurburgring, mas o carro teve o câmbio quebrado porque não suportava a força do motor.
Nas 24 horas de Le Mans o carro volta a dar problemas com o câmbio, que continua não resistindo à força do motor. Bruce consegue a 29 posição junto com o parceiro Ken Miles após resistir por 192 voltas. Para se ter uma idéia, os três primeiros colocados eram Ferraris e em 4 vinha um Cobra Daytona da equipe de Carroll Shelby. Nas outras corridas, as quebras tiraram o carro carro da corrida.
No ano seguinte, Carrol Shelby já era o chefe da equipe oficial da Ford e assumia o desenvolvimento do GT40 que ganhou novo câmbio, mecânico da ZF. Mas o carro só conseguiu um 36º em Le Mans e Bruce repetindo a parceria com Ken Miles ficou em 39º. 
Em 1966 com um GT MKII e com novo parceiro, Chris Amon, vê o ex-companheiro Ken Miles fazer a pole e vencer os 2000 km de Daytona e Dan Gurney completar a volta mais rápida, todos com o MKII. 
Em 24 horas de Le Mans a dupla Bruce McLaren e Chris Amon chega em primeiro, seguida pela dupla Ken Miles e Dennis Hulme com o GT MKII com o motor de 7l, ambos da equipe de Carrol Shelby. Em terceiro a dupla Ronnie Bucknum e  Dick Hutcherson da equipe Holman & Moody-Essex Wire Corp.
Voltamos em duas semanas com a segunda parte desse texto encerrando a participação de Bruce McLaren.
24 Hours de LeMans, LeMans, França, 1965. Ken Miles e Bruce McLaren em ação no protótipo Ford Mark II, que conseguiu ficar somente em 39º na classificação geral após  uma quebra.
2000 km de Nurburgring, Alemanha, 1964. Bruce McLaren (em primeiro plano) e Phil Hill discutem acertos no carro.
Teste no Circuito de Daytona, Flórida, 1966. Bruce McLaren e Mario Andretti testam o Ford J que substituiria o então problemático GT40. Além de não ir bem nas corridas em que participou, ceifou a vida de Chris Amon.
24 Hours de LeMans, França, 1966. O Ford GT40 Mark II da equipe  Shelby American Ford  da dupla Bruce McLaren e Chris Amon.
24 Hours de LeMans, França, 1966. Os Ford GT-40 Mark II fizeram as três primeiras posições. O carro campeão pilotado por Bruce McLaren e Chris Amon em ação durante a corrida.
Chris Amon, Henry Ford II (convidado especial da prova) e Bruce McLaren comemoram a vitória nas 24 horas de Le Mans de 1966.

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