A Honeywell Turbo Technologies comemora o êxito do programa de desenvolvimento do turbo Garrett (modelo GT2259S) para o motor da Fiat Powertrain Technologies NEF-4, que equipa o novo caminhão Iveco Vertis, cuja produção tem início neste mês (fevereiro) na fábrica da empresa, em Sete Lagoas, MG. O gerente de engenharia da empresa, Christian Streck, esclareceu que o programa foi cumprido nos laboratórios da Honeywell, em Guarulhos, São Paulo, com suporte de outros centros de engenharia da empresa, no exterior.
De acordo com Streck, o desenvolvimento do turbo Garrett para o Iveco Vertis envolveu a adequação do produto às características do veículo e à sua utilização no mercado brasileiro. “As condições de operação do veículo no Brasil são diferentes das europeias, em termos de topografia, tipo de pavimentação, variação de qualidade do combustível, volume de carga transportada e até na forma de condução dos motoristas, entre outros fatores”, explicou.
Streck informou, também, que as aplicações brasileiras exigem maior robustez, o que levou a Honeywell a utilizar materiais diferentes, com maior resistência mecânica e mais adequados a utilizações severas. O projeto envolveu, igualmente, um novo conjunto rotativo (eixo e rotores), carcaça do compressor e outros componentes, para atender às especificações de durabilidade e confiabilidade requeridas pela FPT Powertrain, além de desempenho, dirigibilidade, economia de combustível e baixo nível de emissão de gases e de ruído.
“As características brasileiras exigem do motorista acelerações e reduções de marchas com maior frequência, com anda-para semelhante ao do ônibus, especialmente no tráfego urbano, além de outras diferenças em relação à Europa. Naturalmente, essas condições peculiares do Brasil exigem um projeto que ofereça ao cliente um produto absolutamente compatível com as condições de mercado”, acrescentou Streck.
Na opinião de Streck, o projeto representou uma importante referência para a engenharia da Honewyell, apta a atender a qualquer exigência dos clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário