O Chevrolet Astra fica ainda mais completo para manter a liderança em vendas no segmento de hatches médios do Brasil, que já dura 10 anos – neste período, o modelo atingiu a marca de mais de 310.000 unidades vendidas no Brasil. Para este desafio, a linha 2010, que chega às concessionárias Chevrolet de todo o País no final de julho, ganhou novos conteúdos para agradar ainda mais aos exigentes consumidores desta categoria, entre eles ar-condicionado eletrônico digital e rodas de liga leve aro 16 polegadas.
As novidades do Chevrolet Astra 2010 referem-se a diversos quesitos, selecionados durante pesquisa de mercado realizada pelo Marketing da Chevrolet. Segundo o estudo, os consumidores de modelos do segmento de hatches médios no Brasil levam em consideração, no momento da compra, desempenho, conforto e comodidade (nível de equipamentos disponíveis), design e relação custo-benefício.
Apelos atendidos
As novidades implementadas no Astra 2010 seguiram os desejos do consumidor da categoria, com a introdução de um pacote muito similar ao da versão Elegance, a mais sofisticada da linha.
No aspecto conforto, que diz respeito ao nível e quantidade de equipamentos, o modelo vem agora, de série, com ar-condicionado eletrônico digital com controle automático da temperatura, regulagem elétrica de altura dos faróis halógenos e faróis com desligamento automático temporizado - após o seu acionamento com o veículo desligado, os faróis permanecem acesos por 15 segundos.
Também são itens de conforto o espelho retrovisor eletrocrômico (escurecimento automático e antiofuscante) e luz de cortesia integrada com ativação e desativação automáticas; limpador do vidro traseiro acionado automaticamente ao engate da marcha à ré, sempre que o limpador de parabrisas estiver ligado; banco traseiro rebatível com encosto dividido 1/3 e 2/3; descansa-braço central; e portinhola de acesso ao porta-malas pelo habitáculo.
No aspecto design, outra importante razão de compra dos hatches médios, as novidades do novo velho Chevrolet são as rodas de liga leve aro 16 polegadas (que vieram da versão SS), farol de neblina no parachoque dianteiro, aerofólio traseiro (exceto para a configuração de entrada), ponteira do escapamento polida e em formato “oval”, além de instrumentos no painel com moldura preta, fundo branco, ponteiros pretos e anéis cromados.
O modelo também se destaca pelo desempenho do motor Flexpower 2.0, que recebeu importantes modificações este ano e agora desenvolve 140 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com álcool, e 133 cv a 5.600 rpm, com gasolina. Esta motorização ainda está mais econômica e ecológica.
Torque elevado em baixa
O motor 2.0 Flexpower possui torque entre os melhores da categoria: 19,7 kgfm a 2.600 rpm (álcool) e 18,9 kgfm a 2.600 rpm (gasolina). Estes torques máximos em baixa rotação proporcionam conforto ao dirigir, em condições superiores em relação aos veículos equipados com motores 1.6 e 1.8 litro.
A versão com câmbio manual atinge a velocidade máxima de 200 km/h, quando abastecido com álcool, e 195 km/h, com gasolina. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 9s8, com álcool, e 10s3, com gasolina.
Com gasolina, o hatch equipado com câmbio manual faz 16,4 km/litro na estrada e 11,1 km/litro na cidade (média combinada de 13,0 km/litro). Quando está abastecido com álcool, o Astra registra 11,0 km/litro na estrada e 7,5 km/litro na cidade (média combinada de 8,8 km/litro).
Já o equipado com transmissão automática chega a velocidade máxima de 198 km/h, com álcool no tanque, e 190 km/h, com gasolina. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 11s2 (álcool) e 12s (gasolina).
O modelo automático, abastecido com gasolina, faz 15,0 km/litro (estrada), 10,5 km/litro (cidade), o que dá uma média combinada de 12,1 km/litro. Quando movido a álcool, o Astra automático faz 10,3 km/litro na estrada e 7,5 km/litro na cidade (média de 8,6 km/litro).
Para obter melhor desempenho, a GM Powertrain realizou importantes alterações, deixando o propulsor com uma curva de torque superior em todas as rotações, além de maior potência.
O motor 2.0 Flexpower tem o coletor de admissão em material plástico, que propicia uma redução de 30% no peso deste conjunto em relação ao similar de alumínio; coletor de escapamento em aço inox e a adição do sistema de comando de válvulas roletado LFVT (Low Friction Valvetrain) – de baixo atrito.
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