sábado, 27 de junho de 2009

Panamera: Porsche "for four"

Antes de ser lançada em 2009, o Cayenne, era o único Porsche que acomodava com conforto quatro passageiros ou mais. Os modelos tradicionais da marca de Stuttgart, Alemanha, são carros feitos para o motorista, com no máximo um passageiro e no banco traseiro, alguma bagagem que ficasse fora do pequeno porta-malas. De jeito algum, viajavam mais do que quatro pessoas num Porsche. Porém, com a chegada do Panamera, novo modelo quatro portas, apresentado em 2009 no Salão de Genebra, Suiça, resolveu o problema de conforto para mais dois ocupantes. Possui quatro lugares com espaço suficiente para o conforto dos passageiros e porta-malas com capacidade estimada em 450 litros. Ele é o que pode se chamar de "911 de Itu", cidade do interior de São Paulo, conhecida por sua mania de grandeza de seus objetos. O Panamera é concorrente direto do Mercedes-Benz CLS e do futuro Aston Martin Rapide. Seu motor, uma verdadeira "usina" de força é montado em sua dianteira. São três opções de motores disponíveis para o modelo quatro portas da Porsche. O primeiro fornecido pela conterrânea VW, de seis cilindros, 3.5 litros e potência beirando os 300 cv. As outras duas são "usinas" feitas na própria Porsche. Uma de 350 cv e outra, biturbinada, passando dos 560 cv. O Panamera não precisa acelerar muito para dar pau no Mercedes-Benz CLS 63 tratado pela AMG, que atualmente conta com 521 cv de potência. Se por um acaso a MB pensar em acelerar mais fundo e perturbar seu compatriota, a marca de Stuttgart tem no fundo da oficina, montadinho, um V10 de 710 cv, que atualmente equipa o Carrera GT. É só mexer.

Um comentário:

  1. Logo, logo vai ter uma edição a diesel. Europeus adoram esse combustível por ser mais econômico e tem os ecochatos que não deixam mais a gente dirigir sem ter algum sentimento de culpa pelo derretimento das geleiras...

    ResponderExcluir