Depois do sucesso do Audi R8 em todo mundo, o superesportivo top de linha da marca alemã dos quatro anéis-, a Audi está apresentando no Salão do Automóvel de Frankfurt a charmosa versão conversível do modelo: o novo R8 Spyder 5.2 FSI quattro, com motor V10 de 525 hp de potência.
O automóvel de alta performance, derivado do modelo de competição que venceu cinco vezes a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans , faz de 0 a 100 km/hora em incríveis 4,1 segundos e tem velocidade máxima de 313 km/hora. O conversível de dois lugares, um verdadeiro carro de corrida para as ruas, já está confirmado para o segundo semestre de 2010 para o Brasil.
Entre os destaques do novo top de linha alemão, cinto de segurança com microfone, capota de lona com acionamento totalmente automático, faróis com tecnologia LED e carroceria com partes em fibra de carbono, entre outras tecnologias de ponta.
Inovação e tecnologia
Com design impressionante e performance extremamente esportiva, o novo Audi R8 Spyder 5.2 FSI quattro é uma interpretação fascinante e única do que existe de melhor em termos de dinamismo e sofisticação. O modelo inova na composição dos materiais para fabricação: os painéis laterais e a tampa grande sobre o compartimento da capota são feitos de um composto de fibra de carbono. Já na traseira, o spoiler e as grandes entradas de ar integradas garantem imponência e estilo extra ao modelo.
A capota de lona, com apenas 30 quilos, mantém o veículo leve e o centro de gravidade baixo. Quando aberta, ocupa pouco espaço; fechada, é um elemento de design harmonioso, integrando-se ao conjunto. Com sistema de acionamento eletro-hidráulico, a capota abre e fecha em apenas 19 segundos, mesmo com o carro em movimento, à velocidade de até 50 km/h. Quando aberta, a cobertura do automóvel se dobra como um Z em seu compartimento de armazenamento sobre o motor V10, que tem tampa com abertura automática.
A janela traseira é separada da capota e pode ser levantada ou abaixada com um leve toque em um botão. Para maior conforto dos ocupantes, como item de série a montadora oferece um defletor de vento que pode ser facilmente colocado atrás dos assentos. Acusticamente confortável, em velocidade média e com a capota fechada, os níveis de ruído no interior do R8 Spyder são pouco maiores do que os registrados na versão coupé.
A segurança também é assunto sério no novo modelo, que vem equipado com sistema de proteção contra capotagem, e airbags full size frontais e laterais. Em caso de colisão traseira, o sistema de retenção integral da cabeça reduz o risco de ferimentos no pescoço. Na versão com transmissão manual, o R8 Spyder 5.2 FSI quattro pesa apenas 1.720 quilos, graças à tecnologia Audi Space Frame (ASF) de construção leve e carroceria em alumínio. Apesar dos reforços nas soleiras, túnel central, traseira, piso e colunas A e B, a carroceria pesa 216 quilos - apenas 6 kg a mais do que na versão coupé do R8. A rigidez elevada da carroceria ASF inclui ainda um quadro de motor integrado de magnésio ultraleve, que fornece a base para o comportamento dinâmico do carro e oferece segurança superior. Design
Numerosos detalhes demonstram o empenho dos designers Audi em colocar seus corações no produto. As entradas de ar frontais, que direcionadas para os três radiadores, são pintadas de preto com alto brilho, assim como os suportes da grade são revestidos com cromo. Os faróis compostos por 24 LEDs são obras de arte da engenharia da montadora. Seus refletores lembram cascas de mexilhão, onde as luzes diurnas aparecem em faixas que formam uma curva na borda inferior do conjunto ótico. A tecnologia desenvolvida pela Audi não encontra concorrentes entre outros fabricantes.
Os LEDs (light-emitting diodes ou diodos emissores de luz) são usados para os faróis baixos, altos, luzes de circulação diurna e setas. Com uma temperatura de cor de 6.000 Kelvin, a luz do LED é muito semelhante à luz do dia, tornando mais fácil para os olhos do motorista se adaptarem à direção noturna. Vantagens adicionais incluem melhor distribuição de luz, maior vida útil e consumo de energia extremamente baixo. A lateral angulosa e larga do superesportivo ostenta emblemas V10 que aludem à potência do motor. A superfície escura entre as luzes traseiras enfatiza a largura do carro, assim como o sistema de escape com duas grandes saídas ovais e o spoiler traseiro, que se estende automaticamente à velocidades mais elevadas. O Audi R8 Spyder oferece três opções de cores para a capota e onze para a carroceria. Os efeitos metalizados e perolizados são de série.
Interior de luxo
O conversível de dois lugares da Audi apresenta um interior generosamente espaçoso, enfatizado pelo volante em couro de três raios multifuncional, que tem base achatada como nos carros de corrida. Os assentos são ajustáveis eletricamente e o sistema de informação inclui um cronômetro para registrar os tempos por volta em um circuito de corridas. Na longa lista de equipamentos de série destaque para acabamento em couro, sistema de som Bang & Olufsen, ar-condicionado automático e assentos aquecidos. Seis diferentes cores interiores estão disponíveis. Um detalhe do couro dos bancos são pigmentos que refletem os raios infravermelhos, o que mantém a temperatura mais fria em até 20 graus Celsius.
São três compartimentos de armazenamento integrados na parte traseira, em um dos quais há um CD changer opcional ou a Audi Music Interface, se o proprietário desejar. Para quem quer curtir a estrada em viagens curtas, há opção de levar a bagagem de final de semana em um compartimento frontal com capacidade para 100 litros. A versão mais recente do sistema de navegação MMI Plus, com tela de 6,5 polegadas, é de série no R8 Spyder 5.2 FSI quattro. O equipamento tem alta resolução e calcula com rapidez rotas de viagem, além de poder vir combinado com uma câmera na traseira para auxílio nas manobras de estacionamento.
A grande novidade é a opção de ter um microfone no cinto de segurança para deixar as mãos livres para falar ao telefone, mesmo com a capota aberta. O sistema é composto por três pequenos microfones integrados em ambos os cintos de segurança - pelo menos um deles está idealmente posicionado em relação a quem fala quando o cinto está atado. Há ainda um quarto microfone na moldura do pára-brisa para o motorista falar sem tirar as mãos do volante.
Motor potente
O Audi R8 Spyder 5.2 FSI quattro, que foi desenvolvido em cooperação com a quattro GmbH, deslumbra pelo desempenho excepcional. O motor V10 com cárter de alumínio, feito grande parte à mão, segue a tradição da Audi nas pistas de corrida. O propulsor aspirado produz 530 Nm de torque a 6.500 rpm e tem potência máxima de 525 hp, atingida a 8.000 rpm. A potência específica é 100,9 hp por litro, e a relação peso-potência é de 3,3 kg por cavalo. Com este super motor, a performance é incrível: o modelo faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos; de 0 a 200 km/h, em 12,7 segundos, e a velocidade máxima é de 313 km/h (194,49 mph), com transmissão manual de seis velocidades. Além de tudo isto, o som do motor de dez cilindros é inconfundível e apaixonante, como notas musicais para os amantes da alta velocidade.
O motor 5,2-litros FSI possui injeção direta de combustível. A alta taxa de compressão 12.5:1 permite a performance inigualável e eficiência no consumo de combustível. Quando equipado com uma transmissão manual, o R8 Spyder 5.2 FSI quattro consome uma média de 14,9 litros de combustível por 100 km – consumo muito bom para seu alto desempenho. Com o câmbio automático R tronic, este número diminui para 13,9 litros. O sistema de lubrificação por cárter seco, outra tecnologia das pistas de corridas, garante que o fornecimento de óleo seja mantido mesmo com a aceleração lateral máxima de 1,2 g. O Audi R8 Spyder 5.2 FSI também está disponível com a opção de transmissão automática de seis velocidades, o câmbio R tronic, que oferece o modo de condução normal ou esportivo, ou ainda totalmente automático ou manual. Nesta última opção, o motorista pode fazer trocas rápidas usando o joystick no túnel central ou os paddles no volante. O conversível também vem com o sistema "Launch Control" - um programa que gerencia os engates perfeitos de marchas para maximizar a aceleração na partida. A tração permanente e integral quattro, em conjunto com o bloqueio do diferencial no eixo traseiro, fornece força significativamente maior, estabilidade nas curvas mais velozes e precisão na condução.
Chassis
O Audi R8 Spyder 5.2 FSI quattro tem 2,65 metros de entre-eixos e relação de distribuição de carga por eixo de 43:57. Como em um carro de corrida, há braços duplos triangulares de alumínio em todas as quatro rodas. A direção hidráulica por pinhão e cremalheira oferece alta precisão nas manobras.
O chassi é ajustado para oferecer conforto, graças também ao padrão de tecnologia Audi Magnetic Ride, um sistema que utiliza campos magnéticos nos amortecedores, adaptando sua resposta, em milésimos de segundos, às condições da estrada e ao estilo do motorista. O R8 Spyder 5,2 FSI quattro vem equipado com rodas de 19 polegadas de 10 raios, pneus 235/35 na dianteira, e 295/30 na traseira. Pneus 305/30 estão disponíveis como opcional. Os freios oferecem desempenho impressionante: são quatro discos internamente ventilados e perfurados, com pinças de oito pistões na frente e de quatro pistões na traseira.
Opcionalmente, a Audi oferece discos de cerâmica reforçada com fibra de carbono, que são extremamente leves, robustos e de longa vida. O programa eletrônico de estabilidade (ESP) tem o modo Sport ou ainda pode ser completamente desativado caso o condutor prefira. O sistema de freios inclui ainda a função de assistência, que facilita a partida em subidas. O Audi R8 Spyder 5.2 FSI quattro é construído na fábrica de Neckarsulm. O veículo, incluindo a carroceria ASF, é em grande parte feito a mão. O conversível de dois lugares será lançado na Alemanha no primeiro trimestre de 2010 e já está confirmado para o segundo semestre no mercado brasileiro.
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