quarta-feira, 31 de março de 2010

Honeywell fornecerá turbos para 70% da produção de veículos comerciais a diesel

A Honeywell Transportation Systems anunciou que será a responsável pelo fornecimento de 70% dos motores do segmento de veículos comerciais leves produzidos pela indústria automobilística dos Estados Unidos a partir do ano que vem. Para esse projeto, aliado ao programa norte-americano de redução de consumo de combustível e de emissão de gases poluentes, a Honeywell desenvolveu um novo sistema de sobrealimentação Garrett para o motor Ford Power Stroke 6,7 litros dos modelos F-250 e F-350 voltados para aplicações severas. Além da Ford, a Honeywell também ampliará o seu volume de fornecimento de turbos para os motores a diesel dos veículos comerciais da General Motors. O novo motor Ford Power Stroke, com 6,7 litros, será alimentado por um turbo VNT Dual Boost com rotores de geometria variável e duplo compressor montado sobre o mesmo eixo. Essa configuração permite rápido enchimento das câmaras de combustão e, além de ampliar o desempenho em qualquer regime de rotação, reduz o consumo de gasolina e a emissão de gases poluentes. Outro recurso adotado pela Honeywell no novo turbo Dual Boost é o sistema EGR (recirculação dos gases de escapamento) que reconduz parte dos gases da exaustão ao coletor de admissão e, pela redução da temperatura de combustão, limita a emissão de poluentes, especialmente o NOx (dióxido de nitrogênio) que, ao reagir com a luz solar, produz uma névoa fotoquímica. O presidente e CEO da Honeywell Transportation Systems, Alex Ismail, informou que a parceria com a Ford para a introdução da nova tecnologia Dual Boost no motor Power Stroke demonstra a habilidade da engenharia da empresa em desenvolver soluções de turboalimentação customizada para os mais diferentes tipos de aplicação. Acrescentou também que a Honeywell fornece sistema de sobrealimentação de geometria variável para a General Motors desde 2003, quando desenvolveu um turbo Garrett para a família de motores Duramax, mantido em permanente processo de desenvolvimento. De acordo com Ismail, os novos modelos de turbos para os motores Duramax proporcionam 18% de acréscimo de potência e, basicamente, o mesmo percentual em economia de combustível e de emissão de gases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário