domingo, 26 de julho de 2009

Pneus carecas. Perigos rodam com você

Automóvel de tanque cheio, lavado, encerado e polido. Motor funcionando que é uma beleza, com aquele ronco esportivo. O som, de qualidade perturbante. E os pneus? Nem calibrados estão e calçam rodas de aros inimagináveis. Parando por ai, tudo bem, mas se eles estiverem carecas? Os carecas não tem a menor vez com as ruas e estradas. São perigosos e na maioria das vezes, são causas de acidentes graves. Os pneus precisam de cuidados indispensáveis, como pressão correta, alinhamento e balanceamento, que evitarão o desgaste prematuro deles. A baixa pressão, o faltar ar dentro do pneu, prejudica a área de contato com o solo, provocando desgaste rápido e irregular da banda na área dos ombros, reduzindo a sua durabilidade e aumentando o consumo de combustível. A alta pressão cria alteração na área de contato do pneu com o solo, provocando desgaste acelerado, no centro da banda de rodagem, diminuindo a vida útil do pneu. Quem pensa que encher bastante o pneu, compensa a sobrecarga, está redondamente enganado. O pneu com alta pressão está fraco, já que esse estado é muito superior ao que ele foi projetado. Fica mais sensível a cortes e impactos, além de sacrificar o conforto na direção. Sem câmara. É sem mesmo Outro detalhe importante a ser observado é que pneus do tipo sem câmara, foram fabricados de formas diferentes e possuem características que dispensam o item acima. Assim, um pneu do tipo sem câmara poderá ser utilizado com câmara. Não custa nada e nesse caso o tempo não importa. Consultar o certificado de seus pneus é importante, já que oferece informações para a conservação e aumento de vida útil de seus pneus e com isso, cuidando de sua segurança. Rodízio e balanceamento. Quando fazer? O rodízio deve ser feito a cada 5.000 km ou antes que você perceba desgaste irregular dos pneus. Procurar uma oficina de confiança é o mais recomendado. O alinhamento da rodas também tem importância, já que o desgaste do pneu é provocado pelas más condições mecânicas do veículo. O alinhamento das rodas, os freios, os eixos e até o chassi do veículo influencia no comportamento do pneu. Ele deve ser realizado a cada 5.000 km. E o balanceamento? É o equilíbrio do conjunto pneu/roda através de contra-pesos.O desbalanceamento provoca vibrações no volante, desconforto ao dirigir, perda de tração e estabilidade, dificuldade em manter o veículo na trajetória, desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores, terminais de direção e desgaste prematuro dos pneus. Quando for alinhar, cheque o balanceamento, pois as ruas e estradas das cidades brasileiras estão em petição de miséria, o que prejudica demais a conservação deste importante item do veículo. Os pneus (e isso inclui o estepe) devem ter a pressão checada uma vez por semana. Devem ser calibrados sempre frios, para evitar o que se chama de sangria, isto é, retirar ar quente do pneu. Devem ser seguidas as recomendações de pressão especificadas pelo fabricante do veículo através do Manual do Proprietário. Antes de sair para viajar, faça uma checagem das pressões dos pneus. Você deve checar sempre as válvulas, para certificar-se de que elas não apresentam vazamentos e se estão todas com as suas respectivas tampas. Os chamados pneus "high performance" são fabricados com compostos especiais. Por essa razão, podem apresentar uma vida útil um pouco menor, mas proporcionam uma estabilidade e aderência muito maiores. Os pneus têm garantia do fabricante contra defeitos de matéria-prima ou mão-de-obra. Peça sempre o seu Certificado de Garantia ao adquirir um pneu.
Rodar com pneus em mal estado de conservação, os chamados carecas é considerado infração grave e custa R$ 127,00 e sete pontos na CNH. Os pneus velhos são focos de mosquitos e demoram centenas de anos para se degradarem, representando sério risco à saúde das pessoas e ao meio ambiente. Participe você também, quando fizer a troca dos pneus, deixe os velhos na loja ou oficina especializada em que realizar a substituição. Assim, você colabora com a preservação do meio ambiente.

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