segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Kawasaki VN1700 Voyager. Estrada...

Yamaha V-Max 2010. Prenda a respiração

Citroën Cruise Crosser Concept. Só olhe

Chrysler 200C EV Concept. Alta tensão

ZF na era dos híbridos

O Grupo ZF, líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo, criou em seu website uma área dedicada exclusivamente à Tecnologia Híbrida. São apresentadas as soluções desenvolvidas e disponíveis internacionalmente para veículos comerciais e automóveis, como transmissões híbridas, módulo Dynastart e o eixo excêntrico elétrico para ônibus. De acordo com o gerente de marketing da ZF América do Sul, Alexander Greif, o objetivo é tornar mais conhecidas todas as ações e os desenvolvimentos que a ZF realiza com relação à tecnologia híbrida e ao futuro do setor automobilístico, com ganhos de eficiência e, ao mesmo tempo, preservação ambiental. “O Grupo ZF é um dos fabricantes que mais requerem patentes de novos produtos/tecnologias no mundo e, entre essas, estão as soluções híbridas, ainda pouco conhecidas no Brasil”, destaca o executivo. Segundo Greif, o conteúdo do site foi organizado para atender, de forma rápida e objetiva, às necessidades de quem precisa de informações específicas sobre os sistemas híbridos. Ao navegar, o internauta poderá conhecer a propulsão híbrida em paralelo aplicável a qualquer tipo de automóvel. A busca pode ser feita pelo tipo de veículo, automóveis ou veículos comerciais, ou por produtos: transmissões, eixos ou módulos, além de uma página explicativa sobre todas as características de funcionamento da tecnologia híbrida. O internauta poderá entender como os sistemas híbridos para veículos comerciais desenvolvidos pela ZF funcionam. Para os interessados em uma pesquisa mais técnica, o site propicia o detalhamento das transmissões automática EcoLife para ônibus urbanos, veículos especiais e ferroviários; Híbrida baseada na Transmissão e-Tronic; Híbrida leve HyTronic para caminhões de distribuição e Eixo excêntrico elétrico para ônibus urbanos Low Floor (piso baixo) - AVE 130. Também esclarecerá dúvidas sobre os sistemas para automóveis como a Transmissão Híbrida de oito velocidades e o Módulo Híbrido DynaStart. Mais detalhes consulte o seguinte endereço: http://www.zf.com.br/site/zf/pt/tecnologia_hibrida/tecnologia_hibrida.aspx (Secco Consultoria)

Mégane agora é Fluence na Europa

O Renault Fluence é um novo quatro portas da marca, que estará à venda na Espanha a partir de 2010 e em 2011 poderá ser lançada uma versão elétrica do modelo, porém não híbrida. É basicamente uma versão do Mégane 2009. Com o Fluence, a Renault reelança o Mégane Sedã, só com o nome Fluence, veículo que chegou em agosto de 2003 e de lá para cá sofreu pequenas mudanças. Mede 4,62 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,48 m de altura, sendo 12 cm mais largo que o Mégane. Os motores são um de 1.6 litro de 110 cv de potência e outro de 2.0 litros e 140 cv, ambnos movidos a gasolina. de acordo com o país de comercialização, pode vir equipado com câmbio manual ou tendo como opcional uma caixa de mudança automática. E o Brasil fica com o Mégane até quando? Com a palavra a Renault do Brasil.

Fiat Punto Evo. Evolução da espécie

Acabou o mistério. O Fiat Punto Evo está aqui. A verdadeira evolução da espécie, mas com leves traços do caçula 500, como detalhes da frente, mas isto não está sendo levado em conta. O que importa mesmo é o que o projetista Giugiaro desenhou e pronto. É um novo Punto e fim de conversa. Antes dele, o novo Palio está pronto e logo, logo, os primeiros teasers do modelo estarão estampados nas publicações especializadas. Mas, voltando ao Evo, a tentativa da Fiat foi rejuvenescer a cara do Punto. E conseguiram, e ainda de quebra, cores novas, mais incomuns, foram incorporadas, como um verde, que por ser a primeira foto, chamou muita a atenção. A mecânica conta com a novidade maior que é a tecnologia MultiAir, muito bem explicada pelo jornalista Fernando Calmon em artigo aqui no blog, provocando aumento de potência, economia e diminuição de emissão de poluentes. As fotos mostram muito bem a que veio o novo Punto Evo. Resta saber, quando o Brasil terá a chance de compartilhar o avanço tecnológico da marca italiana, como a MultiAir. Por mais escondidas que as informações estejam, o novo veículo não demorará a chegar ao nosso país, onde a marca é muito forte e não perderá terreno para a sua concorrente eterna, a VW.

