quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Yamaha XJ6 Diversion F 2010

VW Polo Dragster, 1032 cv em sua primeira geração

Hyundai Veloster em testes na neve. Pequeno 2+2 que chega em 2011

Kia Borrego: o poder de surpreender

Kawasaki 500 H1 Mach III: 40 anos

House of Thunder Harley-Davidson Rocker. Customização apurada

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Geely manterá a independência da Volvo

Escape Akrapovic para a BMW 1200 RT

Bugatti Renaissance Design Concept. Veyron reinventado

ZF formaliza intenção de construir parque industrial

Depois de reestruturar suas operações em Sorocaba, lançar novos produtos e ganhar novos negócios e clientes, o mais novo passo da ZF na América do Sul é o estudo da criação de um parque industrial na cidade de Lages, em Santa Catarina, em parceria com o governo municipal, o governo do Estado e a Universidade Federal de Santa Catarina. O conceito do possível parque industrial da ZF prevê a montagem da operação em conjunto com fornecedores-chave que compartilharão serviços básicos e terão logística integrada permitindo grande agilidade e menores custos para atender a demanda do mercado. Nessa operação a ZF planeja colocar a produção de novos produtos a serem lançados, necessidades futuras de ampliação de capacidade, assim como a eventual transferência de um ou outro componente hoje em produção em Sorocaba. O empreendimento - se confirmada a sua construção - terá três fases, investimento por parte da ZF e de seus fornecedores da ordem de R$100 milhões, gerará pelo menos 350 novos empregos diretos e indiretos e terá faturamento de R$150 milhões anuais, podendo chegar a R$ 400 milhões anuais, dependendo do desenvolvimento de mercado e de novos negócios. A primeira fase teria inicio de produção já em 2011. Está prevista também a criação de um Centro de Competência Tecnológica em parceria com o governo e a Universidade Federal de Santa Catarina, que terá equipamentos que permitirão a pesquisa e o desenvolvimento de produtos. Anexo ao parque industrial da ZF o governo prevê a construção de um autódromo que poderá ser utilizado pela ZF como pista de provas para os novos desenvolvimentos. O Estado de Santa Catarina e a cidade de Lages foram escolhidas pela sua localização estratégica para atender vários clientes da ZF, condições de acesso logístico a várias regiões, mão de obra qualificada e a excelente receptividade do governo local que se concretizou em varias parcerias. Para formalizar a intenção de desenvolvimento do parque industrial foram assinados no dia 29 de dezembro protocolos com o governo do Estado de Santa Catarina e com o governo municipal da cidade de Lages.

Toyota apresenta no Japão o Corolla Rumion 2010

VW inicia produção da picape Amarock na Argentina

Mogi-Bertioga será liberada no próximo dia 31

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) irá liberar o tráfego de veículos na rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) para as festas de final de ano. À partir das 6 horas na próxima quinta-feira (31/12), será implantada a Operação Descida (sentido Mogi-Bertiga) na pista, o que garantirá o acesso do motoristas ao litoral. A Operação Descida será realizada até o meio dia de sexta-feira (01/01). A partir das 14 horas, será executada a Operação Subida (sentido Bertioga-Mogi) na SP-98. Esta operação ocorrerá até às 9 horas do dia 04/01. As medidas valem para veículos de passeio, vans e ônibus. A restrição ao tráfego na SP-98 continuará a valer para caminhões. A decisão sobre a implantação das Operações Descida e Subida na SP-98 foi tomada pelo secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, que esteve pessoalmente na rodovia na manhã desta terça-feira (29) vistoriando as obras na rodovia. Uma base provisória da Polícia Militar Rodoviária será implantada no quilômetro 89 da Mogi-Bertioga – área que foi recuperada após ser atingida por deslizamentos no último dia 08. No mesmo local, técnicos do DER e da empresa Falcão Bauer farão monitoramento constante da região. No próximo dia 04/01 uma nova análise da rodovia será realizada.

Alta Roda nº 557 — Fernando Calmon — 29/12/09

  DISTRAÇÃO AO VOLANTE  
Entre as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, atualmente em discussão na Câmara dos Deputados, está a escalada na punição a quem dirige falando ao celular. Das comissões emergiu a proposta de enquadrar a falta como gravíssima (hoje, média), igualando-a a transgressões severas, a exemplo de ultrapassagem perigosa e disputar corridas clandestinas. O potencial de distração de segurar um telefone e dirigir certamente existe. Por outro lado, graças os sistemas de viva-voz a lei torna-se letra-morta, quanto à fiscalização, embora permaneçam teses de que a conversação telefônica implica os mesmos riscos de dirigir alcoolizado. De fato, alguns estudos tentam demonstrar esse exagero, porém na prática a maioria dos países trata o tema com cautela. Nos EUA, onde a frota registrada está em torno de 250 milhões de unidades (oito vezes maior que a brasileira), motoristas falam milhões de minutos ao celular todos os dias. Alguns pesquisadores alegam que o órgão encarregado da segurança de tráfego esconde relatórios sobre o problema, o que parece sem sentido. Entretanto, somente no início de 2009 uma lei nacional proibiu escrever textos ao celular, enquanto se está ao volante. Esse hábito, de fato, traz um risco bem maior, mas ninguém teve pressa em criar a restrição. Alguns estados americanos só permitem que se fale ao telefone por meio de viva-voz (mãos livres). A maioria permanece indiferente. Contudo, distração ao volante tem merecido estudos aprofundados da indústria automobilística. Há várias situações de risco de acidente ou de seu agravamento. Mudar a estação do rádio, acender um cigarro (inclusive fumar), conversar ou discutir com outras pessoas, comer ou beber, desviar o olhar da estrada para orientação, discar um número telefônico ou selecionar música de tocadores digitais são algumas situações. No Laboratório de Distrações montado pela Ford, nos EUA, simuladores de última geração monitoram e analisam comportamentos ao volante. Óculos com pequenos mostradores de LCD são capazes de registrar perfeitamente o tempo de oclusão, ou seja, o intervalo em que os olhos se mantêm desviados de uma estrada virtual para consultar uma tela de navegador, celular ou tocador de música. Se 85% ou mais das pessoas submetidas ao teste conseguem completar a consulta ou tarefa, dentro do limite de tempo considerado seguro, o dispositivo é aprovado. Caso contrário, programa-se para que a tela se apague, enquanto o carro está em movimento. O teste com óculos de oclusão mostrou-se mais rápido e eficiente do que outros métodos de avaliação. Dessa forma foi possível desenvolver softwares de reconhecimento de voz muito eficientes – independentemente do modo de falar e do sotaque regional. Eles permitem comandos vocais para mudar a estação de rádio ou faixa de CD, controlar o ar-condicionado, selecionar rota no navegador de bordo ou discar número. Tudo isso sem tirar os olhos do caminho ou afastar as mãos do volante. Pesquisas também apontaram que jovens – entre 16 e 18 anos, principalmente – são os que menos percebem os riscos de ler ou digitar mensagens ou números, enquanto dirigem, e mais resistem a mudanças.   RODA VIVA   AINDA é embrionária a ideia de substituir a cilindrada por índice de consumo ou emissões no cálculo do IPI. A coluna indagou Jaime Ardila, presidente da GMB: "Cilindrada não deveria ser critério para as alíquotas. Um único percentual (menor) sobre todos os carros e taxação seletiva sobre combustíveis levaria os fabricantes a melhorar os motores de forma rápida." PRESIDENTE da Renault, Jean-Michel Jalinier, disse que se o critério para o IPI fosse consumo de combustível ou mesmo emissões de CO2 não haveria problemas. "Na Europa a legislação caminha para tornar o CO2 fator decisivo para taxação dos automóveis. Lá os fabricantes estão se adaptando e poderíamos trabalhar aqui com esse ou qualquer outro parâmetro." SISTEMA Dualogic de automatização da caixa de câmbio manual, na linha Palio, mostrou bom avanço. Ao avaliar o Palio ELX 1,8 l, nota-se nível de hesitação ou demora na troca de marchas bem menor do que no Linea ou no Stilo. É equivalente ao I-Motion, da VW, que usa o mesmo sistema da Marelli. Em manobras lentas, porém, controlar o acelerador continua ruim. VOLVO caiu nas mãos dos chineses da Geely. Ford vendeu o controle por um terço do que pagou aos suecos há 10 anos. Os americanos receberão apenas US$ 2 bilhões pelas ações, mas estanca o prejuízo e se livra dos investimentos que a marca exigiria. Quanto à Saab, outra sueca, a GM deve encerrar as operações – sempre deficitária – definitivamente. DURANTE apresentação prévia da picape média argentina VW Amarok surgiu uma brincadeira. Pronúncia em inglês do nome assemelha-se a "I am a rock", traduzindo, "Sou uma rocha". Amarok significa lobo para uma tribo de esquimós. A fábrica não ficou aflita. Desde o início, o projeto se chamava "Robust", em alusão a uma picape parruda. ____________________________________ fernando@calmon.jor.br

No frio, nem o Ministro Lobão faz o MINI E manter sua autonomia

Mitsubishi fabricará o Montero Sport no Brasil

Audi confirma o Q5 híbrido para 2011

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ducati GP 10 para 2010 está pronta e sendo testada por Nicky Hayden

Arai 2010: RX-7 GP Edwards e RX-7 Haga Phillip Island réplicas

Prova de frenagem do Mercedes-Benz SLS

GM revisará mais de 22 mil Corvette com tetos Targa "voadores"

Suzuki apresentará no Salão de Nova Delhi, o R3 Concept

Índice de acidentes cai 20% no feriado de Natal

O índice de acidentes nas estradas paulistas caiu 20% neste feriado de Natal em comparação ao feriado do ano anterior. O índice de acidentes (IA) do último feriado foi de 0,62, contra 0,77 em 2008. O índice de vítimas fatais, nos 22 mil km de estradas estaduais, registrou uma diminuição de 2,75 para 2,56, de uma operação para outra, uma queda de 7%. O índice de vítimas feridas diminuiu de 47 para 40, de um ano para o outro, uma queda de 14%. Neste feriado, em números absolutos: foram 924 acidentes, 38 mortos e 594 feridos. Para esclarecer melhor, o índice de acidentes (IA) não é o número absoluto de acidentes nas estradas. Ele é calculado levando-se em consideração, além dos dados quantitativos, a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. Essa metodologia, que começou a ser discutida no Brasil na década de 1970, é necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta, já que há vários fatores que determinam se o final de semana foi mais ou menos violento. No caso do feriado de Natal, o índice é útil para que se possa fazer uma comparação entre 2008, quando o feriado foi na quinta, e 2009, quando o feriado foi na sexta. Reforço nos recursos operacionais e fiscalização mais rigorosa Várias medidas para manter as estradas seguras foram realizadas pelo DER, Polícia Rodoviária Estadual, Dersa e concessionárias no Natal. O esforço mútuo do Departamento de Estradas de Rodagem - DER, Dersa Desenvolvimento Rodoviário, das concessionárias de estradas, que envolveu 2.200 profissionais, além de 4 mil homens do Policiamento Rodoviário, órgão especializado da Polícia Militar do Estado, foi primordial para o sucesso da Operação. Esses tiveram ainda o apoio de outros órgãos da Polícia Militar, incluindo as unidades de policiamento de área da região de São José dos Campos e de Santos, os Comandos de Policiamento da Capital e Metropolitano, o 1º Batalhão de Polícia de Choque (ROTA - Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), o 2º Batalhão de Polícia de Choque e o Grupamento de Radiopatrulha Aérea, além dos batalhões que atuam nas cidades às margens das rodovias. Em relação à fiscalização por parte dos policiais militares rodoviários nas estradas paulistas, houve intensificação no controle rígido de alcoolemia, de velocidade e na fiscalização de motocicletas, além de outros enfoques abrangidos durante a abordagem de veículos e motoristas. Foram lavradas 12.417 autuações por infrações de trânsito diversas em todo o Estado, sendo apreendidos 686 veículos, 261 carteiras de habilitação e 1.856 documentos de veículos por irregularidades. Quanto às questões de controle de alcoolemia, foram registrados 36 casos de embriaguez contra 57 de 2008, uma redução de 37% em relação ao Natal passado, destacando que a operação deste ano teve um dia a menos. Já no aspecto da prevenção e repressão criminal, 16 criminosos foram presos em flagrante, 09 procurados foram capturados e 05 veículos foram recuperados.

Honda e sua rede de concessionárias treinam mais de 50 mil motociclistas em 2009

Em 2009, os Centros Educacionais de Trânsito Honda (CETH), localizados em Indaiatuba (SP) e Recife (PE), e os Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias (CETCs), distribuídos por todo o País, superaram suas metas e treinaram mais de 50 mil motociclistas. Os cursos foram oferecidos a profissionais de órgãos públicos, como policiais e bombeiros, empresas privadas e membros da sociedade em geral, como colaboradores da própria Moto Honda, clientes e representantes da imprensa especializada. Houve ainda treinamentos voltados especificamente à formação de novos instrutores que, após a conclusão do módulo, são responsáveis pela difusão dos conhecimentos a outros motociclistas. Os treinamentos oferecidos pela Honda e por sua rede de concessionárias têm como objetivo aprimorar a habilidade de pilotagem do motociclista, para que ele possa enfrentar com desenvoltura diversas situações que ocorrem em seu dia a dia. Também é abordada a importância dos equipamentos de segurança, tanto para profissionais que utilizam a motocicleta em sua rotina de trabalho diária quanto para os cidadãos que fazem uso do veículo em seu dia a dia, para locomoção. Os cursos promovidos pelos CETHs em 2009 aconteceram não apenas nas dependências das unidades. Foram levados para mais perto dos motociclistas, com o oferecimento de palestras educativas aos visitantes do Salão Duas Rodas 2009 (de 7 a 12 de outubro) e aos motociclistas profissionais participantes do Moto Check-Up (evento promovido diversas vezes ao ano pela Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares). Os treinamentos ministrados são divididos em uma parte teórica e outra prática. Na primeira, são abordados temas como características e comandos da motocicleta, inspeção preventiva, equipamentos de proteção, postura básica, estratégias de condução e pilotagem no trânsito, entre outros. Na aula prática são aplicados exercícios em pista utilizando as técnicas ensinadas em sala de aula, como as de frenagem e de comportamento em curvas. Acompanhando o exemplo da empresa, sua rede de concessionárias de motocicletas possui centros de treinamento com estrutura semelhante à oferecida pelos CETHs. Atualmente existem mais de 72 em plena atividade, promovendo orientações sobre pilotagem segura aos clientes e cursos gratuitos à população. Desde 1998, quando o CETH iniciou suas atividades em Indaiatuba, complementadas pela unidade de Recife em 2006, já foram treinadas pelos instrutores dessas unidades 123.345 pessoas. Este trabalho contínuo reforça a filosofia mundial da empresa, que oferece não apenas produtos de qualidade, mas também garante aos seus usuários condições para usufruí-los com conforto e segurança.

Chrysler 500: projeto ítalo-americano