sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Pela primeira vez, ABIAUTO escolhe Flex menos poluente

Um dos prêmios mais tradicionais voltados para a indústria automobilística brasileira, o Prêmio Abiauto, da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva, passa a incluir a partir deste ano uma nova categoria para reconhecer o automóvel flex-fuel com menor emissão de poluentes. A categoria leva o título de Mobilidade Sustentável, e o carro vencedor será selecionado com base em critérios desenvolvidos para a Abiauto pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).Todos os anos, o Prêmio Abiauto escolhe os modelos de maior destaque entre carros e motocicletas comercializados no Brasil. No caso da categoria Mobilidade Sustentável, concorrem veículos leves do ciclo Otto (flex e gasolina) que permitem a utilização de até 100% de etanol, o álcool combustível; apresentam baixa emissão de gás carbônico (CO2), de monóxido de carbono (CO), Hidrocarbonetos (NMHC) e Óxidos de Nitrogênio (NOx); têm baixo consumo de combustível e apresentam adoção de inovações tecnológicas que tornam o veículo mais sustentável ambientalmente. Ao contrário das outras categorias do Prêmio, nas quais os jornalistas experimentam os carros em uma pista de testes para depois votar nos seus preferidos, o destaque em Mobilidade Sustentável será definido exclusivamente segundo critérios técnicos, que não podem ser testados na pista. Por isso a Abiauto e a UNICA fecharam uma parceria para a criação dos critérios que definirão o carro vencedor da categoria. A base de dados sobre emissão de CO2 e demais poluentes utilizada na avaliação é a divulgada pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), com os dados de homologação do veículo junto ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). "Adotamos como critério inicial a seleção dos veículos que apresentam a menor emissão de CO2 dentre todos que fazem parte da base de dados, quando abastecidos com gasolina. Não se considerou a emissão de CO2 com o uso do etanol visto que, de acordo com a metodologia utilizada pelo Ministério do Meio Ambiente, o uso do etanol não gera acréscimo ao estoque de carbono presente na atmosfera, pois o CO2 gerado na produção e uso do etanol é neutralizado pelo plantio da cana-de-açúcar; posteriormente foi feita a avaliação das emissões dos poluentes regulamentados pelo Conama (CO, NMHC e NOx), do consumo de combustível medido segundo a norma NBR 7024 e das inovações tecnológicas focadas na sustentabilidade", explica Alfred Szwarc, consultor de Emissões e Tecnologia da UNICA.Um júri composto por 73 jornalistas especializados, representando jornais, revistas, sites e emissoras de rádio e televisão de todo o Brasil, elegerá os melhores carros e motos em outras 12 categorias. Após as provas finais na pista da Goodyear, em Americana (SP), os vencedores serão anunciados para os prêmios Carro Abiauto 2009 (The Best - O Melhor entre os Melhores) e Moto Abiauto 2009 (The Best - A Melhor entre as Melhores), em cerimônia a ser realizada à noite na mesma data, em São Paulo.Os participantes do evento em Americana poderão ainda conhecer os benefícios do etanol e novidades no uso deste combustível em um box instalado pela UNICA. No local, estará exposto o motor movido a etanol que será utilizado a partir de 2010 pelos carros da Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro. O piloto Klever Kolberg, que se prepara para disputar o rally Dakar, também estará no box da entidade. Kolberg vai participar do maior rally do mundo em 2010 inaugurando uma nova categoria, exclusivamente para carros movidos a etanol.A participação no prêmio da ABIAUTO reforça a preocupação da UNICA com ações voltadas para a Sustentabilidade. Um exemplo disso é a criação do Carbonômetro, ferramenta desenvolvida pela entidade que estima a quantidade de poluentes que deixou de ser emitida graças ao consumo de etanol por carros flex desde que eles foram lançados no País, em 2003. Em seis anos e meio, de abril de 2003 ao final de outubro de 2009, a utilização do etanol combustível pela frota de veículos flex brasileira já evitou a emissão de 75.918.494 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera.

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