segunda-feira, 12 de abril de 2010

De olho em 2012, Alcoa quer aumentar participação de rodas forjadas de alumínio

A Copa do Mundo e as Olimpíadas já estão na pauta de negócios de boa parte das empresas há algum tempo, em virtude do gigantesco volume de recursos que esses eventos movimentarão. Já a Euro 5, norma europeia que limita a emissão dos gases causadores do efeito estufa em veículos automotores, ainda não tem muita repercussão no Brasil, mas está em vigor na Europa desde 1º de setembro de 2009 e prevista para ser regulamentada por aqui em 2012. "Esse limite de emissão demandará obrigatoriamente uma redução de peso do veículo. Acreditamos que essa resolução poderá aumentar ainda mais a nossa presença no mercado de rodas para veículos pesados", observa Eduardo Lacerda, superintendente da Divisão de Rodas Forjadas de alumínio da Alcoa na América do Sul. Desde que a Alcoa decidiu importar rodas forjadas de suas unidades em outros países, há dez anos, sua participação no mercado de rodas para veículos pesados no Brasil não parou de crescer. "Saímos de um índice de penetração no mercado de 3% em 2004 e chegamos a 7,5% em 2007. No ano passado atingimos a marca de 12%, uma prova de que os consumidores perceberam rapidamente os benefícios das rodas forjadas de alumínio Alcoa", destaca Lacerda, referindo-se à leveza, resistência, economia de combustível e outros atributos das rodas forjadas de alumínio Alcoa. "Isso significa que hoje, a cada 100 veículos pesados novos, 12 são equipados com rodas forjadas Alcoa", completa Lacerda. Até 2012, o executivo pretende atingir 18% de participação no mercado de rodas para veículos pesados. A rápida aceitação do produto pelo consumidor é refletida imediatamente na planilha de vendas das rodas forjadas Alcoa. No ano passado, auge da crise econômica mundial, foram vendidas 2,3 mil unidades de rodas forjadas Alcoa no primeiro trimestre. No mesmo período deste ano, o crescimento foi surpreendente: foram comercializadas cerca de 10 mil unidades do produto, apontando para um crescimento de 335%. "A partir do segundo semestre de 2009 o mercado começou a demonstrar sinais de reação. Neste ano vários segmentos estão respondendo por este crescimento, mais uma prova do reconhecimento dos frotistas às vantagens de aquisição de um produto totalmente sustentável", comemora Lacerda. A área, que já consolidou acordos de distribuição no Brasil, vem expandindo os negócios. Na América do Sul a Divisão conta com 70 pontos de venda e com mais de 200 profissionais capacitados tecnicamente. No Brasil há 40 pontos de venda, em 14 estados, com mais de 100 profissionais treinados e constantemente reciclados. A rede brasileira de distribuição é formada atualmente pela Pneuac. "Os distribuidores que trabalham conosco estão alinhados às nossas estratégias, que incluem o comprometimento com práticas sustentáveis, com os Valores e a marca da Companhia e com a qualidade no atendimento aos clientes", afirma Lacerda. Segundo o executivo, o mercado está cada vez mais atento e conhecendo cada vez melhor os benefícios das rodas forjadas de alumínio Alcoa. "Oferecemos mais do que um produto. São soluções diferenciadas, que permitem redução de custo e têm entre as suas principais características segurança e durabilidade", diz. "O uso do alumínio no transporte é uma solução sustentável e bastante utilizada pela indústria automotiva. Além de sua beleza e do design inovador, o produto é total e continuamente reciclável", acrescenta. O menor peso das rodas forjadas de alumínio possibilita aumento da carga a ser transportada, permitindo economia de combustível e dos demais itens que compõem o sistema rodante (rodas, pneus etc.). Outras características positivas são o menor custo de manutenção dessas rodas, aumento da vida útil dos pneus e, sobretudo, a maior segurança dos usuários e da carga. Benefícios que os países desenvolvidos da Europa e Estados Unidos já perceberam.

2 comentários:

  1. querem aumentar as vendas mais tem que aumentar ponto de venda

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  2. querem aumentar as vendas mais tem que aumentar ponto de venda

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