Esportividade fascinante, tecnologia inovadora e nível de conforto superior: a Audi está lançando em Miami, nos Estados Unidos, a nova geração do Audi A8, o sedã esportivo de alto luxo da marca alemã. O modelo será apresentado no Miami Design 2009, que acontece de 1 a 5 de dezembro, para uma platéia de designers especializados de todo o mundo. A apresentação faz parte da exposição "The Art of Progress", no Pavilhão da Audi.
O design do novo Audi A8 é fascinante e homogêneo, como se tivesse sido esculpido em uma peça única. A linha de teto, com acentuado estilo cupê, realça a fluidez da silhueta. Precursor de muitas tecnologias inovadoras, o modelo ganhou desenho ainda mais atual e dimensões generosas: são 5.137 mm de comprimento, 2.992 mm de entre-eixo, 1.949 mm de largura e 1.460 mm de altura. Tanto em comprimento como em largura, o novo Audi A8 supera seu antecessor e também concorrentes. Já em altura é mais “baixo” que seus rivais alemães, garantido mais apelo dinâmico ao veículo.
A grade do radiador Singleframe ganhou novo desenho, mais expressivo, tridimensional e cheio de detalhes. Os cantos superiores oblíquos estão perfeitamente integrados à dianteira, enquanto que as barras cromadas dispostas na horizontal realçam a largura do automóvel.
Os faróis xenon plus, com novo desenho e tecnologia de LEDs, foram introduzidos primeiramente no Audi R8 e agora equipam o novo Audi A8. O sistema de luzes adaptativas, que acompanham o traçado das curvas e proporcionam melhor iluminação da pista, também está disponível. O novo sistema de luz para todos os climas substitui os faróis de neblina. No lugar deles foram montados sensores de radar do sistema opcional de piloto automático adaptativo, com controle de função Stop & Go.
A Audi oferece como diferencial a regulagem do alcance dos fachos de luz. Uma câmera de vídeo na frente do espelho retrovisor interno reconhece outros veículos pela sua iluminação. Um computador adapta a iluminação do Audi A8 para proporcionar a todo instante a máxima iluminação possível. Um novo avanço tecnológico da Audi é a conexão das unidades de controle dos faróis com o sistema opcional de navegação MMI Plus. Este último considera a rota que está sendo seguida e oferece ao computador dados oportunos para controle das luzes. Por exemplo, ativa iluminação maior na entrada das rodovias, ou diante de um cruzamento ativa as luzes adaptativas que oferecem um ângulo maior de iluminação, incrementando o nível de segurança.
Uma das soluções mais sofisticadas do novo Audi A8 são, sem dúvida, os novos faróis completos de LED. Os faróis baixos são constituídos por dez módulos que formam um arco em forma de asa. Logo abaixo, outro arco com 22 LEDs brancos e 22 amarelos constituem as luzes de circulação diurnas e as setas. Na parte de cima, os faróis altos são gerados por dois conjuntos de quatro LEDs e um refletor de superfície livre. Um ventilador e um dissipador de calor mantêm a temperatura do conjunto moderada.
Os faróis LED oferecem uma série de vantagens funcionais em situações cotidianas. Com uma temperatura de cor de 5.500 Kelvin, sua luz se assemelha à luz do dia e, portanto, é muito menos cansativa para os olhos. Eles também oferecem vantagens de eficiência. Os faróis baixos, por exemplo, consomem apenas 40 watts por unidade, um pouco menos que os faróis de xenônio, já altamente eficientes. Na lateral do Audi A8, as rodas grandes - de 17 a 21 polegadas de diâmetro - ressaltam a beleza do modelo. Na traseira, um friso cromado realça a largura do sedã. As luzes traseiras também produzem uma aparência tridimensional e marcante, com tecnologia LED com 72 diodos emissores de luz por unidade, que graças ao sistema LED Chip on Board, podem ser colocados com grande precisão e muito juntos. As luzes traseiras, que consomem apenas 9 watts por unidade, formam um contorno trapezoidal e homogêneo.
