quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Honda CR-V 2010: um crossover cada vez mais imponente

A esportividade e a robustez do carro foram mantidas, assim como o espaço e a versatilidade de uma minivan e a sofisticação de um sedan de luxo. Mas a linha 2010 do Honda CR-V vai além. O modelo crossover que chega às concessionárias da Honda Automóveis em dezembro ficou mais imponente e recebeu novos itens de comodidade. Do lado externo, as duas versões --LX (4x2) e a EXL (4x4)-- ganharam novos capô, grade frontal e para-choques, ficando mais atraentes. Internamente, passam a ter espelho de vaidade com iluminação e um descansa-braço nos bancos dianteiros com tamanho maior e mais ergonômico. Já a versão top de linha recebeu outros atrativos, como sensor de chuva, maçanetas externas cromadas, acendimento automático do farol baixo e uma nova roda de liga leve. Além disso, o sistema de som recebeu entrada para conexão USB na versão EXL. No geral, o Honda CR-V manteve as mesmas características que o transformaram em sucesso mundial de vendas. Desde a sua primeira versão, apresentada mundialmente em 1995, contabiliza perto de três milhões de unidades vendidas em mais de 160 países. O Brasil não é exceção à regra. Alguns resultados recentes comprovam a aceitação do consumidor nacional pelo crossover. Somente em 2009, ultrapassou a casa das dez mil unidades vendidas até novembro, número bem superior ao comercializado em todo o ano anterior (7.954 unidades). Visualmente, o Honda CR-V mudou. As alterações feitas na parte dianteira são nítidas. Seu capô foi redesenhado. Sua forma ganhou linhas marcantes que reforçam a imponência do modelo. O mesmo aconteceu com os para-choques, que receberam linhas mais expressivas, mas mantiveram o visual limpo e elegante apresentado na versão anterior. Tudo isso confere cada vez mais esportividade ao crossover da Honda. Ao olhar para sua parte frontal, o consumidor também se depara com novas grades inferiores e superiores com traços mais contemporâneos. Detalhes cromados e pintados na cor do veículo também são novidades e realçam seu design. A versão EXL recebeu maçanetas externas e friso ao redor da grade cromadas, uma das mudanças para 2010. Some a tudo isso alguns outros atrativos, como sua vocação à esportividade. Para este ano, a versão EXL recebeu novas rodas de liga leve de 17 polegadas --com pneus de medida 225/65 (a versão LX continua com o mesmo desenho em suas rodas). Desta forma, a Honda deixou seu crossover ainda mais imponente. O interior é aconchegante, uma vez que seu espaço é, sem dúvida, um dos maiores da categoria. A iluminação, beneficiada por uma grande área envidraçada, e o volante, que possui ajustes de altura e de profundidade, chamam a atenção. No quesito comodidade, dois novos atrativos. As duas versões receberam para-sóis com espelho de vaidade para motorista e passageiro com iluminação embutida. Já o descansa-braço individual nos bancos dianteiros está maior. Ganhou 30mm em seu comprimento e mais 20mm em sua largura. O acabamento no interior da porta, assim com no painel, agora vem na cor cinza. O revestimento do banco da versão LX recebe novo tecido, enquanto a top de linha continua em couro. A partir de 2010, o avançado sistema de áudio da versão EXL recebeu entrada auxiliar para conexão USB para MP3 Player e iPod. Além disso, possui sistema CD Changer para seis discos, subwoofer e tweeter. Outro atrativo é o ar-condicionado automático digital dual-zone, que possui ajustes de temperatura para motorista e passageiros separadamente. O painel black-out das duas versões do novo Honda CR-V com computador de bordo passou a ter iluminação de fundo azul. Ou seja, está mais bonito. Além de estética, traz inúmeras informações para o condutor, como consumo médio e instantâneo, temperatura externa, hodômetro total e dois parciais, autonomia e indicação de porta aberta (na cor âmbar) e fechada (cor branco). A versão EXL conta com teto solar elétrico, acabamento do volante e detalhes de portas em couro e controle de som no volante. O modelo possui porta-malas double deck com capacidade para 1.011 litros. O motor do Honda CR-V combina potência com um excelente desempenho e economia de combustível. Foi projetado para suportar os desafios de uma longa viagem, o trânsito do dia-a-dia e a suavidade de um passeio pelo campo. O propulsor de 2.0l, de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft) i-VTEC, que desenvolve 150 cv de potência a 6.200 rpm e possui torque de 19,4 kgf.m a 4.200 rpm. Sua transmissão automática de cinco velocidades permite trocas suaves, sempre respeitando o estilo de condução do motorista, além de contar com a tecla D3, que, ao ser acionado, inabilita a quarta e a quinta marcha fazendo com que o carro utilize somente até a terceira marcha. O sistema é indicado em rodovias que o motorista precisa reduzir a marcha para ganhar mais força ao realizar ultrapassagens ou encarar subidas. Outro item com destaque em sua transmissão automática é a tecnologia Grade Logic Control, que auxilia no gerenciamento das trocas de marcha. O sistema identifica automaticamente a situação que o veículo se encontra (aclive, declive ou plano), determina a marcha adequada para aquele tipo de condição, melhora ainda mais o desempenho e evita as trocas desnecessárias de marchas, assegurando ainda mais conforto e segurança aos ocupantes. O Honda CR-V vem equipado com suspensão independente nas quatro rodas. Na dianteira, é do tipo McPherson e oferece respostas rápidas, proporcionando estabilidade em curvas acentuadas e maior contato com o solo. A traseira vem equipada com o sistema Double Wishbone, que ocupa pouca área e permite otimizar a distribuição do espaço interno. A versão EXL do modelo conta com o exclusivo sistema de tração 4WD Real Time, que age automaticamente quando se necessita de uma maior tração e aderência, casos de terrenos escorregadios e acidentados. Esse tipo de tração melhora a dirigibilidade e reduz o consumo de combustível, uma vez que utiliza a tração nas quatro rodas apenas quando necessário. Outra vantagem é que ele é desativado também automaticamente durante as frenagens. A versão LX possui a tração dianteira 2WD. Para a linha 2010, a Honda implantou alguns itens que combinam com eficiência comodidade com segurança. A versão EXL passa a contar com sensor de chuva, acendimento automático do farol baixo e novo farol de neblina. Segurança que também pode ser constada nos seis airbags (frontal, lateral e cortina) disponibilizados à versão top de linha --a versão LX possui airbag duplo frontal. Ambas versões também são equipadas com cintos dianteiros com pré-tensionadores. Freios ABS (Anti-lock Braking System), que evitam o travamento das rodas, e sistema EBD (Electronic Brake Distribution), responsável em distribuir a força de frenagem de maneira uniforme, também fazem parte do pacote. A versão EXL dispõe do avançado VSA (Vehicle Stability Assist), equipamento que auxilia no controle da estabilidade do veículo. E mais: a traseira do carro tem brake-light e pára-choques com refletores, tornando o automóvel ainda mais visível durante a noite. Como todos os modelos da marca comercializados no Brasil, o Honda CR-V possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem. Está disponível nas cores Crystal Black Pearl, Alabaster Silver Metallic e Urban Titanium Metallic, além da novidade Polished Metal Metallic. Seu preço público sugerido é de R$ 102.910,00 (EXL 4WD) e de R$ 88.410,00 (LX 2WD) com frete incluso (base Estado de S.Paulo). Os clientes podem obter informações sobre a concessionária mais próxima pelo telefone 0800 701 3432 ou pelo site www.honda.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário