terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Audi Brasil registra crescimento de 42% em 2009

Em 2009, a Audi Brasil registrou crescimento de 42% em relação às vendas alcançadas em 2008. O desempenho marcante deve-se principalmente à agressiva estratégia de lançamentos adotada pela montadora alemã, ampliando de forma significativa o seu portfólio de produtos no País. O objetivo da companhia, que era comercializar 2 mil unidades em 2009, foi superado e a Audi encerrou o ano emplacando 2 027 veículos contra 1 427 em 2008. Entre os lançamentos realizados pela marca em 2009, estão os modelos: Audi Q5, Audi A6 e os esportivos Audi TTS Coupé, Audi TTS Roadster e Audi S3. Além destes, a montadora passou a comercializar no mês passado o R8 V10, de R$ 696.500,00, o superesportivo que já se transformou em um ícone da indústria automobilística. E também apresentou à imprensa o sedã RS6, de 580 cavalos de potência máxima, que chega no mercado neste final do mês de janeiro também na versão avant (station). O ritmo de lançamentos foi tão intenso que, no segundo semestre do ano, a companhia chegou a anunciar um modelo diferente a cada 45 dias em média – freqüência inédita no mercado. “Os modelos recém lançados são específicos para atenderem diferentes públicos e contam com a sofisticação, a esportividade e a progressividade características da marca Audi, desenvolvidas ao longo de cem anos de história da marca”, afirma Leandro Radomile, diretor comercial da Audi Brasil. Considerado um dos mais interessantes anos da Audi Brasil, 2009 também foi marcado pela conquista de premiações importantes no segmento automotivo. A Audi levou todos os prêmios a que concorreu na tradicional premiação da revista Autoesporte: Carro Premium do Ano - com o modelo Audi A5; Utilitário Premium do Ano – com o SUV Audi Q5; Motor do Ano acima de 2.0 – por meio do modelo Audi V6 3.0 Compressor. Outra importante publicação nacional que reconheceu os esforços da Audi foi a revista Info Exame, que considerou o modelo Audi Q5 como o carro com mais tecnologia entre os veículos apresentados em reportagem especial pela revista em 2009. “Estes prêmios reafirmam o compromisso da marca de estar na vanguarda tecnológica”, reforça Radomile. Para 2010, os planos da montadora são ambiciosos. Manter o ritmo intenso de lançamentos e crescer 25% na comparação com 2009. Uma das apostas da montadora para promover esse crescimento é ampliar o relacionamento da marca com seu público. Para isso, a Audi lançou no final de 2009 seu novo site tendo a interatividade como uma das principais características. A principal ferramenta do site é a Audiesfera - projeto inédito na montadora que agrega, em uma única página, diferentes informações e conteúdo digital alimentadas por vários canais de comunicação, dentre eles: portais de notícias; redes sociais, como Twitter e Facebook; vídeos do Youtube; e o conteúdo da revista Audi Magazine em tempo real. A Audiesfera pode ainda ser personalizada de acordo com perfil de cada usuário que escolhe quais janelas quer adicionar ou remover. No novo site, dinâmico e sofisticado, o internauta também tem acesso a todos os modelos do portfólio da marca, tecnologias, especificações, itens de série e opcionais oferecidos em cada um deles, de maneira interativa com utilização de recursos como animações em 3D e vídeos. Outra vantagem do portal é a busca do modelo adequado às necessidades de cada usuário. O site disponibiliza um seletor de preço que mostra ao futuro proprietário, todos os modelos que podem ser adquiridos em uma determinada faixa de valores. Outra ferramenta é o glossário de A a Z, que contém todas as informações técnicas da marca em formato de texto ou vídeo. Para gerenciar a comunicação entre os amantes da marca, a Audi criou ainda um personagem interativo, chamado Guto Klein. Quem dá vida ao personagem é o jornalista Valmir Júnior que é responsável por receber, filtrar e selecionar as informações, validando sua importância dentro do universo Audi e publicando o conteúdo no Audiesfera. Guto Klein também interage em redes sociais, identificando fãs da marca e casos de insatisfação, e estabelecendo um contato direto com a central de relacionamentos da montadora. “A presença da Audi no mundo digital mostra o interesse em conhecer cada vez mais a opinião e os desejos dos consumidores”, afirma Leandro Radomile.

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