A carroceria em alumínio mais uma vez define novos padrões na indústria automobilística. Há 15 anos a marca dos quatro anéis introduziu a tecnologia da Audi Space Frame (ASF) para a produção em série, com a primeira geração A8. Nesta nova geração, mais uma vez a Audi avança, compondo a estrutura do carro com partes de alumínio fundido, pressionadas, e painéis de alumínio – tais como o teto e as laterais – unidos por ligações de atrito.
A montadora aumentou substancialmente a resistência dos componentes da carroceria, reduzindo significativamente tanto a espessura do material, como o peso. Uma das chaves para isto é a nova composição dos painéis, que permitiu reduzir 6,5 quilos no modelo.
Além do baixo peso, a tecnologia ASF do novo Audi A8 aumentou em 25% a rigidez torcional do veículo em relação ao modelo antecessor, garantindo uma condução mais dinâmica e segura, sem contar os baixos níveis de vibrações. Com uma frente de 2,41 metros quadrados, a versão 4.2 FSI tem coeficiente de arrasto de apenas 0,26, o que permite ao sedã de luxo cortar o vento de maneira precisa e silenciosa, com grande estabilidade em altas velocidades. Em relação à sustentabilidade, o novo Audi A8 revela-se melhor que seu antecessor, incluindo os níveis de emissão de CO2 e a capacidade elevada de reciclagem do alumínio.
Interior
O interior do novo Audi A8 é mais amplo, espaçoso e arejado que seu antecessor. O elemento saliente "wrap-around" - uma curva circunferencial que forma uma cintura elegante - lembra uma proa de iate. No painel, os instrumentos são grandes, redondos e delineados. O sistema de informações ao condutor, uma verdadeira central de controle, ganhou novo layout. A tela central aumentou para 7 polegadas e apresenta todas as funções com um conceito facilmente compreensível. A operação das funções pode ser efetuada por meio do volante multifuncional, que também é uma evolução do anterior.
O túnel central no novo Audi A8 é uniformemente inclinado e contém o painel de controle para o ar condicionado automático e o terminal do MMI, agora em uma nova versão. A operação é totalmente livre de estresse: o pulso do condutor descansa no seletor do câmbio Tiptrocnic de oito velocidades, assimetricamente localizado no lado esquerdo, deixando a mão livre para tocar com facilidade os comandos. No modo de espera, o monitor do sistema MMI fica embutido no painel de instrumentos. Ligado, ele emerge em uma curva elegante, criando um cenário sofisticado. A tela de grandes dimensões, com 8 polegadas na diagonal, é extremamente plana e tem área de exposição dividida em três zonas de informação. Todos os temas são apresentados de maneira elegante, com gráficos tridimensionais. O Audi A8 inaugura um novo nível de qualidade do acabamento: os controles e teclas grandes podem ter, como opcional, revestimento em alumínio. A Audi oferece cinco cores básicas para o interior, e três cores para o forro do teto, além das opções de revestimento.
No pacote opcional de luz ambiente, há opção das cores marfim e rubi, que podem ser selecionadas no MMI. Entre as várias soluções sofisticadas, o Audi A8 inclui a tecla Start-stop, que permite ao motorista ligar o motor com a chave no bolso. O sistema de ar-condicionado automático regula o clima de interior em duas zonas e, opcionalmente, em quatro. Três estilos climáticos estão disponíveis - suave, médio e forte. Para o inverno, uma quarta variante está disponível, para aquecer os pés de forma mais intensa. Os bancos dianteiros oferecem, de série, 12 ajustes elétricos. A versão mais luxuosa conta com 22 ajustes, inclusive nas laterais dos bancos. O Audi oferece ainda bancos opcionais esportivos. Os assentos têm também três fases de ventilação, além do aquecimento. Outro luxo é a massagem no encosto do motorista e do passageiro da frente, com regulagem em cinco programas, e três fases de intensidade. O Audi A8 também trata os passageiros de trás com um nível de primeira classe. De série, banco traseiro com ajuste elétrico e função de memória. Bancos aquecidos, ventilação e uma função de massagem também estão disponíveis.
Motores
O novo Audi A8 pode vir equipado com dois potentes e eficientes motores V8, um a gasolina e outro a diesel. Os propulsores possuem injeção direta e consomem até 22% menos combustível do que seus respectivos antecessores. A engenharia da montadora incluiu elementos inteligentes nos motores, como o sistema que transforma a energia cinética durante a desaceleração em energia elétrica, armazenada na bateria. Já na gestão térmica, um computador monitora a distribuição ideal dos fluxos de calor entre o motor, transmissão e habitáculo, em qualquer situação.
O motor a gasolina V8 FSI 4.2 de 372 cv de potência, com 4.163 cm³, gera torque máximo de 445 Nm a 3.500 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,7 segundos, e a velocidade máxima (controlada eletronicamente) é de 250 km/h. O consumo é de 9,5 litros/100 km - uma redução de 1,4 litros ou 13% em comparação com o antecessor, com um aumento de potência de 22 cv. A taxa de emissão de CO2 é de apenas 219 g/km. A razão mais importante para esse ganho de potência é a redução do atrito interno, especialmente na unidade de comando de válvulas e auxiliares. A bomba de óleo controla a passagem em dois estágios de pressão com alta eficiência. Como todos os motores a gasolina da Audi, o V8 tem sistema FSI de injeção direta de combustível que permite uma alta compressão de 12.5:1, que aumenta tanto a potência quanto a eficiência. O motor a diesel 4.2 tem 350 cv de potência e 800 Nm de torque máximo, já disponível entre 1.750 e 2.750 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é em 5,5 segundos.
Transmissão
A nova transmissão Tiptronic de oito velocidades totalmente automática tem papel importante no aumento de desempenho do Audi A8. O trunfo é a grande relação, de 7.0:1, entre a menor e maior marcha, reduzindo o consumo de combustível em cerca de 6%. O programa de câmbio dinâmico (DSP), que controla as características de transmissão, oferece os modos de funcionamento automático S e D. Uma inovação é a interligação com a rede de dados do sistema de navegação MMI Plus. Por meio destes dados, o DSP consegue adequar sua estratégia de mudança de marcha, incorporando, por exemplo, curvas presentes no caminho e evitando mudanças desnecessárias de marcha. As marchas também podem ser trocadas através de um leve toque na alavanca de câmbio, ou mesmo nos paddles do volante.
O novo Tiptronic segue um esquema especial de localização, como em muitos modelos da Audi: o diferencial está diante do conversor de torque. Desta forma, o eixo dianteiro foi deslocado para frente, oferecendo como vantagens uma longa distância entre-eixos e uma distribuição de peso equilibrada.
A tração permanente integral quattro também contribui para a alta performance do novo Audi A8. O diferencial central gerencia o funcionamento do sistema, transmitindo 60% da força para o eixo traseiro e 40 % para o dianteiro - uma característica esportiva. Caso uma roda patine ou deslize, o diferencial envia a grande parte do torque para o eixo com melhor tração. Os clientes com um estilo de condução mais esportiva podem ainda optar por um diferencial desportivo opcional, que distribui a força entre as rodas traseiras de maneira variável e contínua. Seu controle está conectado à unidade Audi Drive Selet, que permite ao condutor alternar entre três características do sistema - Auto, Comfort e Dynamic - a qualquer momento.
Chassis
A suspensão dianteira, em alumínio, de cinco braços, e a traseira trapeizodal-link são itens fundamentais na performance esportiva do modelo.Todas as versões do Audi A8 são equipadas com direção assistida Servotronic. O sistema Audi Drive Select permite ao condutor mudar as características da suspensão a ar adaptativa, motor, transmissão e direção Servotronic, escolhendo entre os modos Comfort, Auto e Dynamic. Um quarto modo - individual - corresponde às preferências personalizadas de cada motorista.
A suspensão a ar adaptativa combina a regulagem da suspensão a dos amortecedores, que trabalham com extrema flexibilidade graças a uma unidade de controle que analisa constantemente as condições e varia o seu modo de operação em milésimos de segundo. A suspensão a ar adaptativa é uma tecnologia versátil: dependendo da velocidade e do modo escolhido no Audi Drive Select, a altura em relação ao solo diminui até 25 mm, para aumentar a estabilidade e reduzir o arrasto e, assim, melhorar o consumo de combustível. Outro modo de funcionamento, denominado Lift, também está disponível e eleva ligeiramente a carroceria do carro. O modelo vem ainda equipado com o programa eletrônico de estabilidade ESP, que oferece dirigibilidade segura nas pistas mais sinuosas.
Segurança
O novo Audi A8 é um dos carros mais seguros do mercado. Equipado com diversas tecnologias, como o ESP: em caso de frenagem ou derrapagem máximas os sensores do ESP intervêm no controle. Dependendo da situação, ele ativa as luzes de aviso de perigo, fecha as janelas laterais e o teto solar, e tensiona os cintos de segurança dianteiros. O processo é reversível: se a situação acaba bem, os cintos são liberados novamente. Os níveis do sistema são chamados de Audi Pre Sense Front, Audi Pre Sense Plus e Audi Pre Sense Rear. Eles estão integrados ao sistema opcional de piloto automático adaptativo com função Stop & Go e ao Audi Side Assist. O primeiro monitora o tráfego à frente e alerta o motorista se velocidade e a distância do carro dianteiro diminui, podendo inclusive frear o veículo para diminuir a velocidade, e o segundo auxilia nas manobras de mudança de faixa.
O piloto automático adaptativo com sistema Stop & Go, quando usado em tráfego intenso, é capaz de desacelerar o novo Audi A8 e pará-lo completamente. Caso a parada seja breve, quando o veículo da frente se move, o carro volta a se mover também. Se o carro para por um período maior, o condutor deve acelerar novamente o Audi A8 até a velocidade cruzeiro.
Como recebe informações do novo sistema de navegação, o piloto automático sabe onde o Audi A8 se encontra e auxilia o condutor. Caso o veículo dianteiro ligue o pisca e diminua a velocidade, indicando que vai pegar uma saída na pista, o sistema Stop & Go detecta a manobra - graças à imagem da câmera - e, neste caso, o A8 segue quase sem interrupções, já que o sistema detecta que o carro da frente está desacelerando apenas para pegar uma saída.
Já o Audi Side Assist detecta através de uma câmera se veículos se aproximam da lateral e indica esta presença com um LED amarelo piscante no espelho retrovisor. Em 2010 , a câmera detectará também os limites de velocidade da estrada, que serão mostrados na tela do painel de instrumentos.
Está estreando também no novo Audi A8 o assistente de visão noturna: através de uma câmera térmica localizada atrás dos quatro anéis da frente do carro, um computador transforma em dados as imagens capturadas pela câmera e exibe-as na tela do painel. A tecnologia de infravermelho capta até 300 metros diante do veículo, dependendo da velocidade. O sistema reage ao calor emitido por objetos, pessoas e animais, que ficam brilhantes na tela. O detector de imagem visa especificamente os contornos humanos: a marcação amarela no visor indica pessoas detectadas. Se a imagem fica vermelha existem riscos e um aviso sonoro toca. O veículo conta ainda com sistema de auxílio às manobras de estacionamento com sensores na dianteira e traseira e câmera na traseira.
A interface multimídia MMI inclui uma inovação pioneira: combinado com o sistema de navegação há um touchpad como opcional. Através do toque, o condutor pode controlar muitas funções de forma intuitiva. Por exemplo, o destino de navegação ou um número de telefone podem ser inseridos desenhando as letras no painel de controle.
No campo da multimídia, a Audi também oferece muitos atrativos, como o sistema top de linha de som Bang & Olufsen, com uma produção de mais de 1.400 watts e 19 alto-falantes. Nos bancos traseiros a diversão é garantida pelos monitores instalados no encosto dos bancos dianteiros, com a possibilidade de exibição de programação diferente. O modelo pode vir equipado com modulo GPRS para transmissão de dados, utilizando os serviços do provedor de Internet do Google. Ele recupera notícias atuais e previsão do tempo a partir da Web e ajuda a planejar a viagem.
Em 2010 os planos da Audi são adicionar um módulo de navegação tridimensional com imagens do satélite Google Earth.
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