quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Novas Sundown STX e Motard 125 cc

Mantendo o mesmo espírito aventureiro e a robustez das versões de 200 cilindradas, a Sundown Motos está lançando no mercado nacional duas opções de entrada para o seu segmento de motocicletas on/off road: as novas STX (foto acima) e Motard (foto abaixo), equipadas com o motor de 125 cilindradas. Além de mais econômico, o novo propulsor se ajusta perfeitamente às novas legislações ambientais para redução de poluentes e de ruídos. As novas Sundown STX e Motard 125 também se diferem das versões já conhecidas por serem mais compactas, leves e, portanto, ainda mais indicadas tanto para o trabalho quanto para o lazer. Atenta às constantes evoluções exigidas pelo mercado -, que atualmente apontam para veículos mais econômicos, ágeis e menos poluentes -, a Sundown Motos incorpora à linha de motocicletas fora de estrada um novo motor de 125 cc, com 10,87 cavalos de potência máxima (a 9.500 rpm) e 0,86 kgfm de torque (7.000 rpm). O acionamento de válvulas mantém a tradicional arquitetura OHV (Over Head Valve, ou válvulas no cabeçote), com comando no bloco do motor, sistema reconhecido pela baixa manutenção e grande durabilidade. Para maior comodidade e segurança, o reservatório de lubrificante tem visor externo do nível de óleo e protetor de alumínio para o cárter. Para o sistema de alimentação, a Sundown optou pelo confiável carburador de corpo simples, com acionamento mecânico e abertura (venturi) de 22mm. Além proporcionar maior economia de combustível e respostas rápidas ao acelerador, este componente permite às novas Sundown STX e Motard se enquadrarem perfeitamente aos índices de poluentes e de ruídos estabelecidos pela terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Similares), em vigor desde janeiro deste ano. O câmbio de cinco velocidades e transmissão final por corrente também foi reescalonado para se adequar ao novo motor, mas mantém a precisão e a facilidade nas trocas de marcha. A embreagem usa o mecanismo multidiscos banhados em óleo. O conceito motard se refere às motocicletas de uso misto – ou seja, projetadas para rodar sobre o asfalto e a terra –, mas com ênfase para vias pavimentadas. Por isso, elas apresentam suspensão elevada e visual despojado e esportivo, como dos modelos off-road, mas com rodas de menor diâmetro e pneus com perfil para asfalto. A Sundown STX Motard foi o primeiro modelo do segmento feito no Brasil - desde 2007, ela é produzida em Manaus (AM), na planta da Sundown Bikes, Motos e Peças – e logo se tornou um sucesso de vendas. O visual agressivamente esportivo da STX Motard 125 é o mesmo da versão de 200 cilindradas. Oferecida nas cores prata ou preta, ela apresenta rodas raiadas com aros na cor preta, e escapamento pintado em preto fosco. A lanterna traseira usa Leds (diodos emissores de luz), o que lhe confere melhor visualização e aparência futurista. O farol no formato de diamante é integrado à carenagem frontal. A mobilidade no trânsito urbano é favorecida pelo baixo peso (118 kg) e centro de gravidade mais próximo ao piso, resultante da altura total e da distância livre do solo reduzidas, se comparadas às versões mais potentes. Juntas essas qualidades refletem em mais estabilidade e segurança nas curvas. O conjunto de suspensões da STX Motard 125 adota o exclusivo sistema de monoamortecimento SPS (Sundown Progressive Suspension), com câmara de gás nitrogênio e balança de alumínio, na traseira, e garfo do tipo upside down, na dianteira, com 190 mm de curso. Uma das características mais marcantes da Sundown STX Motard é o uso das rodas a mesma medida - 17 polegadas – item que lhe diferencia da versão trial STX e propicia melhor desempenho no asfalto. Os pneus, com perfil estradeiro, medem 110/70 54H (ou 100/80) na frente, e 130/70 58H, atrás. O sistema de freios é composto por disco simples, de 241 mm, na dianteira - com recorte tipo wave, semelhante ao dos modelos de competição, o que impede o “envidramento” das pastilhas e garante sua eficiência -, com pinça de pistões duplos; na traseira, o tambor tem 130 mm de diâmetro. Desenhada para encarar qualquer tipo de terreno, a trail STX é o veículo perfeito para quem busca versatilidade, robustez e economia sobre duas rodas. A aparência da nova STX é idêntica à da versão mais potente: carenagem frontal que abriga o farol retangular, tomadas de ar laterais integradas ao tanque de combustível e escapamento esmaltado em preto fosco. As opções de cores incluem vermelha, azul, amarela, branca e preta. Com apenas 2,06 m de comprimento e 115 kg de peso total, a Sundown STX proporciona agilidade para manobras. O jogo de suspensões também emprega o sistema SPS* e balança de alumínio na traseira, mas na dianteira o sistema usa garfo telescópico, com curso de 220 mm. Por conta do uso fora de estrada, as rodas têm aro de 21 polegadas, com pneus especiais para terra, nas medidas 80/90 48T na frente, e 110/80 58T, atrás. O sistema de freios também utiliza disco simples tipo wave na dianteira e tambor na traseira, com o mesmo dimensionamento da Motard 125. Outro ponto forte das novas versões da STX e Motard é a comodidade para piloto e garupa. Em ambas, a distância entre o assento e o chão foi reduzida (88 na STX e 83 cm na Motard), o que facilita o apoio durante as paradas não só para pilotos com baixa estatura, mas também para as mulheres. Os dois modelos são equipados com tanque de combustível com capacidade para 10,6 litros (sendo um de reserva), pedais articulados, escapamento com ponteira em aço inox e protetor contra caloria. O painel de instrumentos, com desenho exclusivo e fácil leitura, oferece velocímetro e conta-giros analógicos, luzes de alerta e hodômetro total. Com partida elétrica de série para as duas versões, o preço sugerido da para a Sundown STX 125 é de R$ 6.450 e, para a Motard 125, é de R$ 7.100. O prazo de garantia para todos os produtos da Sundown Motos é de um ano, sem limite de quilometragem.

13 comentários:

  1. muito legal essa opção de baixa cilindrada da sundown, tenho uma motard na versão 200 cc, moto da qual não me arrependo de ter adquirido!
    É uma moto muito resistente e versátil, muito boa na cidade e ótima em estradas de terra(claro que com pneus de uso misto) o unico ponto fraco é a baixa resistencia das partes plasticas, do resto, é uma moto ecônomica e confiavel ( a mêcanica toda é da suzuki dr 200)

    ResponderExcluir
  2. e ela ja sta pronta pra ser comprada? pq eu quero uma dessa

    ResponderExcluir
  3. Vá um revendedor da marca e faça um test-drive e obtenha mais detalhes do produto. Só vendo é que vc saberá se ela já está pronta para ser comprada. Aquio em RP tem revenda Sundown, e fica na avenida Francisco Junqueira. se vc é de outra cidade, entre no site da marca e veja o endereço da loja mais próxima. Boa compra e pilote equipado.

    ResponderExcluir
  4. Deus me defenda de Sundow.

    ResponderExcluir
  5. Gente mas eu sempre quis a versão 200cc elas ainda serão vendidas ???

    ResponderExcluir
  6. É bem capaz que ela seja vendida agora, no começo de 2010. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  7. e pra saber quantos ele chega a percorrer ela tem resposta

    ResponderExcluir
  8. eu tive uma motard 200cc so q vivia dando problemas e quebrou a balança 4 vezes, ate troquei o amortecedor por um novo e nao resolveu continout quebrando. Dai devolvi pra financiadora, ela alcançava uma velocidade 145km/h. Axo a moto linda d+. Ate da vontade de adquirir outra mas com esses problemas fica dificil.
    E a 125c qual a velocidade q ela alcança???
    Será q veio mais resistente e cm a balança mais forte???
    aguardo a resposta!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Não sei se mudou alguma coisa. Mais reclamações do que elogios. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal !
    Estou adquirindo uma 200cc, já pesquisei muito sobre ela e vi opniões diversas que vào de um extremo ao outro. Eu vou recebela por esses dias e espero ser abençoado com ela, pois desde que ela foi lançada fiquei apaixonado pelo estilo e designe.
    Abraço turma !!!

    ResponderExcluir
  11. opa ae galera
    tenho uma stx 200cc
    e transformei ela para a trilha ta uma blz sõ alegria até agora
    a moto é muito boa show de moto
    wlw
    te ++

    ResponderExcluir
  12. galera eu tenho uma stx 125 e só ando na areia (moro na praia) a pesar de ser de pequena CC. se garante bem o unico problema é o amortecedor trasero a cada 3000km quebra, não tem jeito!

    ResponderExcluir