A Nissan revelou mais detalhes do seu primeiro veículo totalmente elétrico, o EV. O protótipo, baseado na plataforma do Tiida, tem um sofisticado sistema para permitir que o veículo tenha uma autonomia bem maior que a encontrada no mercado. A plataforma do EV utiliza uma carroceria rígida, motor de alta performance e baterias de íon-lítio compactas com alta potência e grande capacidade. A idéia da Nissan é oferecer ao consumidor alta performance e muita segurança, além de uma experiência silenciosa e calma ao volante, algo que somente um trem de força elétrico pode proporcionar. O EV está previsto para ser lançado comercialmente em 2010 nos Estados Unidos e no Japão e receberá o nome Leaf.
O motor desenvolvido pela Nissan entrega 80kW/280Nm para respostas rápidas e vigorosas do pedal do acelerador. As baterias de íon-lítio de 24 kWh estão localizadas embaixo do veículo para não comprometer o espaço da bagagem ou dos passageiros e para reduzir a resistência do ar. A adoção de um espaço específico para as baterias melhora a rigidez da carroceria que, combinada com o trem de força elétrico, minimiza a vibração e os sons externos para oferecer mais silêncio na cabine. O sistema de freios regenerativos permite o recarregamento das baterias durante as desacelerações e frenagens, e ajuda a ampliar a autonomia para 160 km. (fotos: divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário