quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Venda de veículos pela internet cresce 5.000% em cinco anos

As inovações tecnológicas chegaram ao comércio de automóveis e a venda de carros, motos, ônibus e caminhões pela internet ganha mercado em todo o país. Dados da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico revelaram que em 2002, a venda de carros pela internet movimentou R$ 2,9 bilhões. Em 2007, foram R$ 7,5 bilhões. No ano passado, os negócios fechados ultrapassaram R$ 9 bilhões. Os números revelam que o consumidor brasileiro já se arrisca a comprar produtos de alto valor pela internet. O empresário Marcelo Poit, proprietário do site Compre Auto e pioneiro no comércio de carros pela internet na região, percebeu o crescimento do mercado e decidiu montar o portal com classificados de veículos em 2004. No primeiro mês foram comercializados apenas 150 automóveis. Com o passar do tempo o negócio cresceu em ritmo acelerado. Somente neste mês, cinco anos depois, cerca de 8,2 mil negócios foram fechados. O crescimento foi acima de 5.000%. Atualmente 16.388 são anunciados no site. "Os melhores negócios e os consumidores com maior poder econômico estão na internet. Deixar de atuar no mercado digital é não ter acesso aos setores mais dinâmicos da economia", diz. A oportunidade de comercializar um carro acelerou as vendas por conta da facilidade com que o cliente oferece e procura os veículos pela internet. O cliente anuncia seu carro gastando pouco. Atualmente o custo para anunciar um carro é a partir de R$ 20 (por mês). As concessionárias e revendas de carros, motos, caminhões, barcos, usados ou novos podem contratar um pacote criado pelo site Compre Auto para quem deseja anunciar muitos carros. Segundo Poit, a facilidade e a abrangência do anúncio é um dos principais motivos que aumentaram a venda de veículos pela internet. “O comprador pode pesquisar as fotos e comparar os melhores preços e condições e depois é só visitar aqueles que realmente interessam, sem perder tempo em várias concessionárias e revendedoras em busca de um bom negócio. Além disso, pode-se ter acesso a veículos de outras cidades”, diz. Apesar da facilidade em encontrar e oferecer os veículos, a internet ainda é vista com desconfiança por alguns usuários. Poit explica que, uma das dicas para realizar um bom negócio é checar a idoneidade da loja que oferece seus produtos pela internet, nunca fazer pagamento adiantado sem ver o veículo e conferir toda sua documentação. Quanto maior for o número de ofertas e anunciantes (Lojas, Concessionárias e Particulares) no site, mostram que o portal tem credibilidade. O Compreauto reúne em um só lugar interessados em comprar e vender veículos, adquirir produtos e serviços, e encontrar informações e novidades sobre o segmento automotivo.

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