segunda-feira, 13 de julho de 2009

CB 300R, a “triz” da Honda

Está no mercado brasileiro a nova Honda CB 300R, que chega para substituir com muita autoridade a CBX 250 Twister, que reinou durante muito tempo. A motorização, com capacidade ampliada, proporciona pilotagem mais emocionante e desempenho tanto no uso urbano, para locomoção diária, quanto nas estradas, para o lazer aos finais de semana. São algumas das qualidades da CB 300R, que chega para ampliar a atuação da marca no segmento de média cilindrada e atender à demanda dos fãs da CBX 250 Twister, além de “cezegeiros” que buscam maior diferenciação e evolução. Diante de suas principais concorrentes, a “triz” da Honda se destaca por ser a única da categoria com motor de 300 cc, com duplo comando de válvula no cabeçote e por utilizar sistema de alimentação por injeção eletrônica de combustível PGM-FI.
Design Linhas modernas e agressivas, o destaque fica por conta de sua robustez. Adota o conceito “street fighter”, que transmite força na parte dianteira e leveza na traseira, sem carenagem e com o motor exposto. Sua esportividade também é favorecida por itens como ponteira e protetor do escapamento em aço inox, paralama com linhas envolventes e aerodinâmicas, pneus largos e rodas de liga leve com cinco raios duplos. O conjunto frontal, com formas aerodinâmicas, dá à CB 300R identidade marcante. O farol com refletores multifocais garante boa visibilidade noturna, com maior área de iluminação e menor índice de dissipação. Sua carenagem, mais moderna e esportiva, está integrada ao conjunto e amplia a sensação de grande porte da motocicleta. O tanque de combustível possui linhas acentuadas, vincos e curvas que potencializam a robustez. Capaz de armazenar 18 litros de combustível (com três de reserva), proporciona grande autonomia e praticidade em longas viagens e permite excelente encaixe para as pernas do piloto. Na traseira, o modelo conta com lanterna exclusiva e rabeta mais curta e afilada, o que reforça sua leveza. O assento em dois níveis proporciona melhor ergonomia, garantindo o conforto tanto do piloto quanto do garupa. Para este último, há também novas alças em alumínio, com formato agressivo, que completam o design da motocicleta e oferecem mais conforto e segurança. A ergonomia, tanto para o piloto quanto para o garupa, foi melhorada. A altura do guidão foi ligeiramente elevada, melhorando o conforto sem a perda da esportividade, e as pernas do piloto têm melhor encaixe junto ao tanque, ampliando o prazer na pilotagem. Já para o garupa, a posição foi elevada graças ao novo assento, que deixa o passageiro numa situação mais confortável.
Com 143 kg de peso seco, o modelo possui relação entre comprimento, largura e altura de 2.085 mm x 745 mm x 1.040 mm. A distância entre eixos é de 1.402 mm, enquanto o assento apresenta 781 mm de altura e a distância mínima do solo é de 183 mm. O ângulo de cáster e o trail foram modificados, proporcionando mais agilidade à motocicleta.
Motor O motor DOHC (Double Over Head Camshaft) com duplo comando de válvula no cabeçote, monocilíndrico, quatro tempos, com quatro válvulas e com radiador de óleo do motor, agora possui 291,6 cc. Enquanto o torque passou de 2,48 kgf.m para 2,81 kgf.m a 6.000 rpm, o que representa um aumento de aproximadamente 13%, a potência passou de 24 cv a 8.000 rpm para 26,53cv a 7.500 rpm, aumentando aproximadamente 10,5%. O moderno sistema de alimentação PGM-FI (Programmed Fuel Injection) foi desenvolvido pela Honda. Este, aliado ao catalisador instalado no escapamento da motocicleta, faz com que o modelo atenda ao Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), em níveis bem abaixo aos estabelecidos pela legislação. Enquanto o limite estabelecido é de 2 g/km de monóxido de carbono (CO), 0,3 g/km de hidrocarbonetos (HC) e 0,150 g/km de óxido de nitrogênio (NOx), a CB 300R emite 1,309 g/km de CO, 0,076 g/km de HC e 0,096 g/km de NOx. Conjunto resistenteO novo chassi, do tipo berço semiduplo em aço tubular, proporciona resistência às torções e excelente dirigibilidade. O modelo é equipado com partida elétrica e bateria selada isenta de manutenção periódica.
A suspensão dianteira, do tipo garfo telescópico com 130 mm de curso, e a traseira, do tipo monoamortecida com 105 mm de curso, oferecem estabilidade e conforto. Os freios, dianteiro a disco com 276 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão e traseiro a tambor com 130 mm de diâmetro, proporcionam frenagens precisas e seguras e foram perfeitamente dimensionados para as características e o desempenho da motocicleta. A CB 300R utiliza pneus esportivos largos e de perfil baixo, do tipo 110/70 –17M/C na dianteira e 140/70 – 17MC na traseira, que garantem estabilidade, tração e aderência. As rodas de alumínio de cinco raios duplos e 17’’ possuem desenho exclusivo, reforçando a esportividade do modelo.

O painel está mais completo: moderno e esportivo, adota a tendência das superesportivas (CBR) e é composto por tacômetro de ponteiro em combinação com velocímetro, hodômetros total e parcial e marcador de nível de combustível no display digital, além de luzes indicadoras da injeção eletrônica, “neutro”, farol alto e sinalizadores. A motocicleta conta também com o Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura adicional acionada com chave sextavada e combinações magnéticas) e comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).Disponível nas cores preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica, a CB 300R tem previsão de vendas de 50 mil unidades até dezembro de 2009. Seu preço público sugerido é de R$ 11.490,00 (base Estado de São Paulo) e não inclui despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

15 comentários:

  1. tem como usar na cb300 pneus da hornet?

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  2. Acredito que não, pois são maiores, logicamente e feitos para a Hornet.
    Valeu amigo visitante.

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  3. amigo se eu colocar o pneu trazeiro da hornet em minha cb 300,pode acarretar algum dano ao motor?obrigado.

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  4. Eu não recomendaria. O pneu não é para ela. Obrigado pela visita.

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  5. AMIGO,E O QUE ME DIZ DE ESCAPES TIPO O COYOTE TRS PARA CB300?TRAZ ALGUM DANO AO MOTOR?OBRIGADO PELA ATENÇAO.

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  6. Acredito que não tenha problema, desde que o motor seja regulado para aquele tipo de sistema de exaustão. Obrigado pela visita.

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  7. parabens pelo blog amigo.é muito importante se ter com quem tirar duvidas.obrigado e fica com Deus.

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  8. Obrigado, estou aqui para atender no que estiver ao meu alcance. Obrigado pela visita.

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  9. a cb 300 é uma moto pra usar no dia a dia para ir trabalhar ou ela não é muito economica tem q ser mais para dar uma saida

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  10. Quanto ganho de potencia com o escape coyote trs
    para cb300r

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  11. Quanto ganho de potencia com o escape coyote trs para cb300r

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  12. A própria Roncar, fabricante do escapamento fala sobre o ganho de potência. Obrigado pela visita.

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  13. só querias saber se o vasamento no cabesote da cb 300 r 2012 foi resolvido? e uma pergunta: se aumentarao a cilindrada da moto porque diminuiran uma marcha? a twister era 250 cc e erao 6 marchas

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  14. Caro visitante, todas as informações podem ser conseguidas no fale conosco do site Honda Motos. A moto melhorou muito. Obrigado pela distinta visita.

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