domingo, 30 de agosto de 2009

Tata Nano. Da Índia para o mundo

Indiano pequeno, mas notável. De quatro lugares e cinco portas, estará à venda na Europa a partir de 2011. Considerado um dos carros mais baratos do planeta, cerca de 4.000 euros, chegará ao mercado equipado com motor 1.0 litro, 3 cilindros e 45 cv de potência. Mede 3,29 m de comprimento, 1,59 m de largura e 1,60 m de altura e irá competir diretamente com o Suzuki Alto, Smart ForTwo e Toyota IQ, todos eles com preços bem mais altos. A Mitsubishi entra na briga, mas com um veículo elétrico, o i-MiEV, que deve custar mais caro que todos. Seu câmbio será de cinco velocidades e pelos testes já feitos, com 4,2 litros de gasolina, o modelo roda cerca de 100 km. Na esteira dele, pode aparecer um outro Tata, com motor de 2 cilindros, 624 cc e 35 cv de potência. O mundo dos urbanos cresce a cada dia e os ambientalistas de plantão agradecem. Ocidentais diriam: are baba, tic? O caminho das Índias está sendo trilhado de forma inversa e eu não vejo solução melhor.

BMW Vision. Futuro visionário

Performance de M3 com consumo de quatro motores híbridos. Quem poderia dizer isso do Vision EfficienteDynamics? pouca gente. Sendo um conceito puro e duro, por desgraça, muito é nosso medo de que não chegará aos concessionários da marca, afinal seu sistema de propulsão está sendo desenvolvido dia a dia e demorará a ser integrado total ou parcialmente nos BMW do futuro, começando por seu pequeno motor de três cilindros, 1,5 litro e 163 cv de potência. Semanas e mais semanas de especulação e tudo chegou ao fim. As fotos e detalhes do novo automóvel híbrido da marca bávara foram revelados e poderá ser visto de perto a partir de 17 de setembro, no Frankfurt Motor Show, Alemanha.
Será um dos destaques dos avanços tecnológicos da hélice branca e azul. Possui um sistema híbrido plug-in, com motor térmico de grande eficiência e dois elétricos cujas baterias podem ser recarregadas a partir de uma tomada de força. Sua performance é comparada a um M3 (250 km/h limitados eletronicamente e precisa somente de 4,8 segundos para ir de 0 a 100km/h). seu consumo é extraordinário, cerca de 3,76 litros a cada 100 km, usando um ciclo combinado de motor. Seu motor a explosão, um bloco de 1,5 litro, exatamente a metade do 3,0 litros usado no modelo 335d, gera 163 cv de potência e 290 Nm de torque. Números nunca conseguidos em se tratando de um veículo puramente esportivo. A tristeza fica por conta da chegada ou não do modelo aos concessionários da marca. O tempo e a necessidade vão dizer sobre o andamento do projeto. A BMW não faz nada sem razão. Ou melhor, alemão não faz nada que não seja aproveitado. Não será desta vez.

Hummer HX Concept. A vida continua

sábado, 29 de agosto de 2009

Lamborghini SuperVeloce. V12 e 650 cv

É uma nova versão da Lamborghini Murciélago, que estará à venda em princípios de 2010. Terá motor V12 de 6,5 litros e 670 cv de potência. Será o segundo modelo da linha Murciélago, com um peso significativamente menor. O SuperVeloce acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e sua velocidade máxima pode variar entre 337 e 342 km/h.

Agile flagrado na Carvalho Pinto

O flagrante foi do ilustre visitante Alexandre Malzoni, da Unique Motors, quando rodava pela Rodovia Carvalho Pinto, "trombou" com o Chevrolet Agile em pleno teste de estrada. O novo veículo da General Motors será lançado no último trimestre de 2009 e é um dos "filhos" do projeto Viva da empresa. Os testes estão em fase final e a GM está botando uma fé enorme no novo carro. Aqui, o agradecimento ao amigo Alexandre, que com muita perícia e agilidade fotografou o Agile disfarçado.

SLR Stirling Moss. Justa homenagem

O Mercedes-Benz SLR Stirling Moss é um veículo sem teto e párabrisas. Começou a ser vendido em 2009, contando com uma produção de 75 unidades. O preço da “barata” foi estimado em 750.000 euros (lá), sem impostos. Motor V8 sobrealimentado de 5.4 litros e 650 cv de potência, o mesmo que equipa o SLR McLaren 722 Roadster. Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e pode chegar a velocidade máxima de 350 km/h. O resto, as fotos dizem o que significa a série Stirling Moss, homenagem justa a um grande piloto, que teve oportunidade de acelerar as famosas "Flechas de Prata", como mostra a foto.

Mission One, a bike elétrica

Futurista porém, real. Bonita até certo ponto e sem muito apelo de venda. A empresa Technology Entertainment and Design (TED), responsável pela Mission Motors apresenta a Mission One, rompendo a tendência das poucas motocicletas esportivas que existem atualmente no mercado. Desenho atrativo e um rendimento mais aceitável. Sua estrutura de propulsão é novidade. Em sua lista de componentes se encontra umaz bateria de íon-lítio, com tecnologia própria da Mission e um motor elétrico trifásico capaz de produzir 136 Nm de torque, bom número para se começar a acelerar. A transmissão é composta de uma marcha e é capaz de acelerar até 240 km/h, com autonomia de cerca de 240 km com uma só carga.

Viscaya Toyota recebe certificado TSM

Oferecer aos seus clientes a melhor experiência de compra, de propriedade e de pós-venda do veículo. É com esta visão que a Toyota vem se tornando a montadora de veículos de maior sucesso e respeito em vários mercados do mundo. E, para capacitar sua rede de concessionárias, a empresa criou o programa TSM (Marketing de Serviço ao Cliente Toyota). A Viscaya Toyota, de Ribeirão Preto (SP), é uma das concessionárias da marca a receber o certificado TSM. Trata-se de um programa de certificação de melhoria contínua das operações de pós-venda dos distribuidores, que tem por objetivo reforçar os fundamentos dos negócios e aumentar a satisfação e a retenção dos clientes. “Nosso objetivo é obter sempre a satisfação total do cliente, quando estes necessitam de qualquer tipo de serviço dos concessionários da rede. Os serviços da Toyota devem observar a mesma excelência dos produtos Toyota”, afirma Luiz Carlos de Sousa, gerente de Operações de Campo de Pós-venda da Toyota do Bra sil. A cerimônia de entrega acontece na próxima terça-feira, dia 1º de setembro, às 19h, na sede da concessionária, em Ribeirão Preto. “É com muito orgulho e satisfação que a Toyota concede mais um certificado TSM. Este reconhecimento demonstra que mais um de nossos parceiros de negócios está no rumo certo para atingir a excelência no atendimento aos nossos clientes, ao mesmo tempo em que é impulsionado à prática da melhoria contínua dia após dia”, completa Sousa. A Viscaya Toyota é uma concessionária do Grupo Eurobike e completa em 2009 dois anos de muito sucesso em Ribeirão Preto e região. São Paulo é maior mercado da mercado da Toyota no Brasil. Em 2008, as vendas no estado representaram 33,12% das 80.844 unidades vendidas da marca. No país, a Toyota detém atualmente 2,9% do mercado nacional de automóveis (de janeiro a julho de 2009). Em Ribeirão Preto, as vendas da Toyota chegaram a 945 veículos em 2008, um aumento de 42,7% com relação a 2007. Nos sete primeiros meses deste ano, já foram comercializados 487 unidades de Corola, Hilux e SW4 contra 413 vendidos de janeiro a julho de 2008, um crescimento de 18%.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Mini Crossover Concept. Pequeno notável

Jeep Grand Cherokee 2010. Alinhado

Spark 2010 será lançado na Europa

O Chevrolet Spark é um utilitário pequeno com carroceria de cinco portas e que estará à venda na Europa no começo de 2010. É muito encontrado pelos lados do Uruguai e conta com motores de 1.0 litro de 67 cv e 1.2 litro de 79 cv, ambos aspirados e movidos a gasolina e equipados com caixa de câmbio de cinco marchas.

Audi apresenta o S5 Sportback

A Audi apresentará no Frankfurt Motor Show, Alemanha, a partir de 17 de setembro, seu modelo S5 Sportback, equipado com motor V6 sobrealimentado por um compressor, o mesmo que equipa o S4, com 333 cv de potência e há quem diga que seu ronco não ficará devendo nada ao do V8 do S5 "normal". Mais um convidado ilustre na festa que promete ser das melhores, honrando a fama de melhor salão do automóvel do mundo.

O velho Lada Niva agora é M

A montadora russa Lada, que muitos conhecem e outros possuem produtos dela, apresentou no Salão do Automóvel de Moscou, uma ligeira atualização do veteraníssimo Niva 4x4, denominada Niva M. As vendas do modelo começam mês que vem e o que se percebe é uma sensível melhora na fabricação do intrépido Niva. Entre as modificações, são destaques os espelhos retrovisores com novo desenho, parachoques modificados, assentos melhorados, climatização mais potente, instrumentos atualizados no painel e opção de assentos com aquecimento. O motor, continua o mesmo, 1.7i de 80 cv de potência e que oferece nada além do que ele pode. O sistema de tração é o mesmo e que cumpre o prometido.